Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Módulo hospitalar multifuncional com painéis ISOPAN

08/05/2020

Uma solução de emergência proposta por Manni Green Tech, a empresa especializada em construção industrializada da holding MANNI GROUP, que permitirá construir em 69 dias uma unidade modular de cuidados intensivos. Trata-se de uma aposta no processo de pré-fabricado industrializado para estruturas hospitalares, em que a fachada e o telhado são feitos com painéis sandwich da ISOPAN.

Imagen

O projeto de unidades hospitalares multifuncionais resulta da sinergia entre profissionais e empresas do setor da saúde, que disponibilizaram a sua própria experiência em prol de uma solução capaz de combinar ergonomia, segurança e funcionalidade dos espaços, com a exigência adicional de prazos de projeto e construção muito rígidos.

A unidade modular centra-se nos cuidados intensivos e responde às necessidades da emergência da Covid-19. No entanto, as suas características fazem com que seja adequada para várias aplicações no setor de saúde, expandindo o seu potencial a longo prazo.

A unidade modular é o resultado de um processo de projeto e pré-fabricado industrializado de estruturas hospitalares, que supera o desempenho de hospitais de campanha ou contentores de construção que se transformam em instalações sanitárias temporárias. Criada desde a fase de planeamento para incorporar todas as melhores práticas e normas específicas para o setor de saúde, a solução modular apresenta um design que otimiza o espaço, ao mesmo tempo que preserva a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde.

O módulo para 18 camas inclui 2 camas isoladas, 125 m2 de salas técnicas e 770 m2 de área operacional. A estrutura é entregue 90 % já pré-montada e não necessita de fundações, garantindo assim tempos de montagem bastante rápidos. O processo completo, desde o fabrico até ao funcionamento total, demora apenas 69 dias.

Tecnologia construtiva com painéis sándwich

O sistema foi criado com uma estrutura de suporte em aço que não precisa de fundações. Esta estrutura adapta-se perfeitamente aos sistemas de revestimento a seco: painéis sandwich isolantes por fora e paredes com acabamento em placas por dentro. Tudo isso para garantir a qualidade, durabilidade e rapidez de instalação.

Os painéis metálicos isolantes são uma solução que permite obter resultados personalizados e garantir um elevado desempenho de isolamento térmico, insonorização, estanqueidade e reação ao fogo, de acordo com as mais diversas necessidades. São leves, versáteis e fáceis de montar. De facto, é sabido que os materiais que compõem os sistemas a seco são leves para transportar, reduzem o desperdício de construção e podem ser reutilizados e reciclados.

Os painéis são acoplados a uma estrutura de aço, um material reciclável e antissísmico, fabricada pela empresa Manni Sipre.

Imagen

O design das instalações

As instalações foram projetadas para serem conectadas, única e exclusivamente, às redes elétrica, esgoto e água. Para cada módulo, existem duas unidades de controlo localizadas nas duas extremidades, que garantem a melhor distribuição, contendo as dimensões gerais das instalações nos módulos funcionais.

As unidades de controlo garantem a gestão do aquecimento e arrefecimento, a produção de água quente sanitária e os sistemas de tratamento do ar.

Cada módulo estrutural é projetado para ser independente do ponto de vista da instalação e é aplicado por um sistema de ar condicionado controlado por computador, capaz de gerir também a pressurização e despressurização de cada box e que ajuda a conter a propagação infeciosa.

Cada módulo estrutural dispõe de um sistema de OXIGÉNIO MEDICINAL de três gases (oxigénio, ar comprimido e vácuo), um equipamento de tomadas e possível suporte para cada cama.

Todos os sistemas foram criados de acordo com as normas hospitalares atuais, desde os sistemas elétricos até aos de prevenção de incêndios e hidro-sanitários.

REVISTAS

A-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosIndalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial