AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Janelas eficientes

Bruna Morais | Técnica da iniciativa CLASSE+ na ADENE - Agência para a Energia27/04/2022
Imagen

Resumo

Edifícios com isolamento de fraco desempenho ainda são uma realidade, sobretudo nos edifícios mais antigos. Muitos portugueses são afetados pela ineficiência energética das suas habitações que resultam de deficiências na construção ao nível da envolvente dos edifícios. Relativamente às janelas do parque edificado, a existência de soluções não eficientes ainda é significativa, sendo que mais de 50% dos envidraçados são constituídos por vidro simples. O uso destas janelas leva a uma perda da energia utilizada para climatizar a habitação, aumentando o consumo de energia e reduzindo o conforto térmico das casas.

O impacto da ineficiência dos elementos da envolvente do edifício

Cerca de 74% dos portugueses consideram as suas casas frias no inverno, recorrendo a equipamentos de aquecimento, e consideram que para manter o conforto da habitação, existe um aumento, quase do dobro, no consumo de energia. Apenas 1% dos portugueses considera a sua casa termicamente confortável, razão pela qual os gastos de energia para colmatar as necessidades de aquecimento são tão elevados (Relatório do PCS – Portal da Construção Sustentável).

Em 2003 foram publicados os resultados de uma investigação realizada pela Universidade de Dublin que concluiu que Portugal é um dos países da União Europeia com maior mortalidade associada à falta de condições de isolamento e aquecimento nas casas, sendo a população sénior a mais afetada. A energia mais barata e mais sustentável é a energia que não se gasta. Para seguirmos essa máxima, é importante a existência de instrumentos eficazes e a operacionalização de políticas públicas que mobilizem o setor da reabilitação dos edifícios numa vertente mais sustentável, apostando na envolvente e em soluções passivas de eficiência energética, para que se consiga alcançar o conforto térmico sem aumento de consumos energéticos, contribuindo ainda para o conforto acústico.

Atualmente estão em vigor programas de incentivo à melhoria da eficiência nos edifícios, como é o caso da 2ª fase do 'Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis' (PAEMS II) e do Vale Eficiência. Foram disponibilizados mais dois novos incentivos, o Apoio à Renovação Energética dos Edifícios da Administração Pública Central e o Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços. Todos estes apoios se enquadram num conjunto de medidas que visam combater a pobreza energética e apoiar a renovação dos edifícios, possibilitando o aumento das condições de habitabilidade, saúde e bem-estar das famílias, contribuindo para a redução da pegada ecológica.

Janela eficiente: conceito e contribuição para economia e sustentabilidade

Unindo design e engenharia, atualmente podemos já contar com alguns produtos diferenciadores, como as janelas eficientes, com vários modelos disponíveis e inovações integradas. Um exemplo dessa inovação é a solução de janela eficiente e inteligente, criada por uma equipa de engenheiros da Universidade Alemã Friedrich-Schiller, que promete revolucionar o setor: a janela que, além de mudar a sua opacidade, é capaz de captar a luz solar, transformando-a em energia. Uma das principais vantagens da janela inteligente é a economia e versatilidade pois a luminosidade do ambiente é controlada através de um interruptor que arrasta as nanopartículas fluídas do ferro, deixando a janela totalmente transparente quando é pretendido ou vantajoso. Outro benefício desta janela é o facto de suportar um sistema de ar condicionado interno, permitindo arrefecer o ambiente utilizando a energia gerada pela própria janela.
Uma janela eficiente é planeada de forma a tornar a habitação mais estanque e menos sujeita a variações térmicas causadas pelo ambiente exterior, proporcionando um melhor conforto térmico e acústico, com menor recurso a sistemas ativos de climatização. Estas condições contribuem para uma maior eficiência energética, reduzindo consumos de energia.
Em Portugal, as janelas eficientes são identificadas com uma etiqueta energética CLASSE+, que permite aos consumidores a escolha das soluções mais eficientes disponíveis no mercado.

Em Portugal, as janelas eficientes são identificadas com uma etiqueta energética CLASSE+, que permite aos consumidores a escolha das soluções mais eficientes disponíveis no mercado

CLASSE+: a janela certa para um setor mais eficiente

O objetivo de descarbonização dos edifícios e redução da pobreza energética levou à identificação da necessidade de um instrumento que permitisse a comparação de produtos da envolvente quanto ao seu desempenho energético e uma escolha informada por parte dos consumidores. Surgiu, assim, o 'CLASSE+, a eficiência tem classe'.

Permitiu implementar no mercado uma etiqueta energética que classifica as janelas numa escala que já é familiar para os consumidores e empresas, de “F” (menos eficiente) a “A+” (mais eficiente), facilitando simultaneamente o acesso a toda a informação relevante sobre a janela através de pictogramas que tornam mais claro o significado de cada parâmetro.

Apenas as empresas aderentes ao CLASSE+ podem emitir estas etiquetas, beneficiando assim da diferenciação e credibilização da sua oferta num mercado cada vez mais competitivo.

A emissão de etiquetas é feita através da plataforma CLASSE+ ou, em alternativa, através dos softwares de negócio que tenham o módulo do CLASSE+ desenvolvido, como por exemplo o Prefsuite, o Hetmo e o Gesfácil.

Ao optar por janelas com etiqueta energética CLASSE+ como referência para a escolha de janelas eficientes, o consumidor beneficia a vários níveis, como na redução da fatura energética com um possível impacto positivo também nas despesas com a saúde. Uma família portuguesa típica pode ter uma poupança anual entre 270€ e 990€ ao optar por soluções eficientes para as janelas da sua casa, valor que poderá ser ainda superior se melhorar os restantes elementos da envolvente do edifício.
foto

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial