AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Oriente Green Campus com gestão de projeto e obra da Engexpor

26/10/2022
O novo edifício de escritórios é de natureza sustentável e aposta na elevada eficiência energética, ambiental e de conforto para os colaboradores e irá receber o selo das certificações LEED Platinum e WELL Gold.
A Engexpor terá a cargo o acompanhamento e fiscalização da obra como a coordenação BIM (Building Information Modeling)
A Engexpor terá a cargo o acompanhamento e fiscalização da obra como a coordenação BIM (Building Information Modeling).

A gestão de projeto e obra do Oriente Green Campus foi entregue à Engexpor. O novo edifício de escritórios que iniciou a construção na zona do Parque das Nações, em Lisboa, resulta da alteração de uma construção já existente, mas que será agora desenvolvida de acordo com um novo projeto de arquitetura que irá aplicar princípios de sustentabilidade, flexibilidade e integração no meio envolvente.

Na gestão dos trabalhos, a Engexpor terá a cargo não só o acompanhamento e fiscalização da obra como também a coordenação BIM (Building Information Modeling), além de ter atuado anteriormente ao nível da gestão de projeto e de procurement.

A primeira fase da empreitada, que agora se iniciou, consiste na demolição parcial, reforço e adaptação da estrutura existente. Nas fases seguintes e, de acordo com a Engexpor, irá proceder-se à execução das fachadas, acabamentos, instalações especiais e paisagismo.

O Oriente Green Campus – que é propriedade do Orion European Real Estate Fund, que é gerido pela Norfin através do fundo Multiusos Oriente FEIIF - vai disponibilizar 41.100 m² de escritórios distribuídos por quatro pisos acima do nível do solo. O projeto contempla ainda 18.700 m2 de zonas exteriores e três pisos subterrâneos (55.820 m²) para estacionamento com um total de 1.667 lugares.

Com projeto de arquitetura dos ateliers Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e Saraiva + Associados, os escritórios irão funcionar em open space com uma configuração totalmente flexível, quer na sua ocupação quer na rápida adaptação a futuras necessidades ou aos requisitos de novos inquilinos.

Organizado em torno de três grandes pátios exteriores, o Oriente Green Campus é servido por três lobbies de entrada, um restaurante e auditório multiusos para uso exclusivo dos colaboradores e ainda quatro grandes open spaces para escritórios, tudo localizado no piso 0. Os pisos superiores acolhem os restantes escritórios, havendo lugar a pátios interiores (piso 1) e terraços exteriores (piso 2). A cobertura do edifício oferece ainda um enorme espaço comum ao ar livre com zonas ajardinadas.
De acordo com Nuno Alves, diretor da Engexpor em Portugal, “o Oriente Green Campus é um edifício inovador, voltado para o futuro, quer na flexibilidade das novas formas de trabalho quer nas preocupações de ordem ambiental, energética e de bem-estar. É um desafio acrescido para a Engexpor fazer a gestão de projeto e de construção de uma obra com requisitos tão rigorosos e exigentes, tendo em conta as suas elevadas ambições de certificação, mas estou confiante que estaremos à altura desse desafio”.

Design bioclimático garante a eficiência energética e o conforto dos utilizadores

No desenvolvimento deste projeto está prevista a obtenção da certificação LEED Platinum, a mais elevada classificação do sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental), que estabelece padrões para a criação de edifícios com base em princípios sustentáveis e de elevada eficiência energética e ambiental; e a certificação WELL Gold, o segundo mais alto nível de pontuação desta certificação que avalia os edifícios com base no bem-estar dos seus ocupantes.

Para tal, será criado um 'Edifício Inteligente', que terá a capacidade de se adaptar às condições do meio em que se insere, recorrendo ao chamado design bioclimático, o qual consiste na adoção de soluções técnicas que aproveitam o contexto ecológico e microclimático existente para assegurar a redução do consumo energético, o bem-estar dos utentes e a qualidade ambiental dos espaços.

No desenvolvimento deste projeto está prevista a obtenção da certificação LEED Platinum...
No desenvolvimento deste projeto está prevista a obtenção da certificação LEED Platinum, a mais elevada classificação do sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental).
As fachadas cerâmicas e envidraçadas do Oriente Green Campus são um ponto essencial desta solução, já que contribuem para a eficiência térmica global do edifício e para o conforto dos utilizadores, além de conferirem uma imagem marcante. Com um tratamento diferenciado dos vidros consoante a orientação, as fachadas de vidro duplo protegem contra a exposição solar excessiva no Verão e refletem a luz para o interior, preservando o calor no Inverno. A sua transparência permite ainda uma ligação direta à paisagem e vistas exteriores, sendo que a integração de elementos vegetais reforça essa relação com o verde e a otimização térmica.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial