A Coopérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, no âmbito do PowerPoor, um projeto europeu de empoderamento energético, abriu um Gabinete Local de Apoio Energético para cooperantes e cidadãos beneficiários da tarifa social.
“O Gabinete Local de Apoio Energético, com atendimento à distância numa primeira fase, vai ser uma plataforma para os apoiantes e mentores do projeto apoiarem cooperantes e cidadãos beneficiários da tarifa social, sugerindo mudanças de comportamento no uso da energia, marcando visitas domiciliárias e encorajando ações de pequena escala, como intervenções de eficiência energética, e de maior escala, como a criação de comunidades de energia ou de financiamentos coletivos”, diz Ana Rita Antunes, Coordenadora Executiva da Coopérnico.
O Gabinete Local de Apoio Energético funciona todas as terças e quintas das 11h00 às 15h00, com marcação online obrigatória, em atendimento por chamada ou videochamada, para que todos os cooperantes e cidadãos beneficiários de Tarifa Social possam esclarecer dúvidas sobre temáticas dentro dos serviços disponibilizados:
Para além deste pacote de serviços, o Gabinete fará o acompanhamento de um conjunto de agregados familiares em situação de pobreza energética monitorizando e avaliando com estas famílias os benefícios trazidos pela adoção das recomendações e o apoio concedido.
“O grande objetivo deste apoio é dar aos cidadãos as ferramentas necessárias para melhorar o conforto térmico nas suas casas ao perceberem, por exemplo, as faturas da eletricidade e gás ou o certificado energético, ou ao fazerem simulações dos preços da energia e alterar comportamentos diários, isto ao nível individual”, acrescenta Ana Rita Antunes.
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