Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Janelas, portas e fachadas: que oportunidades em 2021?

Novoperfil30/09/2020

Decorreu no passado dia 24 de setembro, no Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício, uma sessão de esclarecimento sobre as novidades e oportunidades que o setor das janelas, portas e fachadas terá em 2021.

Imagen

A sessão de esclarecimento - com a participação da ANFAJE - Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes e da ADENE, a entidade promotora do sistema de etiquetagem energética CLASSE + - foi uma iniciativa do Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício com o objetivo de reunir os fabricantes de janelas, portas e fachadas, em torno de tópicos transversais ao setor.

O centro de formação interativo sob o princípio de 'aprender fazendo' deu lugar a um auditório para receber esta sessão de esclarecimento nas necessárias condições de segurança.

Ricardo Vieira, Diretor Geral da Reynaers Aluminium deu as boas vindas à “sala cheia” de profissionais do setor e logo passou a palavra ao Presidente da ANFAJE, João Ferreira Gomes.

Nesta palestra, foram apresentadas as iniciativas da Comissão Europeia no âmbito do Green Deal que, entre outras, integra a Renovation Wave e, também, as iniciativas nacionais: o programa de apoio à renovação de Edifícios mais Sustentáveis e o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2021-2027.

Entre os desafios e as oportunidades, o Presidente da ANFAJE, refere que é objetivo da Comissão Europeia "mais do que duplicar a taxa de renovações" e, no caso concreto de Portugal, acrescenta que 70% dos edifícios foram construídos sem quaisquer requisitos de eficiência energética pelo que temos enormes desafios e oportunidades.

Neste contexto, esclareceu ainda que o pacote de financiamento vai debruçar-se na redução do consumo dos edifícios, responsáveis por 40% do consumo de energia dos países da União Europeia.

Para o Presidente da ANFAJE, o incentivo do Fundo Ambiental, já aberto para a troca de janelas, "é um primeiro teste, de tudo aquilo que pode ainda ser aprovado pelo Governo português", convidando a audiência a preparar as suas empresas e a mobilizar-se para as oportunidades de mercado que vão surgir.

Seguiu-se a apresentação de Carolina Costa, engenheira responsável pelo sistema de etiquetagem energética CLASSE+, promovido pela ADENE – Agência para a Energia, que se debruçou nos princípios da iniciativa, vantagens para as empresas do setor e procedimentos inerentes ao sistema de etiquetagem energética de janelas.

"O sistema de etiquetagem CLASSE+ pretende promover escolhas informadas de produtos eficientes, contribuindo para a poupança e conforto nos edifícios", disse.

A audiência teve também oportunidade de levantar questões e esclarecer dúvidas.

Em breve, serão disponibilizadas as apresentações da sessão bem como a agenda das próximas formações e eventos no Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício que traz em si a missão de contribuir para o desenvolvimento, capacitação e modernização dos serralheiros portugueses, ao mesmo tempo que procura criar condições de discussão e partilha de conhecimento, entre todos os agentes do setor. É um espaço de, e para, todos.

O Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício

O Expert Center para a Envolvente Transparente do Edifício é um projeto conjunto de marcas especialistas em soluções técnicas para a construção e funciona como um centro de formação interativo sob o princípio de “aprender fazendo” a 360º - automação, aço, alumínio, vidro, isolamento, sombreamento e ventilação - à luz das boas práticas no setor.

É um centro de conhecimento e experiência em janelas, portas e fachadas que nasceu para dotar os serralheiros portugueses de competências técnicas globais, do orçamento à instalação.

Mantenha-se a par! No LinkedIn, siga a hashtag #ExpertCenterEnvolventeTransparente.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Indalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial