Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Momento de mudança e esperança: sustentabilidade, eficiência e conforto

António Batalha | Responsável pela gestão do Portal casA+ da ADENE - Agência para a Energia03/12/2021

Torna-se cada vez mais clara a necessidade de adaptação e transição nas vertentes climática, energética e digital. Mas, este momento de emergência poderá transformar-se num momento de esperança e mudança, se atuarmos de modo articulado nestas vertentes para a sua resolução.

Imagen

Podemos atuar na dimensão climática, dando continuidade ao Pacto Ecológico Europeu e aos compromissos de Portugal de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa entre 45% a 50% até 2030, previsto no Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030) e, de atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Temos de atuar também, sendo aliás fundamental para a concretização dos compromissos referidos, na redução do consumo energético, apostando na eficiência energética e procurando uma redução de 35% de energia primária e a incorporação de cerca de 47% de energia proveniente de fontes de energia renovável no consumo final bruto de energia. Nesta ação, temos ainda a oportunidade e necessidade de apostar em melhorar o conforto nos edifícios, evidenciadas pela situação pandémica e de confinamento, que expuseram o quanto podemos melhorar o conforto das nossas habitações. Tudo isto não esquecendo também que a sociedade vive um momento de transição digital, não apenas nas nossas atividades diárias, mas também nas possibilidades que essa transição digital gera nas respostas dos edifícios às revoluções tecnológica e climática que vivemos e ambicionamos.

Assim, sabemos que teremos de encontrar soluções para os desafios que se colocam à humanidade para reduzir o seu impacto no meio ambiente, procurando e tirando partido de novas tecnologias e recuperar alguns métodos ancestrais para reduzir o consumo energético, promover a renovação e apostar em novos métodos construtivos tendo sempre em vista o aumento do conforto nas nossas casas, integrando toda a capacidade tecnológica nas nossas atividades diárias. É imperativo agir de forma holística, procurando resolver todos estes desafios com soluções que respondam em múltiplas camadas e vertentes, abandonando de vez as soluções desagregadas e unitárias.
Desta forma, como o parque edificado é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final, na Europa, e cerca de 30%, em Portugal e que mais de 50 % do consumo dos edifícios pode ser reduzido através da introdução de medidas de melhoria de eficiência energética, identificadas nos Certificados Energéticos (SCE), que também nos informam que a maioria dos edifícios construídos em Portugal não possui isolamento térmico, que as envolventes são fundamentais para o conforto de uma habitação e responsáveis pelos ganhos e perdas de calor. Neste sentido, um dos elementos essenciais a renovar nos edifícios é a sua envolvente, pois é dos que mais influencia o consumo de energia, sendo responsável, em média, por 25 % do total de consumo energético de um edifício residencial.

Neste contexto, podemos apostar na renovação pontual ou integral das envolventes opacas, tanto podem ser paredes como as coberturas e, que apresentam diversas caraterísticas e formas de identificar a sua pouca eficiência:

  • As paredes sem isolamento são responsáveis por elevadas perdas (no inverno) e ganhos de calor (no verão) e podem desenvolver focos de condensação, fungos e bolores. Estas paredes ineficientes com pouca espessura, e no caso de paredes duplas quando inferiores a 30cm, ao tato apresentam-se muito frias no inverno e muito quentes no verão e podem ainda apresentar coloração negra ou amarela como indícios de problemas;
  • As coberturas pouco eficientes representam cerca de 30% das perdas de calor numa habitação (no inverno), podem ainda promover os ganhos de calor no verão e à semelhança das paredes também podem desenvolver as mesmas patologias como focos de condensação, fungos e bolores como sinal de falta de isolamento, esta falta de isolamento é fácil de verificar ainda pela existência de grandes oscilações de temperatura na habitação, muito frio no inverno e muito quente no verão, pela degradação dos materiais de revestimento na sua face inferior e existência de infiltrações nos tetos.
António Batalha
António Batalha.

Ao nível dos envidraçados, a substituição de uma janela vulgar, de vidro simples e sem corte térmico por uma janela eficiente de classe 'A+' poderá reduzir as perdas de energia associadas a este elemento em pelo menos 50%. Para além de um melhor desempenho energético, as janelas eficientes aumentam o conforto da habitação, proporcionando um melhor desempenho acústico e equilíbrio térmico.

Mas com a renovação e implementação de isolamento térmico podemos usufruir de diversos benefícios, pois o conforto térmico melhora, bem como o isolamento acústico, contribuindo para a redução das necessidades de utilização dos equipamentos de climatização, na redução do valor da fatura de energia e na minimização das patologias, com melhoria das condições interiores das habitações e promove-se uma maior durabilidade do edifício. Não esquecendo os aspetos como o aproveitamento da intervenção para impermeabilizar as envolventes de modo a evitar possíveis infiltrações, verificar a resistência ao fogo dos materiais de isolamento e a informação sobre a atenuação acústica, especialmente em locais de ruido elevado.

Com os problemas e as formas de resolução identificados, teremos de partir em busca da melhoria, com Portugal empenhado em alcançar a descarbonização do parque edificado, tendo sido o primeiro país a entregar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este plano que está organizado em 20 Componentes agrupadas em torno de três dimensões estruturantes: Resiliência, Transição Climática e Transição Digital. Inclui um financiamento de 610M€ para promover a eficiência energética nos edifícios residenciais, da Administração Pública central e de serviços.

Estes financiamentos permitem colocar em prática a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação de Edifícios (ELPRE), o Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública (ECO.AP 2030) e a Estratégia Nacional a Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética. O investimento para a eficiência energética em edifícios residenciais já se iniciou, com o lançamento do 'Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis', do Fundo Ambiental. Este instrumento impulsionador da melhoria da eficiência energética, hídrica e ambiental das habitações, encontra-se já na sua 2ª fase para a qual existe uma dotação de 30M€.

Sendo que para ajudar os cidadãos e as famílias na implementação das medidas de melhorias ao nível da envolvente foram previstas neste Programa ações especificas, tais como:

  • Melhorias passivas ao nível da envolvente, através, por exemplo, do isolamento térmico das paredes, das coberturas e dos envidraçados;
  • Intervenções que promovam a incorporação de biomateriais, materiais reciclados, soluções de base natural, fachadas e coberturas verdes e soluções de arquitetura bioclimática, sobre prédios urbanos ou suas frações autónomas existentes.
Imagen

A ADENE através das suas iniciativas, Portal casA+ e a Etiqueta Energética de Produtos CLASSE+ colabora em diversos programas de políticas públicas e incentivos financeiros, tendo sido estas iniciativas referenciadas no Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, em vigor desde junho.

Neste contexto, o Portal casA+, uma plataforma digital dirigida a qualquer proprietário (ou arrendatário) de um imóvel, reúne e centraliza num só local toda a informação relevante sobre a habitação. Simultaneamente, promove soluções de eficiência energética e hídrica, bem como a sensibilização do consumidor com vista à redução do consumo energético e melhoria do conforto das habitações. Este portal vem dar resposta às diversas questões e necessidades identificadas pelos consumidores e proprietários dos imóveis facilitando todo o processo de renovação energética e hídrica.

Nos últimos seis meses de atividade registaram-se mais de oito mil proprietários, que identificaram mais de 2.300 medidas de melhoria para o aumento da eficiência energética, conforto e poupança nas contas da casa e onde se encontram cerca de 900 empresas devidamente habilitadas a prestar serviços nas áreas da eficiência energética e hídrica. Com estas conquistas, o casA+ afirma-se, nos setores da eficiência energética e hídrica, como o portal de referência para o esclarecimento do consumidor nestas matérias e como facilitador da concretização de medidas de melhoria.

O portal permite ao consumidor contactar diretamente empresas e profissionais qualificados devidamente registados no Portal, com vista à implementação de medidas de melhoria na habitação, para nove áreas de atuação – janelas eficientes, isolamentos térmicos, climatização e água quente sanitária, ventilação, energias renováveis, arquitetura bioclimática, eficiência hídrica, impermeabilização, auditoria e certificação. Através do Portal casA+, o cidadão consegue solicitar orçamentos, pedir esclarecimentos e propostas aos profissionais e empresas registadas, mas também adquirir informações úteis, como soluções de eficiência, guias e dicas, tendo igualmente a possibilidade de conhecer os incentivos e financiamentos adequados a cada situação.
Mas como temos de dar resposta à cada vez mais vincada transição digital que presenciamos nos dias de hoje, a ADENE tem vindo a expandir as funcionalidades do Portal casA+, tendo já disponível a entrega digital do Certificado Energético, mediante comprovação do proprietário.

A redução do consumo energético dos edifícios só é possível com o esclarecimento e a formação dos cidadãos, sendo a educação e a sensibilização são o primeiro passo para a adoção de sistemas e soluções mais eficientes, com vista à neutralidade carbónica dos edifícios. É com este ímpeto que a ADENE estabelece um grande compromisso com a sustentabilidade e eficiência dos materiais, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas e para a literacia da eficiência energética. Neste sentido, o Portal casA+ disponibiliza um conjunto de materiais de apoio para as diferentes áreas de atuação existentes no portal, no que concerne à eficiência energética e hídrica das habitações. Encontra-se também disponível um simulador de eficiência energética, onde de uma forma muito simples e interativa é possível obter a classe energética (aproximada) da habitação, bem como simular possíveis melhorias a implementar e ficar a saber o potencial de redução da fatura energética, e ainda ter acesso a uma estimativa do investimento.

A ADENE tem vindo a expandir as funcionalidades do Portal casA+, tendo já disponível a entrega digital do Certificado Energético...
A ADENE tem vindo a expandir as funcionalidades do Portal casA+, tendo já disponível a entrega digital do Certificado Energético, mediante comprovação do proprietário.
A etiqueta CLASSE+ à semelhança da etiqueta europeia, facilita a comparação entre produtos da envolvente dos edifícios quanto ao seu desempenho energético, permitindo uma escolha informada pelo consumidor. Atualmente concretizada para as janelas, a etiqueta energética pretende abranger mais componentes dos edifícios, como é o caso das películas de controlo solar e dos sistemas ETICS (sistemas construtivos de isolamento térmicos de envolventes pelo exterior).

Assim, a ADENE está a agir para promover a mudança para a aplicação das soluções integradas e multifacetadas, através de ferramentas que permitam dar resposta em múltiplas camadas e vertentes, como o Portal casA+ e a Etiqueta CLASSE+ que pretendem ser os principais aliados do consumidor na renovação energética e hídrica de edifícios, no incentivo da implementação de medidas de melhoria, facilitando todo este processo através de uma comunicação simples e clara dirigida ao consumidor e com intuito de termos casas mais atuais, sustentáveis, eficientes e confortáveis.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Indalsu, S.L.A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial