AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Edifícios pintados de preto sem temer a absorção de calor

20/07/2022
Sto apresenta StoColor X-black, a tinta inteligente que reflete o calor em vez de o absorver.
Imagen

A Sto, um dos principais fabricantes internacionais de produtos e sistemas de construção sustentáveis e reconhecido especialista em isolamento térmico, apresenta agora uma das suas mais inovadoras tintas inteligentes, a StoColor X-black, uma tinta de exterior à base de pigmentos pretos que refletem o calor ao invés de o absorver e protegem os edifícios da radiação solar até 70°C.

Um dos grandes entraves à escolha de cores escuras no momento de pintar os edifícios é o facto de estas atuarem como íman para a luz direta, uma vez que absorvem a luz solar incidente e a transformam em calor, contrariamente às cores mais claras. Enquanto especialista em isolamento térmico e a favor da liberdade de design dos projetos, a Sto volta a inovar apresentando a sua tinta inteligente StoColor X-black com inovadores pigmentos pretos NIR (near infrared reflection) que garantem não só a reflexão do calor e consequente arrefecimento do edifício, mas também impedem que o mesmo sofra danos causados pelas temperaturas extremas como rachas ou deformações.
Um sistema de isolamento térmico é capaz de manter o interior do edifício agradavelmente fresco no verão. Contudo, a sua superfície pode atingir temperaturas demasiado elevadas, especialmente quando se opta por cores escuras acabando por ter um efeito indesejado na eficiência térmica do edifício. Os pigmentos NIR da tinta StoColor X-black contrariam este fenómeno ao absorverem grande parte da energia solar, permitindo que as superfícies escuras permaneçam muito mais frias e que a fachada seja protegida eficazmente contra danos.

O design e a estética ficam garantidos com esta nova tinta Sto que permite eliminar, quase na totalidade, os limites térmicos no design de cores dos edifícios. Com efeito, até mesmo as superfícies de fachada com tons escuros ou pretos são facilmente possíveis dado que o tingimento à base de acrilato puro está disponível em todas as tonalidades do sistema StoColor e, a pedido, em muitos outros.

De entre as principais características diferenciadoras de StoColor X-black, destacam-se a sua base em acrilato refletivo de calor puro com tecnologia NIR que, em contraste com os pigmentos convencionais, consegue uma redução de 20% na temperatura da superfície; permite que os picos de temperatura causados pela radiação solar sejam mantidos a temperaturas abaixo dos 70° C; pode igualmente ser aplicado como uma camada de renovação em estruturas ITE e monolíticas; está disponível em todas as cores do sistema StoColor e, a pedido, em inúmeras outras cores.

StoColor X-black é fruto da capacidade de inovação da Sto que registou já mais de 150 patentes e tem mais de 160 co9laboradores afetos à área de I&D que trabalham diariamente para entregar, no mercado, soluções tecnológicas de ponta com vista a uma construção mais sustentável e eficiente.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial