Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes - ANFAJE
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Automatização e digitalização: comboio autónomo na unidade de produção da Roto em Leinfelden-Echterdingen

Roto integra um projeto de referência na sua logística interna

06/02/2024

A automatização da produção deve implicar a todo o momento melhorias concretas para a empresa e para os seus clientes. Neste sentido, a Roto Frank Fenster- und Türtechnologie GmbH (Roto FTT) informa sobre um novo projeto concluído no seu centro de produção, em Leinfelden-Echterdingen, na Alemanha. Desde outubro passado, um comboio exterior elétrico sem condutor transporta de forma totalmente automatizada toda a produção desde o armazém intermédio através de toda a fábrica.

Este comboio descarrega as paletes transportadas, também de forma totalmente automatizada, no centro de serviços logísticos. A carga e descarga, e o transporte realizam-se de forma totalmente autónoma, sem intervenção manual.

Graças à utilização deste comboio exterior, o especialista mundial em ferragens e juntas cumpre uma vez mais o seu objetivo de aplicar tecnologias inovadoras como pioneiro do setor de ferragens para a construção. Outras empresas industriais da zona de Estugarda, que vieram ver o funcionamento do sistema na Roto, também mostraram grande interesse neste procedimento.

A Roto FTT automatizou a logística interna na sua unidade de produção de Leinfelden-Echterdingen...

A Roto FTT automatizou a logística interna na sua unidade de produção de Leinfelden-Echterdingen, adicionando um comboio exterior sem condutor aos seus diferentes sistemas de transporte sem condutor nos pavilhões de produção. Este comboio elétrico transporta de forma totalmente automatizada toda a produção desde o armazém intermédio de produção até à zona de expedição.

Organização ideal do fluxo de materiais

O projeto faz parte da Estratégia Logística 2025 da Roto FTT, aprovada em 2019 e a partir da qual foram definidos diferentes modelos centrados na automatização e na digitalização. Em resultado disso, desde o final de 2020 que têm vindo a ser implantados sistemas de transporte sem condutor, que funcionam com caixas vazias nos espaços interiores da fábrica e levam as caixas cheias das linhas de montagem para o armazém intermédio. Stefan Duge, diretor do projeto de logística interna, em Leinfelden, resume a vantagem de ambos os sistemas de transporte: “Graças a este projeto recentemente implementado, temos contamos com uma ótima organização de boa parte dos fluxos internos de material. Ambos os sistemas de transporte permitem uma elevadíssima flexibilidade e um fluxo contínuo de material no que diz respeito à nossa produção e logística interna”.

Disponibilidade mais rápida para o cliente

A maior rapidez na disponibilidade da mercadoria representa um valor acrescentado para o cliente. Duge descreve as implicações: “Ambos os sistemas podem ser utilizados independentemente do número de turnos. Isto significa que reduzimos os nossos tempos, mantendo em qualquer momento o transporte de material e peças 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusivamente durante picos de produção ou períodos de férias. Em resumo, o nosso produto acabado chega mais rapidamente à zona de expedição, pelo que se agiliza a disponibilidade para os nossos clientes”.

De igual modo, geram-se outras vantagens na entrega, que embora sejam parcialmente habituais em sistemas interiores, em sistemas ao ar livre constituem uma exceção. O comboio exterior requer pouca manutenção, com uma única inspeção anual, para além de se poder utilizar em quase todas as condições meteorológicas e se poder conduzir manualmente, se necessário.

Segundo Stefan Duge, diretor do projeto de logística interna, em Leinfelden...

Segundo Stefan Duge, diretor do projeto de logística interna, em Leinfelden, uma das principais vantagens do comboio exterior sem condutor é a possibilidade de manter, em qualquer momento, o transporte de material e de peças na fábrica 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusivamente durante picos de produção ou períodos de férias.

Segurança fiável

A entrada em funcionamento do comboio exterior foi precedida de uma planificação intensiva que contou com o apoio da Neumaier Industry GmbH & Co. KG. Foi necessário determinar os volumes a transportar, as características exatas do veículo, a conceção técnica e ótica dos terminais de entrega e o modelo de segurança de vários níveis. Tanto a unidade de tração como os dois reboques estão equipados com scanners de segurança de 360° que identificam os obstáculos mais pequenos ou uma pessoa no itinerário e entre os elementos do comboio, parando imediatamente o veículo.

O comboio iluminado desloca-se pelo espaço da fábrica a uma velocidade máxima de 5 km/h. Conta com geonavegação integrada para manter exatamente o itinerário pré-determinado. Uma marcações no solo, sinais e pilaretes de limitação de velocidade guiam e “travam” o tráfego interno de camiões na fábrica, impedindo uma obstrução entre os diferentes veículos.

Tecnologia de rolos

Também foi ajustada com precisão a comunicação entre os sistemas de transporte, uma vez que o comboio exterior recolhe a mercadoria acabados do armazém intermédio, situado no mesmo pavilhão no qual se deslocam diferentes sistemas de transporte interior guiados à mão e o comboio interior autónomo. Para a carga e descarga é utilizada a tecnologia de rolos motorizados, consolidada no setor para o empilhamento de paletes. Neste sentido, ambos os reboques do comboio exterior estão equipados com rolos, com uma capacidade de duas paletes por trajeto.

Automatização e digitalização diversificada

O comboio exterior é mais um exemplo da aplicação sistemática da estratégia logística e, por conseguinte, de toda a iniciativa de automatização e digitalização da empresa. Embora o sistema não possa ser aplicado exatamente da mesma forma noutras fábricas, a Roto pretende “aplicar a experiência adquirida com este projeto a médio prazo noutras fábricas de produção”, de acordo com o diretor de produção, Dr. Stefan Thiemermann.

A lista de projetos de Indústria 4.0 em curso para produção é longa, incluindo a captura online de dados de maquinaria e instalações, a utilização de robôs colaborativos, a gestão digital de peças de substituição, a impressão 3D (fabrico aditivo) e a utilização de óculos de realidade mista (HoloLens). Thiemermann resume o objetivo e o benefício para o cliente de todos os projetos: “A automatização e a digitalização constituem pilares fundamentais da nossa estratégia de excelência operacional e visam o objetivo de proporcionar a máxima qualidade aos nossos clientes, garantindo um serviço de entrega fiável”.

Dr...

Dr. Stefan Thiemermann, diretor de produção da Roto FTT: “a automatização e a digitalização constituem pilares fundamentais da nossa estratégia de excelência operacional e visam o objetivo de proporcionar aos nossos clientes a máxima qualidade e um serviço de entrega fiável”.

REVISTAS

Siga-nosAssociação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes - ANFAJE

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    15/05/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    08/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial