AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Barcelona: um projeto de moradias na área circundante de pátios comunitários

Novoperfil13/05/2021
Bloco de 79 moradias de proteção oficial com furos na fachada que revelam no seu interior pátios e terraços que servem de elo de comunicação entre os seus habitantes e cuja drenagem pluvial é resolvida com canais de drenagem ACO Self. É assim este projeto da autoria dos arquitetos Estúdio Herreros e MIM-A, e que se localiza numa área de desenvolvimento urbano de Sant Boi de Llobregat (Barcelona). Esta obra arquitetónica venceu o Prémio FAD de Arquitetura em 2020.
Imagen

O grande desafio para a equipa de arquitetos formada pelo Estúdio Herreros e MIM-A foi criar uma forma de habitar e transitar de um edifício com um denso agregado de moradias.

Daqui resultou um edifício multifamiliar de grande volume constituído por três pisos que são utilizados para estacionamento e zona comercial e mais 7 para habitação.

No total, foram construídos 79 andares de proteção oficial. Este complexo programa originou um plano padrão que procurava o mínimo de perda de superfície de comunicação.

Por este motivo, foi instalado um único núcleo central, equipado com duas escadas intermédias do tipo 'tesoura', dois elevadores e dois núcleos de instalação.

Imagen

As fachadas exteriores são repetitivas e fechadas por meio de chapa industrial exterior ventilada.

Esta envolvente contínua às vezes é quebrada por vãos que amenizam a densidade do bloco residencial, e que ao mesmo tempo servem para gerar espaços que favorecem a ventilação cruzada. Grandes janelas externas com rutura térmica têm vista para salas de estar e quartos.

As entradas, cozinhas e casas de banho abrem-se para corredores internos onde as fachadas adquirem um caráter quase pitoresco. Estes interiores terminam com treliças nas janelas e ladrilhos que se abrem para um grande átrio acessível a partir da rua que acaba por se transformar num grande pátio comunitário. Além disso, algumas das casas também possuem terraços intermédios.

Todos estes espaços têm em comum a disposição dos revestimentos e pavimentos em cerâmica em espinha com uma longa tradição na Catalunha. Nos pisos são inseridos canais de drenagem ACO Self com gradeamentos galvanizados de forma estudada e em paralelo; esse sistema é utilizado para a captação de águas pluviais e efluentes decorrentes da manutenção e limpeza das moradias.

Imagen

Para melhorar a qualidade energética e reduzir o impacto ambiental do edifício, foram instalados na cobertura painéis solares que recolhem energia fotovoltaica para iluminar os espaços comuns e as moradias dispõem de sistemas aerotérmicos para aquecimento e ACS.

Este conjunto de moradias localizado no projeto de urbanização do Salão Central de Sant Boi de Llobregat (Barcelona) tem uma área de construção de 12.675,30 m2 e foi premiado com o Prémio FAD de Arquitetura em 2020.

Ficha técnica

Moradia protegida no Hall Central.

Localização: Sant Boi de Llobregat, Barcelona (Espanha)

Promotor: Impsol.

Arquitetos: Estúdio Herreros + MIM-A (Mariona Benedito + Martí Sanz).

Estruturas Manuel Arguijo.

Instalações da IGP Enginyers.

Builder Acsa Sorigué.

Solução ACO: Canais de drenagem ACO com grelha galvanizada.

Fotografia: José Hevia.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial