AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Como evitar o sobreaquecimento interior

A casa passiva: um grande aliado para obter conforto térmico em ondas de calor

Redação Interempresas/Induglobal26/07/2022

O Consórcio Passivhaus, uma associação sem fins lucrativos comprometida com os edifícios de consumo quase nulo, salienta que os edifícios Passivhaus são significativamente mais frescos do que os edifícios convencionais devido ao bom isolamento térmico e às estratégias eficazes para evitar a acumulação de calor. A Passivhaus carateriza-se também por uma envolvente contínua hermética, bom controlo solar e um sistema de ventilação interna, entre outros fatores. A ventilação mecânica é eficiente em termos energéticos, proporciona conforto e reduz o consumo de ar condicionado em até 30%.

Edifício Núbia, um exemplo de construção passiva
Edifício Núbia, um exemplo de construção passiva.
Julho é o mês mais quente do ano e aquele em que a conta de eletricidade é a que mais dispara para muitos utilizadores. As altas temperaturas levam a que os sistemas de ar condicionado sejam mais utilizados do que o habitual, a fim de obter conforto e proporcionar algum alívio. Mas isto comporta não só custos mais elevados na carteira como também para o meio ambiente.

As casas com certificação Passivhaus estão prontas para passar o verão em melhores condições do que numa casa convencional. “O seu isolamento, envolvente e estanqueidade garantem o conforto térmico interior, mesmo nos meses mais quentes do verão, e é assim que as ondas de calor são enfrentadas, graças a um método de cálculo certificado a partir do qual obtemos a certeza de que esta premissa é cumprida”, diz Manuel Medina, presidente do Consórcio Passivhaus e Country Manager Spain & Portugal da Iso-Chemie.

As casas passivas também fornecem “ventilação mecânica, que é uma das soluções que poupa até 30% do consumo de ar condicionado ao tratar o ar quente ou frio que entra na casa”, diz Josep Castella, Country Manager da Zehnder Group Ibérica e membro do Conselho de Administração do Consórcio Passivhaus. Este sistema de ventilação incorporado em casas passivas é muito eficiente e também evita menos de um terço da humidade que entraria em condições normais em outros tipos de habitações. Desta forma, não é necessário abrir janelas, pois fornece ar condicionado e impede a entrada e saída de calor indesejado da casa.
Além disso, os sistemas de ventilação em casas passivas podem ser utilizados para ar condicionado sem ter de duplicar o sistema, portanto, não será necessário ter tanto a ventilação como o ar condicionado. Este tipo de instalação ajuda a manter o nível certo de conforto tanto no inverno como no verão, uma vez que mantém a mesma temperatura dentro e fora. Estes sistemas podem fornecer até 15w/m2 de potência de arrefecimento, que é a procura de arrefecimento de uma casa passiva.
A ventilação mecânica com recuperação de calor baseia-se num conjunto de condutas em toda a casa que simultaneamente extrai ar viciado das áreas húmidas e impulsiona ar limpo para as áreas secas da casa. Vem com uma série de filtros que controlam a qualidade do ar (QAI) que entra na habitação, limpando assim possíveis partículas ou elementos nocivos que não querem entrar na habitação e renovando-se a si próprios.
Medidas “passivas” também estão disponíveis para evitar o sobreaquecimento dentro de um edifício, que não requerem consumo de energia de refrigeração, por exemplo, concebendo persianas externas para evitar a entrada de radiação solar infravermelha através do vidro, ou por ventilação cruzada durante toda a noite, de modo a que o ar frio entre no edifício e o ar quente seja extraído, baixando assim rapidamente a temperatura dentro do edifício.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial