AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Dados da AICCOPN

Construção: crescimento menos acentuado do PIB no 2º trimestre

07/08/2022

No 2º trimestre de 2022, o PIB registou um aumento de 6,9%, face ao trimestre homólogo (11,8% no trimestre anterior), refletindo um crescimento menos acentuado do consumo privado e do investimento do que no trimestre anterior. Recorde-se que a evolução, em termos homólogos, reflete em parte um efeito de base, dado que no 1.º trimestre de 2021 estiveram em vigor várias medidas de combate à pandemia que condicionaram a atividade económica. Face ao trimestre anterior, o PIB diminuiu 0,2% em volume, após um crescimento em cadeia de 2,5% no trimestre anterior

Imagen

No que diz respeito aos indicadores setoriais, nos primeiros 5 meses de 2022 regista-se uma subida de 4,3% do consumo de cimento no mercado nacional, face a igual período do ano passado, para 1.993,6 milhares de toneladas. Relativamente ao licenciamento pelas Câmaras Municipais de fogos em construções novas, até ao final do mês de maio, totalizaram 13.293, o que corresponde a um aumento de 5%, face aos 12.660 alojamentos licenciados no mesmo período do ano anterior. Já no que concerne ao licenciamento total de obras de edificação e reabilitação, assiste-se a uma ligeira redução de 3,5%, em termos homólogos, neste período.

Quanto aos custos de construção de habitação nova, em maio verificou-se um aumento do índice de 13,5%, em termos homólogos, em virtude de variações de 20,5% no índice relativo à componente de materiais, e de 5,8% no índice relativo à componente de mão de obra.

Ao nível da concessão de novo crédito à habitação pelas instituições financeiras, nos primeiros 5 meses do ano, o mesmo ascendeu a 6.998 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 19%, face a igual período do ano anterior. Por sua vez, no mês de junho, a avaliação bancária na habitação manteve a trajetória de valorização, com um aumento de 15,8%, face a igual mês do ano anterior, para 1.407€/m2, em face de aumentos de 16,7% nos apartamentos e de 12,1% nas moradias.

No primeiro semestre de 2022, no segmento de engenharia civil, verifica-se uma quebra no montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidas, o qual apresenta uma diminuição de 19% em termos homólogos, e no montante dos contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base, observa-se uma variação homóloga temporalmente comparável de -44%2.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial