AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Revistas O Instalador e Novoperfil foram media partners da iniciativa

240 participantes assistiram à conferência ‘Passive House Para Todos 2020’

Redação Induglobal26/05/2020
Decorreu nos dias 19 e 20 de maio de 2020, por videoconferência (através da plataforma Zoom), a Conferência ‘Passive House Para Todos 2020’, com a organização da Associação Passivhaus Portugal e da Homegrid. Decorreram no total 4 sessões, 2 por dia, com apresentações de 8 oradores.

De acordo com a Passivhaus Portugal, as quatro sessões da conferência tiveram uma assistência média contínua de 150 participantes, tendo passado pela plataforma Zoom cerca de 240 participantes.

A conferência foi também transmitida ao vivo no Facebook, conseguindo perto de 2500 visualizações das sessões.

A Sessão 1 contou com as apresentações de Paulo Palha, presidente da Associação Nacional de Coberturas Verdes, e de Manuel Duarte Pinheiro, professor do IST e responsável do sistema LiderA. Paulo Palha refletiu acerca do futuro que queremos para as nossas cidades, relevando a importância das estruturas verdes nos ambientes urbanos e do seu contributo para a redução do efeito de ilha de calor.

Seguiu-se a apresentação de Manuel Duarte Pinheiro que apresentou os resultados iniciais de um estudo que estimou o valor de 800 milhões de euros de poupanças anuais na implementação da Passive House a nível nacional. A Sessão 1 contou com uma assistência média contínua de cerca de 170 participantes.

A Sessão 2 contou com as apresentações de Francisco Fernandes, director do Laboratório Regional de Engenharia Civil dos Açores - LREC, e de Márcio Dias Caleira, arquiteto e gestor de obra. Francisco Fernandes apresentou o caso de estudo de reabilitação passo-a-passo da sede do LREC, focando nas medidas de melhoria necessárias para que o edifício consiga alcançar o desempenho Passive House.

Sessão 2: momento de discussão
Sessão 2: momento de discussão.

Márcio Dias apresentou o projeto e a obra da Passive House certificada no Mindelo, refletindo acerca das particularidades da implementação dos princípios Passive House. A Sessão 2 contou com uma assistência média contínua de cerca de 150 participantes.

Já a Sessão 3 contou com as apresentações de Marta Panão, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e de Henrique Bonifácio, aluno de mestrado e monitor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Marta Panão apresentou o estudo sobre a aplicação do conceito de bateria térmica, realizado em conjunto com Guilherme Carrilho da Graça e Nuno Mateus, demonstrando o elevado potencial do edifício Passive House como bateria térmica e as vantagens da sua integração nas smart grids.

De seguida, Henrique Bonifácio, apresentou os primeiros resultados da simulação com EnergyPlus relativos ao desempenho do nZEBoffice+, o primeiro escritório Passive House em Portugal. Este trabalho está a ser desenvolvido com a orientação da professora Marta Panão. A Sessão 3 contou com uma assistência média contínua de cerca de 150 participantes.

Sessão 3: apresentação de Marta Panão
Sessão 3: apresentação de Marta Panão.

A Sessão 4 contou com as apresentações de Ricardo Pereira, da Deco Proteste, e de Daniel Sánchez Peinado, da Plataforma Edificación Passivhaus – PEP. Ricardo Pereira refletiu acerca da defesa do consumidor e da sua literacia energética apresentado o trabalho conjunto já realizado pela Associação Passivhaus Portugal, Homegrid e Deco Proteste, com o objetivo de fornecer ferramentas aos consumidores que permitam reconhecer a Passive House entre a restante oferta.

Daniel Peinado apresentou alguns casos de sucesso na implementação da Passive House na habitação social em Espanha, apresentando as diferentes abordagens e estratégias locais para se conseguir fazer esta transição. A Sessão 4 contou com uma assistência média contínua de cerca de 120 participantes.

Todas as apresentações e intervenções foram gravadas e estão disponíveis no site da Associação Passivhaus Portugal.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial