Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Como combinar segurança, isolamento sonoro e transmissão de luz num edifício?

Novoperfil22/03/2021
O ruído é um fator de stress importante que pode ser facilmente reduzido com a escolha dos vidros adequados.
Imagen
A AGC, o maior fabricante mundial de vidro plano, oferece múltiplas soluções contra a poluição sonora. Adaptado aos tipos e níveis desejados de isolamento sonoro, a AGC dispõe do Stratophone, um vidro laminado para isolamento sonoro.

O que é o ruido?

O som é uma variação da pressão do ar ambiente que pode ser caraterizada pela sua intensidade (dB) e frequência (Hz).

  1. O ruído é um som indesejado que incomoda, e pode ser, dependendo da sua intensidade, até doloroso. Um ruído consiste numa infinidade de sons de diferentes frequências e intensidades. O Hertz (Hz) exprime a frequência que se carateriza pelo número de vibrações por segundo e define se um som é alto ou baixo. Se a frequência de um som é alta, significa que as vibrações por segundo são numerosas e que o som parece agudo. O ruído compõe-se de diferentes frequências.
  2. Os decibéis (dB) exprimem o nível de som ou volume, ou seja, definem a sua intensidade. 0 dB corresponde ao limiar de audição, 120 dB ao limiar da dor. Para aumentar o nível do som em 10 dB, precisamos multiplicar a intensidade das fontes de ruído por 10. O nosso ouvido não capta os sons de forma linear. Assim sendo, uma diferença de 1 dB é pouco audível, enquanto que uma diferença de 3 dB já é percetível. Uma diminuição de 10 dB equivale aproximadamente a uma redução de metade do volume.

Isole-se do barulho

A sensibilidade do ouvido humano varia de acordo com a frequência: 60 dB a 1000 Hz é mais irritante do que 60 dB a 250 Hz. O isolamento sonoro é a capacidade de reduzir o ruído. É expresso em dB utilizando um indicador Rw medido que inclui 3 termos:

  • Rw: taxa de redução do som ponderado, quanto maior, melhor.
  • C: fator de adaptação para um ruído composto por sons agudos (choro de crianças)
  • Ctr: fator de adaptação para um ruído composto por sons baixos (discoteca)

Exemplo de medição: Rw (C; Ctr) = 40 (-2; -5) dB. Isto significa: o isolamento sonoro médio é 40 dB, o isolamento sonoro agudo é 38 dB e o som grave é 35 dB.

Imagen

Stratophone: uma solução transparente

Para nos isolar do ruído, a AGC proporciona a sua gama de laminados acústicos Stratofone, que reduz significativamente o ruído e melhora a qualidade de vida.

O Stratophone é um vidro de segurança laminado com uma ou mais películas intercaladas especiais de PVB (Polivinil Butiral), de grande flexibilidade, que atuam como um absorvente de som. Em caso de rutura, o vidro permanece colado ao PVB, o que reduz o risco de ferimentos, bem como a possibilidade de atravessar o vidro partido em segurança.

Os vidros de Stratofone dispõem de certificados ambientais Cradle to CradleTM na categoria Bronze.

A AGC desenvolveu uma aplicação para smartphones, 'AGC Acoustic', para ajudar os utilizadores a selecionar o tipo de vidros mais adequados de acordo com as suas necessidades de proteção acústica. Descarregue-a!

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Indalsu, S.L.Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial