Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Resíduos de construção e demolição: AMP apresenta plano de ação

Redação Induglobal30/09/2020
A Área Metropolitana do Porto (AMP) organizou uma sessão online de apresentação do Plano de Ação para a Gestão Sustentável dos Resíduos de construção e demolição (RCD) na AMP aos seus municípios no dia 22 de setembro.
Imagen

O Plano de Ação para a Gestão Sustentável dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD), desenvolvido pela AMP em parceria com a LIPOR e com a Associação Smart Waste Portugal, e com o apoio da 3drivers e da FCT-NOVA, inclui um conjunto de 20 medidas organizadas em quatro eixos de intervenção prioritários para a gestão dos RCD na AMP.

Estas medidas deverão ser implementadas pelos municípios, com o apoio da AMP, contribuindo para tornar a região numa referência nacional da gestão sustentável dos RCD, promovendo a prevenção da sua produção e a sua correta gestão, em linha com os princípios da Economia Circular.

O Plano de Ação concretiza o trabalho realizado pela AMP, Lipor e Associação Smart Waste Portugal, e pelos municípios durante os últimos dois anos.

Durante este período, foram dinamizadas ações de formação, visitas de campo, sessões de trabalho com técnicos e empresas de construção, entre outras iniciativas, permitindo definir uma estratégia concertada para a melhoria da gestão dos RCD em toda a área metropolitana.

O desenvolvimento do Plano de Ação envolveu também uma componente aplicada com a definição de quatro projetos demonstradores, trabalhados por oito municípios da AMP, no sentido de apoiar a implementação de um conjunto de estratégias para a melhoria da gestão dos RCD a nível regional e local.

O trabalho desenvolvido com os municípios permitiu a criação de guias gerais para a implementação destes projetos demonstradores:

• PD 1 – zona de armazenamento de RCD

• PD 2 – fiscalização

• PD 3 – controlo de procedimentos

• PD 4 – informação e sensibilização de pequenas empresas de construção.

Foram ainda criadas três ferramentas de apoio à implementação do Plano de Ação:

• Modelo de Regulamento Municipal para a Gestão de RCD: pretende fornecer uma base regulamentar comum a todos os municípios da AMP, alinhada com a atual legislação aplicável.

• Modelo de Estimativa das Quantidades de RCD em Obra: ferramenta de cálculo com o objetivo de apoiar os municípios na estimativa das quantidades de RCD produzidas em obra.

• Mapa de Instalações Recetoras de RCD: mapa online destinado aos cidadãos e empresas, para que estes possam consultar quais os pontos mais próximos onde podem entregar os RCD.

A versão final do Plano de Ação para a Gestão Sustentável dos RCD na AMP e as ferramentas associadas foram apresentadas aos municípios numa sessão online no dia 22 de setembro.

Os elementos produzidos no âmbito deste projeto estão disponíveis no site da AMP.

REVISTAS

Siga-nosA-OK Motors®Indalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial