AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

VELUXLab: o primeiro edifício nZEB de um campus universitário em Itália

Novoperfil12/02/2020
VELUXlab é um centro de investigação para o desenho de edifícios de alta eficiência e o primeiro edifício com um consumo de energia quase nulo (nZEB) construído dentro de um campus universitário, neste caso na Universidade Politécnica de Milão (UPM). Desde o ano passado, conta com uma nova cobertura ajardinada que foi construída com o sistema GreenRoof da Isopan.
Imagen
O centro de investigação VELUXLab é o primeiro edifício quase nulo construído num campus universitário em Itália (Classe A+, segundo o protocolo de certificação energética CENED) e a primeira “Active House” certificada em Itália com uma etiqueta “as-built” (desde a sua construção).

Desde a sua construção em 2011, o laboratório tem vindo a incorporar novas soluções construtivas para a sua posterior avaliação e análise. Desde há alguns meses que a sua cobertura de 105 m2 passou a ser instalada com painéis sanduíche com núcleo de poliuretano, melhorando o isolamento térmico do edifício, e ficou ainda mais “verde” ao ser adicionada em parte da sua superfície uma camada de substrato vegetal.

A nova cobertura verde de inclinação variável foi construída com o sistema GreenRoof da Isopan em 15 dias.

A solução construtiva é composta por 31 painéis isolantes de poliuretano ISODECK PVSteel que se caracterizam pelo colaminado de uma membrana de revestimento externo sintético impermeável com 40 mm de espessura da Renolit. Na maior parte desta cobertura foram aplicadas camadas de “Crasulácea sedum”, um tipo de plantas idóneas para a construção de coberturas extensivas.
Para a sua instalação, procedeu-se à soldadura de perfis metálicos de contenção à camada sintética colaminada aos painéis, para posteriormente colocar um sistema de recolha e drenagem de água da Daku e, finalmente, preencher com um substrato específico e vegetação autóctone.
Imagen

VELUXlab: centro de investigação em desenho de edifícios de alta eficiência

O projeto VELUXlab teve início em 2011, quando a empresa VELUX Itália decidiu construir um laboratório experimental na Universidade Politécnica de Milão.
O edifício foi totalmente remodelado por uma equipa da mesma universidade, dirigida pelo engenheiro e professor de desenho e inovação tecnológica da Faculdade de Engenharia da Construção e Arquitetura, Marco Imperadori. O centro converteu-se assim no protótipo de um edifício de alta eficiência energética e num exemplo real para estudar o desenvolvimento sustentável no desenho, gestão e manutenção dos edifícios do futuro.
Com este projeto consegue-se mostrar, também, a constante e cuidadosa atividade de investigação no desenho e redesenho de soluções para as áreas envolventes de edifícios de alta eficiência, incorporando também inovadoras características sensoriais e de automatização para as habitações.

Ficha técnica:

Projeto: Nova cobertura verde extensiva para VELUXlab.

Localização: Universidade Politécnica de Milão, Itália.

Equipa de desenho: Professor Marco Imperadori (engenheiro), professor Graziano Salvalai (engenheiro), Federica Brunone (engenheira) - Departamento ABC da Universidade Politécnica de Milão. Chiara Re Depaolini, Gianluca Crippa, Marco Bossi, estudantes de mestrado da Universidade Politécnica de Milão.

Empresas colaboradoras: VELUX Itália, Vanoncini S.p.A, Manni Group, ISOPAN, RENOLIT, DAKU, Knauf.

Soluções ISOPAN: 31 painéis de poliuretano ISODECK PVSteel e com sistema de cobertura verde extensiva GreenRoof.

Superfície de cobertura: 105 m2.

Fotografia: Marco Bossi e Simone Dadda

Mais informação: Isopan Ibérica. T. +34 977 52 45 46 - isopan@isopan.es

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial