Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

5 lições da Covid-19 para pensar a nova arquitetura

Passivhaus Portugal06/07/2020
O mundo não ficará igual depois da experiência que estamos a vivenciar. Essa é a única certeza… Haverá mudanças profundas na forma como as pessoas vivem, trabalham, se movimentam e se relacionam. Essas mudanças são já visíveis na forma como todos nos adaptámos às novas circunstâncias de forma incrivelmente rápida.
Mas como irão os edifícios e a sua arquitetura se adaptar a esta nova forma de viver? As perguntas são muito mais que as respostas, mas após alguma reflexão…

Valorização do espaço

Com a necessidade de manter algum afastamento social o espaço será um bem ainda mais valorizado, nomeadamente nos espaços públicos fechados como restaurantes, serviços e comércio em geral. Também os escritórios sofrerão uma adaptação interessante de acompanhar, por um lado deveriam ser maiores devido ao distanciamento necessário, por outro o teletrabalho veio para ficar, pelo que o número de pessoas nos escritórios deverá ser menor. Será que os comuns open-spaces nos escritórios desaparecerão? E as habitações? Será agora o hall de entrada uma zona fundamental para separar a zona exterior (suja) da interior (limpa)?
Foto: Direção-Geral da Saúde
Foto: Direção-Geral da Saúde

Materiais mais seguros

Cerca de 80% das doenças infecciosas são transmitidas por contacto, geralmente das mãos, com superfícies contaminadas, este facto levará a que todos os materiais de revestimento dos edifícios sejam mais seguros, fáceis de limpar e desinfetar (mantendo a sua durabilidade) sem juntas e antibacterianos. Materiais que não permitam acumulação e desenvolvimento de mofos e humidades.

Tecnologia na arquitetura

A tecnologia tem ajudado muito também nesta pandemia, mas e na arquitetura? Provavelmente sistemas hand-free serão cada vez mais incorporados nos edifícios, quer seja para chamar elevadores, abrir e fechar estores e portas ou até na iluminação. A internet das coisas também pode sofrer um “empurrão” com esta pandemia e com o facto de todos estarmos um pouco assustados e a única coisa em que tocamos serem objetos pessoais como o telemóvel. Será este equipamento cada vez mais uma extensão de nós próprios? Tão importante como um órgão ou um sentido?

Fonte: eco.sapo.pt
Fonte: eco.sapo.pt

Multifuncionalidade e reutilização adaptativa

Os edifícios provavelmente deverão ser pensados para se adaptarem mais facilmente a outras funcionalidades, nomeadamente edifícios públicos.

Durante esta pandemia vimos pavilhões desportivos serem transformados em hospitais de campanha, hostels a servirem como habitação permanente e hotéis a utilizarem os seus quartos como quartos de confinamento.

Talvez a arquitetura deva ser cada vez mais pensada para dar resposta de uma forma ainda mais rápida e eficiente a situações de emergência. Por exemplo hotéis ou lares de idosos com boxes para quarentena e com quartos de fácil adaptação para simular quartos de cuidados intensivos; corredores de circulação sem cruzamento de pessoas e com materiais mais facilmente higienizáveis, elevadores de maior dimensão para utilização de macas… Desta forma se houvesse uma pandemia ou outra emergência os hospitais poderiam socorrer-se destes edifícios.

Foto: Lucília Monteiro
Foto: Lucília Monteiro

A versatilidade dos edifícios poderia ser uma vantagem competitiva da arquitetura pós Covid-19.

Edifícios saudáveis: de tendência a necessidade

Temos vindo a falar de edifícios saudáveis e de como são importantes também para nossa saúde. Com a pandemia é ainda mais claro a necessidade de projetar, contruir e manter edifícios saudáveis. Já não é apenas uma tendência ou um movimento, é uma necessidade.

Imagen

Com a preocupação da propagação de doenças infecciosas será cada vez mais natural investir em edifícios saudáveis (nomeadamente no que respeita à ventilação, qualidade do ar interior, qualidade da água, humidade e segurança). Porque afinal somos o que comemos, mas também somos o que respiramos.

A verdade é que esta pandemia irá refazer a forma como pensamos a arquitetura e o tecido urbano. E à semelhança de outras pandemias no passado, quase nada se manterá igual.

REVISTAS

Indalsu, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial