Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Ooty e Ecosteel apostam na redução da pegada ecológica com construção eco consciente

Novoperfil14/10/2021
O grupo ECOSTEEL e a Ooty estabeleceram uma parceria que visa privilegiar os princípios da construção modular em madeira, sustentada em valores como a sustentabilidade ambiental e o relacionamento personalizado com cada cliente.
Imagen

A Ooty é uma marca que se dedica à produção de estruturas pré-fabricadas e modulares com subestrutura em madeira (wood frame) como casas, bungalows, módulos de alojamento, entre outros. Apresenta não só um conceito contemporâneo de soluções pré-fabricadas, como abre passo a uma nova abordagem ao desenho arquitetónico, executando também projetos feitos de raiz, apoiados pelo seu departamento de arquitetura e engenharia.

As estruturas pré-fabricadas e modulares permitem a realização de projetos de pequena ou grande escala, estando ao alcance de um maior número de pessoas pelos seus custos competitivos e timings reduzidos de construção. A montagem de uma casa de 200m2 pode ser feita em pouco mais de uma semana por uma equipa de quatro pessoas. As construções modulares distinguem-se ainda pela engenharia aplicada que permite uma elevada eficiência energética e isolamento térmico e acústico. Construídas com materiais reciclados e/ou passíveis de serem reciclados posteriormente, este é um modelo de construção que gera menor desperdício quando comparado com as construções convencionais.

Este tipo de solução tem vindo a ser cada vez mais procurada por jovens casais que reconhecem neste modelo uma solução de habitação permanente, a preço acessível e livre de complicações. A marca Ooty tem sido especialmente apreciada pelo setor do turismo, podendo já encontrar-se unidades modulares em sítios como a Quinta da Pacheca em Lamego, o Glamping Hills Park em Bragança, a barragem de Castelo de Bode ou até no centro de treino do Lille Olympique Sporting Clube, em França.

Imagen

A associação entre ambas empresas permitiu à Ooty dar um salto de escala e dedicar-se ao mais inovador método de construção em madeira, conhecido pela construção em CLT (Cross Laminated Timber), também apelidado como “o betão do futuro”. Este método construtivo distingue-se pela utilização de painéis estruturais de madeira que são colados com as suas fibras justapostas em ângulos de 90º, garantindo uma elevada rigidez e uma excelente prestação térmica.

Com um impacto ambiental praticamente nulo, a Ooty aposta em sistemas de construção em seco, os quais não apresentam limitações no que respeita à altura dos edifícios, o que permite estruturas como a que irá surgir em Londres, onde será construído o primeiro arranha-céus, de 80 andares, com estrutura de madeira.

Para José Maria Ferreira, CEO da ECOSTEEL, “o futuro da construção passa por uma aposta na sustentabilidade e na utilização de materiais como a madeira que permitem reduzir a pegada de carbono em 60% a 70%.” Em termos de negócio “a integração da Ooty no grupo ECOSTEEL irá permitir o arranque de uma unidade de produção de CLT que terá capacidade para produzir 50.000m3/ano. A combinação deste sistema construtivo com o de estruturas modulares pré-fabricadas (wood frame) resultará numa capacidade produtiva de 1.000 a 1.200 casas por ano. Esta é uma parceria que irá permitir alcançar objetivos mais ambiciosos para o presente e futuro, visando um crescimento e visibilidade mais expressivos, não só para a marca como também para a sua área de atividade e causa ecológica. Esta associação de empresas visa sustentar parte de uma estratégia que enaltece e interliga os conceitos de inovação e consciência ambiental e abre caminho em direção a um futuro construído eco consciente e preocupado com a saúde do planeta”, acrescenta José Maria Ferreira.

foto

REVISTAS

A-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosIndalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial