Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Como isolar o ruído nas nossas janelas?

Texto e Imagem: Veka27/05/2020
Provavelmente pretende transformar a sua casa num local de privacidade e, porque não, também torná-la mais eficaz no isolamento do ruído das janelas? Sabemos que, de certa forma, se torna complicado na sociedade atual, e especialmente em meio urbano, mas vamos dar-lhe alguns conselhos nesta matéria.

Porque não podemos isolar o ruído nas nossas janelas?

Em primeiro lugar, antes de resolvermos o problema, temos de tentar descobrir as razões pelas quais sofremos com este ruído na nossa casa.

Se as janelas estiverem devidamente fechadas ou seladas, não devemos ter de sofrer aqueles ruídos desconfortáveis na nossa casa. No entanto, muitas vezes não nos apercebemos disso e pode ser a causa principal. Há duas razões para tal:

  • Fuga: se a janela tiver buracos, lacunas ou aberturas pode ajudar a não ficar imune a esses ruídos incómodos.
  • Difração: o ruído afeta as nossas janelas e produz vibrações que são finalmente transmitidas para o interior da nossa casa.
Imagen

Como isolamos o ruído nas nossas janelas?

Anteriormente demos-lhe algumas pequenas dicas para melhorar a insonorização da sua casa, mas só para o caso de ainda não as ter descoberto, damos-lhe algumas pequenas dicas:
  • Janelas articuladas: é importante enfatizar isto. A forma como as nossas janelas abrem é um fator determinante no isolamento. Por conseguinte, queremos salientar a medida mais eficaz. Um sistema de abertura praticável, uma vez que o seu fecho de juntas prensadas impede a entrada de ondas sonoras.
  • Vidro duplo com vidro laminado: a espessura do vidro é outro elemento crucial quando se trata de combater o isolamento acústico. As janelas que mais isolam contra o ruído são aquelas com composições de vidro de diferentes espessuras e pelo menos um vidro com uma espessura mínima de 6 milímetros e uma câmara com mais de 12 milímetros de espessura, para reduzir o efeito de reverberação. Portanto, se for necessário um isolamento adicional, o vidro laminado é o mais recomendado.
  • Um perfil impermeável: algo que temos de ter em conta é que a janela, por muito que tenha vidro de qualidade, se o perfil não for de qualidade, não vai isolar do exterior. Para resolver o problema do ruído, o perfil deve ser impermeável ao ar.
  • Apostar nas janelas de PVC: pelas suas características é um dos melhores isoladores, já que contamos com um bom absorvedor natural das vibrações e das ondas sonoras.

Soluções simples para isolar o ruído nas nossas janelas

Utilizar janelas com sistemas de perfis VEKA é a solução mais eficaz, mas damos-lhe algumas dicas que se complementam de forma satisfatória:

  • Selagem de fissuras e juntas: se a entrada de ruído se deve a uma das causas explicadas no início deste artigo, uma boa forma de evitar a sua entrada é recorrer à selagem de fissuras. Uma medida fiável é cobrir as juntas espessas no exterior com espuma de poliuretano e acabamento com silicone, e se forem finas, apenas com silicone.

Outro método que é muito eficaz é optar pelo isolamento da borracha contra as intempéries. Trata-se de uma tira de borracha adesiva que é colocada nas vedações das janelas. Desta forma, as faixas das janelas, juntamente com a moldura, formam uma vedação hermética que impede a entrada de ar frio e a saída de calor da casa. Esta é uma solução fácil e económica. Existem 3 tipos:

- Com espuma

- Borracha

- Silicone

  • Isolar os registos dos obturadores: estes são mais um ponto de acesso para o ruído que entra em nossa casa. Para o atenuar, podemos cobrir o espaço entre a cega e a tampa de esgoto com: poliestireno expandido, poliestireno extrudido ou lã de rocha, etc. Estes materiais são os mais adequados para este tipo de isolamento.
  • Instalar estores de tecido espesso e pesado: este é um remédio mais caseiro que nos pode permitir ampliar o isolamento acústico das nossas janelas. Estes tipos de cortinas funcionam como uma barreira acústica. Além disso, eles controlam a reverberação causada pelo ruído graças ao seu material.

Mais informações aqui.

REVISTAS

Siga-nosA-OK Motors®Indalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial