Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Cores escuras para ETICS com tecnologia Termo-refletora da CIN

Novoperfil07/05/2021
Maior liberdade na escolha de cores escuras/intensas para fachadas, poupança de energia na climatização de edifícios ou a redução da degradação precoce do revestimento.
Imagen
Estes são apenas alguns dos benefícios da nova tecnologia Termo-refletora da CIN para aplicação em sistemas de isolamento térmico exterior.

A CIN, marca portuguesa que trabalha no mercado de tintas e vernizes, acaba de alargar a mais dois produtos a paleta de cores escuras/intensas com tecnologia termo-refletora para ETICS.

Após o lançamento da Tecnologia Termo-reflectora nos revestimentos espessos Carso 1 e Eralit, é agora disponibilizada, nos produtos Novatex HD (tinta 100% acrílica areada) e Nováqua HD (tinta 100% acrílica lisa) ficando apta na escolha dos principais produtos aplicados sobre ETICS (External Thermal Insulation Composite System).

A tecnologia Termo-Refletora dá resposta a algumas limitações no que diz respeito à oferta de cores escuras sobre ETICS, sendo responsável por proteger o revestimento de temperaturas elevadas, aumentar os níveis de conforto térmico dentro dos edifícios, diminuir o consumo de energia na climatização dos espaços e reduzir o risco de degradação precoce do revestimento e fissuração do suporte, melhorando a resistência a longo-prazo.

Atendendo a uma procura recorrente por parte de arquitetos, construtores e consumidores, a CIN disponibiliza no seu sistema de isolamento térmico pelo exterior - CIN-k - uma paleta de 25 cores com uma tecnologia distintiva, sem a qual não é possível a aplicação de tons escursos/intensos sobre ETICS.

A CIN tem apostado continuamente no desenvolvimento de tecnologias e inovação ao serviço da cor, apresentando um conjunto de tons escuros/intensos com uma TSR (Total Solar Reflectance) alta, superior a 30%, resultante de um rigoroso estudo de composição de corantes e pigmentos especiais, realizado pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento da marca.
Este fator permite uma maior reflexão de radiação solar e consequente diminuição do aquecimento da superfície quando exposta ao sol. Neste sentido, as cores com um elevado valor de TSR, presentes nesta paleta, reduzem o risco de degradação precoce do sistema de isolamento térmico de fachadas pelo exterior.
Esta tecnologia termo-refletora, que já era utilizada em outros produtos CIN, tem “múltiplos benefícios, nomeadamente a maior liberdade e segurança no que respeita à escolha de cor para aplicação sobre ETICS, impedindo que o revestimento atinja temperaturas elevadas, evitando assim que haja deformação do sistema”, refere Marcos Castro, Diretor de Marketing da CIN.
Tal como é caraterístico da marca, a existência de mais tons para produtos de aplicação sobre este sistema foi pensada segundo uma lógica de personalização do espaço “permitindo a extensão da personalidade da pessoa para a sua casa. Queremos ter o maior número de tons que satisfaça a preferência dos nossos clientes, tendo sempre como premissas a qualidade, durabilidade e proteção das superfícies, que definem a marca CIN”, assegura Marcos Castro da CIN.
Imagen

Cuidados a ter na seleção de cor escura sobre o sistema ETICS

O sistema de isolamento térmico de fachadas pelo exterior, também denominados pela sigla ETICS é resultado da baixa condutividade térmica do isolante utilizado, tradicionalmente placas de poliestireno expandido (EPS).

No entanto, neste tipo de sistemas não é aconselhada a aplicação de cores escuras/intensas, devido ao seu elevado coeficiente de absorção solar.

As cores com um coeficiente de absorção solar superior a 0,7, ou seja, com uma TSR (Total Solar Refletance) inferior a 30%, não devem ser aplicadas neste tipo de sistema, pois aumentam o risco de degradação precoce do revestimento e/ou fissuração do suporte.

A CIN disponibiliza uma paleta de cores escuras/intensas com a tecnologia Termo-refletora que cumprem com o critério da TSR > 30%.

Esta tecnologia está presente nos revestimentos espessos (Carso 1 e Eralit), tinta 100% acrílica areada (Novatex HD) e tinta 100% acrílica lisa (Nováqua HD).

REVISTAS

Indalsu, S.L.A-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial