AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

A contribuição dos isolamentos refletivos, multicamadas, na Eficiência Energética dos Edifícios

Texto: Rui Oliveira | Reflectherm11/02/2021
Um edifício será tão mais eficiente quanto menor for o coeficiente de transmissão térmica de todos os elementos que fazem parte da sua envolvente.
Imagen

Soluções que contemplam a produção de energia e/ou a sua permuta, constituem um acréscimo muito importante no desempenho energético de uma edificação, contudo, agora, pretende-se apenas avaliar o desempenho das três tecnologias de isolamento mais conhecidas, no desempenho térmico da envolvente.

Pretende-se, assim, responder às dúvidas mais pertinentes que os senhores projetistas colocam, aquando da eleição de uma determinada tecnologia, visando o tratamento térmico das edificações, nomeadamente, no que concerne aos isolamentos refletivos.

Os projetistas dizem-nos concretamente: sabemos da existência das três mais representativas tecnologias para o tratamento térmico das edificações a saber:

  1. Os isolamentos refletivos multicapas, com espessuras superiores a 25mm;
  2. A família do poliestireno;
  3. A família das lãs minerais.
Tem-nos sido reportada a sua dificuldade na avaliação do desempenho e correspondente comparação de cada uma destas tecnologias.

A Reflectherm, desde há muito, que defende o estabelecimento de um critério de avaliação que ponha em pé de igualdade toda e qualquer “solução de tratamento térmico” consubstanciado na obtenção de um determinado coeficiente de transmissão térmica, com qualquer das tecnologias enunciadas; definido pela Agência de Energia, e para cada uma das três zonas climáticas caraterizadas para Portugal, (I1; I2; I3), respetivamente de: 0,50 W/m2.K; 0,35 W/m2.K e 0,30 W/m2.K (parâmetro vertical, fluxo horizontal) e, com que materiais são alcançados?

Se assim acontecer, estamos realmente a comparar o que é comparável e, rapidamente se conclui que a tecnologia dos isolamentos refletivos multicapas constitui uma alternativa muito interessante, comparativamente com as suas congéneres lãs minerais e poliestireno; nomeadamente no que concerne à análise do desempenho térmico, e por fim, à durabilidade e também ao preço.

A vantagem do fator continuidade observado na pós instalação/colocação dos materiais refletivos, a par de constituírem uma barreira à transmissão do vapor de água, adicionado ainda à manutenção da sua estabilidade dimensional e durabilidade, catapultam as soluções multicapas refletivas para o centro de discussão e análise destes materiais, visando a sua adequada prescrição.

Imagen

Falta dar a conhecer aos prescritores alguma informação sobre o desempenho destes materiais, nomeadamente, no processo de avaliação da sua resistência térmica.

O projetista deve estar de posse de alguns valores típicos relativos ao processo de cálculo da resistência térmica, nomeadamente, a condutividade dos materiais mais correntes

A resistência térmica dos materiais refletivos tem duas parcelas, a resistência térmica intrínseca à qual é adicionada à resistência térmica das caixas-de-ar, não ventiladas.

A resistência térmica intrínseca é a que corresponde ao valor que se obtém dividindo a espessura do isolamento (em metros), pela sua condutividade.

A resistência térmica das caixas-de-ar não ventiladas, se e só se existirem; tomam, respetivamente, os valores de 0,53 m2.K/W para fluxo horizontal e de 0,41 m2.k/W para fluxo vertical ascendente.

O projetista deve estar de posse de alguns valores típicos relativos ao processo de cálculo da resistência térmica, nomeadamente, a condutividade dos materiais mais correntes, a saber:

  • Lãs minerais: condutividade 0,040 W/m.K
  • Poliestireno: condutividade 0,037 W/m.K
  • Refletivos com bolha de ar: condutividade de 0,040 W/m.K
  • Refletivos multicapas não perfurados- condutividade entre 0,032 e 0,037 W/m.K
Por vezes, encontramos condutividades declaradas entre os 0,011 W/m.K e os 0,019 W/m.K; aqui, vamos dizer e com muita “simpatia”, tratar-se de um lapso.

Os fabricantes indicam, por vezes, outros valores que se afastam dos indicados, pelo que se aconselha a utilização dos referidos, para que, se não cometam erros de avaliação, os quais resultariam em prejuízo do consumidor final.

Notar que, em cobertura, para consignarmos duas caixas-de-ar, necessitamos de um segundo afastador e de um segundo material para encerrar a segunda caixa-de-ar. Posteriormente, levará ripado e contra ripado para assentamento da telha e sua correta ventilação e, só esta camada é ventilada para garantir a adequada ventilação da telha, tanto na estação de inverno como na de verão.

foto

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial