AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Como poupar energia com uma porta automática?

Novoperfil27/11/2020
As portas automáticas geram poupanças e reduzem emissões nocivas nas empresas, lojas e casas, mas a sua eficácia dependerá também da forma como são utilizadas. Assim, a utilização da porta da garagem para a entrada ou saída de pessoas, em vez de veículos, aumenta o gasto de energia em mais de 50%. Descubra todas as dicas para otimizar o seu funcionamento.
Imagen

Os edifícios de escritórios, lojas e empresas caracterizam-se frequentemente por espaços altamente compartimentados, com áreas de diferentes tamanhos e diferentes utilizações, e podem também sofrer alterações durante a sua vida útil.

É também muito comum que sejam distribuídos por vários andares e que algumas instalações tenham horários de funcionamento diferentes.

Por ser um espaço onde muitas pessoas passam muito tempo, o conforto e a qualidade do ar são fundamentais, diz Juan Ramírez, Presidente da FIMPA - a Federação Nacional de Fabricantes, Instaladores e Gestores de portas e automatismos.

Mas, além disso, este perito acrescenta que as portas automáticas térreas reduzem o consumo de energia, uma vez que ajudam a evitar quebras de temperatura. "O ar condicionado adequado em tempos de temperaturas extremas ajuda a reduzir o consumo de energia causado pelos aparelhos de ar condicionado", considera.

Poupança

Os benefícios das portas automáticas incluem, como resultado da poupança de energia, uma redução das despesas económicas e das emissões nocivas para o ambiente. Isto também resultará em poupanças económicas, bem como numa redução do CO2 e da poluição.

“Em termos simples, podemos aumentar a eficiência energética abrindo a porta apenas quando necessário, e quanto menos as portas forem utilizadas, menor será o gasto de energia. Por exemplo, a utilização da porta da garagem para as pessoas entrarem ou saírem, em vez de veículos, aumenta o gasto de energia em mais de 50%”.

De acordo com Ramírez, também deveria ser instalado um sistema automático de potência adequada. “Ao selecioná-lo, devemos ter em conta uma série de fatores, uma vez que se escolhermos um modelo com mais ou menos potência do que aquela que necessita, a porta utilizará energia por defeito ou em excesso, resultando assim numa maior despesa”.
Outra sugestão do Presidente da FIMPA seria a de aumentar o tempo de espera para o encerramento. “Deve ser adaptado às horas do dia em que o tráfego de pessoas ou veículos é maior. Devemos ter em conta o fluxo de utilizadores a fim de agendar corretamente o tempo de espera para o encerramento”.

Impacto no consumo

As portas industriais e pedonais têm um impacto muito maior no consumo de energia dos edifícios, o que é geralmente reconhecido, segundo Miguel Perez, Engenheiro Industrial e especialista em automatismos e eficiência energética.

Pérez é Diretor Geral da Mequonic e colabora com a AEPA - Associação Empresarial de Portas Manuais e Automáticas e com a European Door & Shutter Federation (EDSF) e importantes empresas do setor em vários projetos e investigações.

Como salienta o especialista, a maioria das perdas de energia através de portas ocorrem quando estão abertas por mais tempo do que deveriam. Isto parece óbvio em princípio, mas é extremamente importante porque a poupança feita através de isolamento e impermeabilização será de pouca utilidade se a porta não for fechada no final.
Neste sentido, Pérez afirma que “juntamente com um bom isolamento térmico, uma porta com automação eficiente que otimiza os ciclos e tempos de abertura dá um contributo essencial para a eficiência energética do edifício como um todo”.

E explica que “o setor tem vindo a promover várias iniciativas, tanto a nível nacional como internacional, para mostrar e salientar a importância das portas automáticas na sustentabilidade dos edifícios, tais como o novo sistema europeu de rotulagem energética da EDSF e o seu programa de investigação associado, bem como conferências e documentos de informação”.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial