Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Passive House: casos de sucesso

Novoperfil25/02/2021

Damos a conhecer quatro casos de empresas, associadas da PassivHaus Portugal, que contribuem, através dos seus produtos e materiais, para o conceito Passive House. Objetivo: alcançar um edifício saudável e eficiente.

Grupo GEALAN

Por: Hugo Salreta | GEALAN

O grupo GEALAN encontra-se entre os fabricantes de perfis de PVC para janelas e portas na Europa.

Sistemas de perfis modernos como o Sistema Kubus, a plataforma do sistema S9000, assim como tecnologias inovadoras como o Vidro estático-seo STV, o isolamento-intensivo do núcleo IKD e a janela colorida com o acabamento Acrylcolor, contam-se entre as competências nucleares da marca GEALAN.

A GEALAN é fabricante de sistemas inovadores para perfis em PVC para janelas e portas e oferece ainda aos seus parceiros uma vasta gama de serviços nas áreas de marketing e publicidade, de consultoria em construção e formações para montadores/instaladores de janelas e arquitetos, através da GEALAN ACADEMY.

Conjuntamente, os produtos inovadores e o vasto leque de serviços constituem, segundo o lema da empresa - 'Inovação com sistema' -, a base para um crescimento contínuo. O grupo empresarial familiar com sede em Sendenhorst, na Vestefália, é um dos principais fabricantes de perfis em PVC para janelas, portas e persianas.

Sustentabilidade com a GEALAN

A produção ecológica de produtos constitui a coluna vertebral da mentalidade do grupo. Desde o início orientaram o rumo para uma estreita colaboração com os parceiros/clientes. O sentido de responsabilidade em relação a colaboradores e sociedade, assim como o perpétuo aperfeiçoamento de produtos, processos e serviços contribuíram, de forma decisiva, para o êxito da empresa.

Ambiente

O crescimento económico pode também estar em consonância com a natureza, como o provam os sucessos no dominío da proteção ambiental. Por isso, a GEALAN Europa foi o primeiro fabricante de perfis em PVC auditado pelo o EC Organic Production Regulation ( EEC ). A validação dos dois centros, GEALAN Fensgter-Systeme GmbH, em Oberkotzau, e o GEALAN Tanna Fenster-Sysyteme GmbH, teve lugar em junho de 1996.

Produtos

As janelas com perfis de PVC não são todas iguais.

Janelas com perfis de PVC são fáceis de conservar e não são exigentes em termos de manutenção. Consideravelmente resistentes às intempéris agressões do meio ambiente, têm uma vida útil duradoura.

Todos os nossos sistemas são certificados por entidades independentes e todas as nossas séries de oscilo batente possuem certificação Passivhaus.

Imagen

GEALAN-SMOOVIO

Falemos agora do inovador sistema deslizante da GEALAN. O espaço tem de ser bem aproveitado. GEALAN-SMOOVIO combina, pela primeira vez, o conforto compacto das soluções deslizantes com uma excelente estanqueidade.

GEALAN-KUBUS

O sistema GEALAN-KUBUS define um novo estilo de janelas de PVC em arquitetura. Mais luz e transparência através de grandes superfícies de vidro que abrem novas perspetivas de design.

S 9000

O sistema S9000 é um sistema multifacetado, topo de gama para janelas, portas e portas escamoteáveis-delizantes à escolha, com dois ou três níveis de densidade.

S 8000 IQ

A construção deste sistema de junta de batente com uma profundidade de construção de 74 mm, esteve sujeita a preocupações de rentabilidade e otimização de materiais – para o processamento sem problemas e rentável pelo fabricante de janelas.

GEALAN-LINEAR

O design claro e angular da GEALAN-LINEAR tem um efeito refrescante intemporal e vai ao encontro da linguagem da arquitetura moderna. Principalmente em construções novas, as formas angulares e linhas claras, ditam a tendência para fachadas abertas e calmas.

Inovações

Graças às inovações do grupo, os perfis de janelas da GEALAN são ainda mais únicos, do ponto de vista estético e funcional.

IKD Isolamento térmico

Com perfis de janelas com isolamento no núcleo é possivel alcançar índices excelentes de isolamento térmico em janelas e portas.

STV Propriedades estáticas

A técnica de colagem exclusiva da GEALAN permite um acabamento linear de elementos de janelas de grande formato.

Acrylcolor

Coloração - Comprovado desde há décadas. O processo de aplicação de cor por sobreposição para uma superfície colorida extremamente duradoura.

Na GEALAN temos a ideia de fazer coisas diferentes e fazer bem. Esperamos pela vossa visita no nosso site: www.gealan.de.

Reynaers Aluminium

Por: Marta Ramos | Reynaers Aluminium Portugal

Nascida há mais de 50 anos na Bélgica, a Reynaers Aluminium – especialista em soluções técnicas em alumínio para janelas, portas e fachadas – há largos anos que assenta o desenvolvimento dos seus produtos, entre outros pilares, na sustentabilidade: do comportamento térmico ao impacte de matérias-primas, processos e ciclo de vida.

Na Bélgica, onde nascemos e onde o conceito Passive House está amplamente disseminado, concebemos os produtos e desenvolvemos o know-how. Em Portugal, onde somos um parceiro estratégico da Rede Passive House, temos equipas técnicas que - do design à obra - o podem suportar, à luz da norma e das necessidades da realidade portuguesa, no que à caixilharia diz respeito.

Conscientes de que o alumínio é apenas parte da solução e em conjunto com outros parceiros especialistas em soluções técnicas para a envolvente do edifício, construímos um protótipo à escala real que espelha todo o processo, disponível para visitas e formações, no Expert Center para a Envolvente do Edifício.

Protótipo à escala real, construído em conjunto com outros parceiros, disponível para visitas e formações no Expert Center...

Protótipo à escala real, construído em conjunto com outros parceiros, disponível para visitas e formações no Expert Center.

Neste protótipo à escala real, foi instalada uma Janela MasterLine. Concebida para um excecional desempenho térmico, mecânico e, muito importante, assegurar durabilidade da solução; MasterLine 10 é constituído por duas linhas de perfilados separados por polímeros de última geração. Estas barretes, que fazem a separação de perfis interiores e exteriores, são de baixa condutibilidade e dispõem de Uf para reduzir a transmissão por radiação. Também nas zonas em que existem cavidades, a convecção é reduzida pelo preenchimento com espuma de baixa condutibilidade térmica. É fundamental salientar que a permeabilidade dos sistemas, ainda mais numa construção passiva, é muito crítica. No caso de MasterLine é salvaguardada por duas vedações que asseguram os desempenhos necessários a este nível, reforçadas por duas linhas de vedação na zona do envidraçado, para garantir que não há nenhuma passagem pela zona da gola do vidro. Todas as zonas de descontinuidade dos vedantes devem ser devidamente coladas com colas específicas para o efeito. Também as zonas de colagem e descontinuidade dos perfis devem ser devidamente seladas para garantir que não há qualquer tipo de entrada de água e de ar. Além da importância da dimensão caixa do vidro, importa considerar as ferragens e os pesos que ela suporta, particularmente em vãos de grande dimensão. Tudo, questões importantes para garantir os bons desempenhos de uma solução ao longo do seu ciclo de vida.

Por serem certificadas pelo Insituto Passivhaus, as Janelas MasterLine 10 são, por excelência, o sistema para casas passivas, mas várias outras soluções Reynaers Aluminium atingem os valores preconizados para um clima warm (o que em português será equivalente a ‘temperado’), tal como Portugal é categorizado pelo Instituto Passivhaus e permitem alcançar e certificar construções passivas em Portugal. Sempre ao melhor custo-benefício.

O que é importante reter, em primeiro lugar, é que na Reynaers Aluminium encontra diferentes soluções técnicas e pessoas que o podem acompanhar no que à caixilharia diz respeito. Em segundo, que ao construir uma casa passiva é fundamental atender a vários aspetos dos quais destacamos o desempenho térmico, a permeabilidade ao ar, a durabilidade da solução e dos desempenhos em todo o seu ciclo de vida. Uma janela Reynaers suporta o investimento ao assegurar o bom funcionamento e desempenhos durante mais tempo. Pense nisso.

Soluções Saint-Gobain para envidraçados com requisitos Passive House

Por: Artur Reynolds Brandão | Project Manager & Marketing Manager Saint-Gobain Building Glass

A Saint-Gobain produz e comercializa soluções de vidro que são uma referência na inovação e elevado desempenho, assumindo liderança no que respeita à definição de soluções de elevada eficácia no contexto dos requisitos de uma Passive House. É parceiro de longa data da Associação Passivhaus Portugal.

As janelas de isolamento térmico reforçado com vidros duplos SGG CLIMALIT PLUS podem reduzir até 75% de perdas de aquecimento (Ug) e até 60% do consumo de ar condicionado (fator solar, g).

A escolha do vidro para a janela é fundamental em obra nova e renovação para obtenção de um bom isolamento térmico e acústico, segurança dos utilizadores e uma maior eficiência energética do edifício. Os fatores a ter em conta são o coeficiente de transmissão térmica (Ug), o fator solar (g), a transmissão luminosa (Tl), o índice de seletividade e a atenuação acústica (Rw).

A janela é o elemento por onde se perde mais energia durante todo o ano. Nas habitações, pode-se estimar que entre 20% e 40% de aquecimento se perde pelas janelas. Por isso, na obra nova e na renovação a melhoria do envidraçado, é uma das ações mais eficazes para melhorar a eficiência energética de uma habitação, aumentando o conforto térmico, já que 70 a 80% das propriedades térmicas da janela dependem do envidraçado que se instala.

Imagen

Com a instalação de um vidro SGG CLIMALIT PLUS nas janelas, não só se melhora o conforto como se reduz o consumo de energia, contribuindo para a proteção do meio ambiente e a valorização da casa. Instalar SGG CLIMALIT PLUS nas janelas não pode ser visto como um gasto inútil ou fútil, mas sim como um investimento no conforto, poupança, tranquilidade e proteção do meio ambiente.

As janelas com vidros simples podem ser substituídas por janelas com melhor isolamento térmico, em caixilho com corte térmico de alumínio, madeira ou PVC, com soluções de vidros duplos SGG CLIMALIT & SGG CLIMALIT PLUS, incorporando vidros das gamas SGG COOL-LITE e SGG PLANITHERM ou SGG PLANISTAR ONE, respetivamente, com camaras de 16mm, proporcionando elevados níveis de isolamento térmico.

O nível de segurança que se pretende que o vidro tenha irá depender da utilização do espaço interior, podendo prever rotura por choque térmico, queda de objetos, contra-fogo, anti-bala e anti-explosão. Os vidros de segurança SGG SECURIT são vidros reforçados termicamente (temperados), que em caso de rotura se desagregam em fragmentos de pequenas dimensões. Os vidros laminados de segurança SGG STADIP e STADIP PROTECT são compostos por dois ou mais vidros e um único filme de PVB de espessura nominal de 0,38mm e 0,76mm.

As melhorias alcançadas com sistemas de vidro duplo SGG CLIMALIT PLUS podem chegar a reduções importantes nas faturas de eletricidade, podendo atingir, em função da zona geográfica e da orientação do edifício, reduções até 30%.

Aceda a informação sobre as soluções SGG CLIMALIT PLUS, em www.climalit.pt.

Soudal participa na reconversão do primeiro escritório 'Passive House' em Portugal

Por: Helder Vilaça | Soudal Portugal Institutional Passivhaus Key Contact e Membro dos Orgãos Sociais da Associação Passivhaus Portugal

Como parceiro estratégico da Associação Passivhaus Portugal, a Soudal tem estado fortemente envolvida na divulgação do conceito Passive House. Trata-se de um modelo construtivo que define um padrão de elevado desempenho que é eficiente, sob o ponto de vista energético, saudável, confortável, economicamente acessível e sustentável. A componente “envolvente transparente” de um edifício desempenha aqui um papel fundamental para atingir os requisitos necessários à obtenção da certificação Passive House.

Com “soluções do vidro à parede” que proporcionam o melhor desempenho do ponto de vista de isolamento térmico, acústico e estanquidade à água e ao ar, a Soudal investe fortemente em soluções integradas e está presente em todas as fases da cadeia de valor, da indústria do vidro duplo, passando pelos detentores de sistemas, até aos fabricantes e instaladores de janelas. A instalação da janela de forma eficiente é um dos fatores de sucesso importantíssimo na qualidade do resultado final, tornando-se necessária uma abordagem mais abrangente que não considere apenas a janela propriamente dita, mas também a sua área envolvente, com o sistema de instalação incluído.

Gama de produtos Soudal utilizados no primeiro escritório “Passive House” em Portugal

Gama de produtos Soudal utilizados no primeiro escritório “Passive House” em Portugal.

A Soudal, com os seus sistemas de instalação “Soudal Window System” e “Soudal Insulation System”, colaborou na reconversão do primeiro escritório “Passive House” em Portugal. Situado em Ílhavo, este trabalho de reconversão será continuamente monitorizado, com os resultados a serem colocados numa plataforma online, disponibilizada publicamente. Os principais produtos aplicados incluem a gama Soudatight (estanquidade na ligação de janelas e paredes e todas as juntas interiores), Soudabond (colagem de isolamento térmico nas paredes, pavimento e tectos), Soudatherm SFI (reforço do isolamento entre o vidro e o caixilho da janela) e Soudaseal (selagem), além da espuma de isolamento flexível, Flexifoam.

Todos estes produtos fazem parte do sistema mais eficiente de instalação de janelas desenvolvido pela Soudal, o Soudal Window System Premium/Passive House, ao serviço da melhoria da eficiência energética e também disponíveis no mercado português, e que contribuíram para esta obra obter a certificação Passive House.

No caso particular da instalação de janelas, além do tradicional selante, são necessários produtos adicionais que garantam a máxima estanquidade ao ar e à água, condição essencial para obter a certificação “Passive House”. Nesse sentido, a Soudal lançou o Soudaframe SWI, o primeiro pré-aro de fibra de vidro do mercado especialmente desenvolvido para a instalação de janelas eficientes que ficam em linha com a camada de isolamento térmico (p.e. sistema ETICS). Com uma condutividade térmica de 0,125 W/(m.K), oferece a melhor solução para evitar as pontes térmicas problemáticas que existem nos pré-aros tradicionais. Adicionalmente, as membranas líquidas Soudatight LQ y SP estão também certificadas pelo Instituto Passivhaus.

REVISTAS

A-OK Motors®Indalsu, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial