Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

ePower&Building reuniu mais de 90.000 profissionais de 132 países com elevado poder de decisão e de compra

02/12/2022
Mais de 90.000 profissionais de 132 países com elevado poder de decisão e de compra participaram nas feiras realizadas sob o 'chapéu' ePower&Building: Veteco, Matelec, Matelec Industry, Construtec, Bimexpo e Archistone. Além disso, mais de 43.000 profissionais de todo o mundo juntaram-se ao evento através da plataforma digital Live Connect. O evento, que se realizou no recinto de feiras da Ifema, em Madrid, de 15 a 18 de novembro, foi mais uma vez o principal evento no sul da Europa dedicado a soluções avançadas para todo o ciclo de construção. As empresas participantes ficaram satisfeitas com o resultado do evento, revalidando o modelo e reforçando as previsões para 2024.
Imagen
Um dos elementos que mais se destacou na ePower&Building, e nas feiras realizadas no seu âmbito, foi o elevado poder de decisão e de compra das empresas visitantes (mais de um terço do total), 80% das quais eram PME, mais de metade operando em mercados estrangeiros, principalmente na Europa, e 10% na América Latina ou com interesse em fazê-lo.
Por outro lado, prescritores, tais como empresas de arquitetura, participaram numa proporção significativa de 15%, demonstrando um grande interesse em soluções BIM, materiais inovadores que incorporam tecnologia, e certificações que acreditam a sustentabilidade dos produtos.
A inovação foi a principal atração da Feira, que girou em torno das propostas dos expositores, com os seus materiais e soluções mais avançadas, e os conteúdos das atividades e workshops de formação.

Referência internacional

A dimensão internacional consolidou o certame como a referência para operar em mercados estrangeiros, expressa na visita de compradores convidados pelos organizadores da feira, selecionados entre aqueles com maior capacidade de compra para cada uma das feiras comerciais e respetivos setores, em cada mercado.
Mais de 12% do número total de visitantes eram de outros países (103), e 18% na Veteco. Quarenta por cento dos visitantes vieram de Portugal, seguidos de Itália, Alemanha, França, Marrocos, Turquia, Colômbia, Brasil, México e Argentina, como os países com o maior número de profissionais no evento. Entretanto, 70% dos visitantes de Espanha vieram de fora da região de Madrid, com a Catalunha, Andaluzia e Valência a destacarem-se em termos de números, embora houvesse profissionais de todas as regiões e cidades autónomas.
A forte dimensão internacional da ePower&Building foi assim apoiada por um programa completo e ambicioso de compradores estrangeiros convidados, cujo principal objetivo era atrair o interesse dos principais mercados estrangeiros. Além disso, as principais associações e organizações, bem como as empresas líderes dos diferentes setores representados no evento, mostraram os avanços tecnológicos mais avançados e os seus esforços em I+D+I. O evento contou também com uma nova área de startups, que apoiou o empreendedorismo, o talento, o emprego e o desenvolvimento do setor.
Em termos de empresas envolvidas em reabilitação, houve um aumento do número de empresas, sendo que mais de metade delas vieram de toda a Espanha. Uma realidade ligada aos planos de incentivo e ajuda para a renovação de edifícios, instalações e outros complexos urbanos, tanto em termos de eficiência energética como de sistemas e materiais de construção para melhorar o bem-estar e reduzir o consumo de energia. A microeletrónica e a eletrónica em geral, e especialmente as aplicações industriais, foram também de grande interesse para mais de 25% dos visitantes da Matelec e da Matelec Industry.

Os grandes desafios do setor

O renovado e poderoso programa de conferências, agrupado no novo espaço The Miss Conference, foi consolidado como um espaço de partilha de conhecimentos entre todos os agentes do setor sobre a descarbonização da construção e a inovação tecnológica. Além disso, 30% dos profissionais que participaram na ePower&Building manifestaram o seu interesse em participar nas conferências organizadas pelas associações setoriais no âmbito da The Miss Conference, sobre inovação, tecnologia, eficiência, sustentabilidade, apoio institucional e progresso na equidade social e laboral. Assim, o setor poderá interagir no LiveConnect para continuar a fazer negócios durante estes meses.
Os peritos que participaram na The Miss Conference defenderam a promoção da incorporação das mulheres no setor da construção, uma vez que a presença de mulheres no setor representa atualmente apenas 10% dos trabalhadores. Afirmaram que os fundos europeus são uma forma de melhorar a eficiência energética e promover a reabilitação. E salientaram que o setor público tem um efeito motor na digitalização da construção, uma atividade que representa 5% do PIB espanhol, emprega mais de 1,3 milhões de pessoas e é composto por 136.129 empresas, a maioria das quais são PME. Observaram também que os fabricantes de materiais são fundamentais para a descarbonização da construção. Por outro lado, destacaram os esforços em matéria de sustentabilidade do setor da construção e alertaram para a incerteza no futuro dos preços e custos.

Entrega de prémios

A ePower&Building recebeu os Prémios Matelec- AFME para a Inovação e Eficiência Energética. O vencedor na Categoria Instalação Elétrica foi o produto Simon 270 da SIMON, enquanto que o vencedor na Categoria Indústria foi o DIRIS B-10L da SOCOMEC IBERICA.
Além disso, a Matelec acolheu a quarta edição do Concurso de Instalações de Automação KNX e o primeiro KNX AWARDS. Na categoria de instalações de domótica KNX, os vencedores foram a IKNX Ingeniería, Ikidom e Araba Domotic; e Home Futura, ICM Ingeniería e Indótica receberam menções especiais. Andoni Asurmendi e Michael Sartor foram reconhecidos pela sua contribuição para o setor da domótica em Espanha.
A Veteco acolheu a décima quarta edição dos Prémios Veteco ASEFAVE, em reconhecimento das melhores fachadas, janelas e proteção solar; ao mesmo tempo, a associação patronal do setor, a Associação Espanhola de Fabricantes de Fachadas Ligeiras e Janelas, reconheceu o apoio prestado por 12 empresas que fazem parte da associação há 25 anos.
Na categoria de Melhor Fachada Ligeira, o Júri reconheceu a antiga Delegação Provincial de Saúde de La Coruña, o trabalho dos arquitetos Manuel Vázquez e Iglesias Veiga; o fabricante Stacbond - de Padrón, La Coruña-, e a GR Cametal e Alumetal, de Sariaa (Lugo). Também atribuiu uma Menção Honrosa ao Edifício Growth (Madrid), pelo arquiteto Antonio Ruiz Barbarín; ao fabricante Martifer Construcciones Metálicas de España, S.A. (Las Rozas, Madrid), e à Metra, de Valência.
Na categoria Melhor Janela, o vencedor foi a Berbés UVigo, da cidade galega com o mesmo nome, a obra de Abalo Alonso Arquitetos (Elizabeth Abalo e Gonzalo Alonso), e o fabricante Carpintería Avican (de Infiesto, Astúrias). Houve também uma menção especial para a LaScalA, pelos arquitetos Marina del Mármol e Mauro Bravo (Estudio MarmolBravo), Miguel Herráiz e Daniel Bergman (Estudio MADhel), e pelo fabricante Technal.
O vencedor na categoria de Melhor Proteção Solar foi o edifício Gran Vía 32 em Gerona, do estúdio Camps Felip Arquitetura SLP e pelo fabricante Cosentino. Foi também atribuída uma Menção Honrosa à Escola de Arte de Valladolid, à obra de Primitivo, Ara e Noa González Cabrera, de González Arquitetos SLP; e ao fabricante Estructuras Metálicas Román e Hijos, S.L. da cidade de Cantaracillo em Salamanca.
O Comité Organizador de cada uma das feiras ePower&Building reunir-se-á em breve para analisar os resultados e definir a estratégia para o evento 2024, bem como uma série de atividades e projetos que terão lugar ao longo do tempo até culminar no evento mais importante do setor da construção civil em Madrid, o mais importante do Sul da Europa.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Indalsu, S.L.Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial