AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
O projeto gerará 12 GwH de energia verde, aumentando a sustentabilidade e reduzindo a fatura elétrica de entre 15% a 30%

Etex Iberia Exteriors vai produzir energia verde na fábrica de Valladolid

Redação Induglobal06/08/2020

A empresa, que gere a atividade do grupo Etex também em Portugal, fechou acordo com a multinacional GreenPulse para reduzir as suas emissões de CO2 com a instalação de painéis solares para autoconsumo na cobertura desta fábrica.

Imagen

O fabricante de materiais de construção Etex Iberia Exteriors, parte da multinacional belga Etex e que é responsável pela gestão da atividade

do grupo Etex na Península Ibérica, está a reafirmar a sua aposta na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente.

A empresa acaba de estabelecer um acordo com a multinacional GreenPulse para a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura da sua fábrica na localidade de Portillo, em Valladolid, com os quais cobrirá uma parte importante das suas necessidades energéticas com relevantes poupanças nos custos e nas emissões de CO2.

“A sustentabilidade e a inovação tecnológica são uma parte essencial do nosso ADN e as técnicas de autoconsumo encaixam na perfeição na nossa cadeia produtiva. Ficamos muito orgulhosos desta iniciativa, a qual melhorará a eficiência do nosso centro de operações de Valladolid, reduzindo ao mesmo tempo a pegada de carbono”, explica Fernando Casado, Plan Manager da Etex Iberia Exteriors. “Vamos aproveitar a nossa cobertura para instalar painéis solares que permitirão o autoabastecimento energético, contribuindo ainda mais para a preservação do meio ambiente que já parte das soluções construtivas que oferecemos diariamente aos nossos clientes”.

Trata-se de uma iniciativa pioneira em Espanha, onde a aplicação de largas extensões de painéis fotovoltaicos nas coberturas ainda não está muito desenvolvida. Além disso, permitirá à empresa poupar entre 15% a 30% dos custos da fatura energética. A garantia de sustentabilidade é baseada no facto de que a fábrica, a única de produção de materiais de revestimento em fibrocimento existente em Espanha, funcionará com energia renovável “zero km”, produzida nas mesmas instalações.

O projeto, cuja construção se iniciará no início de 2021, permitirá reduzir as emissões de CO2 na fábrica em cerca de 2.700 toneladas nos próximos 30 anos, gerando 589.317 KwH de energia verde por ano. Será necessária uma área de mais de 400 hectares de floresta nova para capturar a quantidade de CO2 que a fábrica tem previsto poupar nos próximos 30 anos.

Compromisso com a energia verde

O acordo com a Etex permitirá à GreenPulse, uma das empresas europeias com maior experiência neste setor, entrar em Espanha com um dos projetos mais importantes em curso no país na área do autoconsumo energético a nível da indústria.

“Alcançar os objetivos energéticos do Acordo Verde Europeu é essencial para o futuro", explica Joan Vinaixa, CEO da GreenPulse em Espanha. “À escala internacional, vemos cada vez mais a ecologia e economia de mãos dadas. Os módulos fotovoltaicos são a melhor prova disso: tecnologia com o menor custo nivelado de energia”.

A Etex

Com mais de 115 anos de experiência em soluções de construção em fibrocimento, a Etex desenvolve materiais de construção, combinando inovação e criatividade, e esforçando-se para que a excelência esteja em todas as suas atividades.

A Etex integra um elevado número de empresas especializadas em países de todo o mundo, oferecendo uma ampla gama de soluções - placas de gesso, soluções estéticas de fibrocimento, e proteção passiva contra incêndios - que beneficiam de uma larga experiência e reputação mundial.

A Etex tem uma faturação mundial de mais de 3.000 milhões de euros, estando presente em 42 países através de 101 empresas, 107 fábricas e emprega mais de 12.000 pessoas. A Etex está presente em Portugal, onde disponibiliza diretamente as soluções EQUITONE, Cedral e Euronit, em parceria com distribuidores nacionais de materiais de construção de referência.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial