AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

KNX responsável pela gestão integrada do futuro maior Hotel do Egito

Rui Horta Carneiro | Associação KNX Portugal04/03/2021

Al-Masa Hotel no Egito: vencedor de um dos Prémios KNX Internacional de 2020.

Imagen

O Hotel Al-Masa é o centro da cidade de New Alamein, no Egito. Será o maior hotel do país com os seus 1.500 quartos e um dos maiores hotéis de 7 estrelas do Mediterrâneo. O Egito está a passar por um enorme programa de desenvolvimento urbano, e a cidade de New Alamein está no topo das prioridades do Estado egípcio, por ser a primeira cidade inteligente do país. Este projeto foi o vencedor dos Prémios KNX Internacional de 2020, na categoria People's Choice.

O cliente são as Forças Armadas egípcias, que encomendaram a uma empresa especialista em KNX para fornecer um sistema energeticamente eficiente, com gestão de quartos de hóspedes e integração com dispositivos KNX IoT em todo o complexo de 6 edifícios interligados. O que inclui as áreas comerciais, de entretenimento e de estacionamento, bem como a iluminação pública e as torres residenciais.

Solução

Os pedidos do proprietário foram muito exigentes e complexos, também devido devido à dimensão da integração pretendida entre os diferentes sistemas do projeto. Por isso, foi criada uma solução à medida, que permite ligar a KNX com os restantes sistemas e também acomodar potenciais expansões futuras.

A escolha de uma solução KNX ficou a dever-se à grande exigência pretendida pelo cliente nas várias componentes e por se tratar de um Protocolo aberto que permite comunicar com outros sistemas em várias línguas, nomeadamente BACnet, Modbus, rede IP e o bus KNX de forma nativa através de um único cabo de par torcido.

Instalação

O projeto é composto por seis torres interligadas que contêm um total de 1.500 quartos de hóspedes, salas residenciais e salas de reuniões. Primeiro, foram utilizados os dados para cada quarto/área para determinar os dispositivos/solução adequados para cada área. Depois, foram elaborados os desenhos e diagramas de cablagem para os painéis KNX em coordenação com o empreiteiro principal.

Foram utilizados 15.000 dispositivos KNX, com uma enorme rede IP, composta por 820 gateways IP, que constitui a espinha dorsal do projeto. Além disso, o sistema EBO (EcoStruxure Building Operation) da Schneider Electric foi utilizado como interface BMS (Building Management System).

A instalação do sistema demorou cerca de 18 meses a trabalhar arduamente na conceção, instalação, programação e integração do sistema KNX com oito outros sistemas.

A generalidade das funções modernas, confortáveis e energeticamente eficientes num hotel de topo foram usadas no Hotel Al-Masa. Permitindo, assim, uma gestão integrada, simples, com gestão de energia inteligente e eficiente, proporcionando ainda aos futuros hóspedes um conforto total.

Foram utilizados 15.000 dispositivos KNX, com uma enorme rede IP, composta por 820 gateways IP, que constitui a espinha dorsal do projeto

Benefícios da utilização do KNX

Com a integração deste grande número de sistemas que visa servir cerca de dois milhões de pessoas por ano, a poupança de energia desempenha um papel importante, e essa foi exatamente uma das preocupações essenciais que a solução KNX vem assegurar. Graças à KNX, o consumo de energia será o mais baixo possível, permitindo reduzir as emissões de CO2 e diminuir a fatura energética.

O outro principal benefício foi a integração fácil da KNX com todos os outros sistemas, incluindo com o centro de operações da cidade - uma mais-valia acrescida esta, a da integração e comunicação entre o sistema de gestão inteligente e integrada do conjunto de edifícios e o sistema de gestão pública municipal.

No futuro, esta flexibilidade e interligação entre sistemas de gestão inteligente de edifícios e os sistemas de gestão pública municipal e territorial (serviços essenciais, proteção civil, transportes, polícia, etc.) serão uma exigência das cidades.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial