Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Investimento vai criar mais de 200 novos postos de trabalho

Lidl investe 110 milhões de euros em novo entreposto em Loures

29/03/2023
Já arrancaram as obras de construção do novo entreposto do Lidl Portugal em Loures, num investimento avaliado em 110 milhões de euros. Este centro logístico irá possibilitar a criação de mais de 200 novos postos de trabalho e irá contar com o envolvimento de mais de 80 empresas portuguesas na sua construção.
Imagen
A cerimónia de apresentação do projeto e colocação simbólica da ‘primeira pedra’ do futuro entreposto contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão.

Avaliada num investimento de cerca de 110 milhões de euros, a construção deste futuro centro logístico irá promover um melhor abastecimento das lojas da região centro. Envolve também um vasto leque de obras de urbanização, nomeadamente vias estruturantes de acesso a zonas habitacionais e de futura indústria.

Paralelamente ao desenvolvimento industrial da região, o Lidl investe igualmente na dinamização da economia local, com a criação, com este empreendimento, de mais de 200 novos postos de trabalho.

Com uma área de implantação de cerca de 54 mil m2 e capacidade de armazenamento para mais de 44 mil paletes, o entreposto irá contar com os materiais mais eficientes do mercado e com soluções de conforto de trabalho e operação vanguardistas.

Na sua construção estarão envolvidas mais de 80 empresas portuguesas, num total de 350 colaboradores. Esta obra tem uma complexidade de engenharia pouco vista em Portugal - o novo entreposto surge implantado numa antiga pedreira e vazadouro, cuja atividade cessou no ano 2000, e procura o reaproveitamento dos produtos de vazadouro aí colocados, exigindo um projeto cuja componente geotécnica é de enorme impacto e importância, a movimentação de quase 2 milhões de m3 de terra.

Estratégia de sustentabilidade

No âmbito da estratégia de sustentabilidade do Lidl, o futuro entreposto será dotado de um sistema de gestão de energia que, aproveitando a luz solar incidente, gere as necessidades de energia artificial no interior, possibilitando a redução do consumo energético.

Terá também painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica, suficiente para fornecer o equivalente ao consumo de 800 moradias por um ano; carregadores para veículos elétricos; sistemas de captação e aproveitamento de águas pluviais; câmaras de frio com recurso a gases naturais que minimizam os efeitos nocivos para a camada do ozono, sistema AVAC integrado no sistema de frio industrial, reaproveitando a “energia” libertada e normalmente desperdiçada neste tipo de sistemas.

O edifício irá contar ainda com a certificação BREEAM – que classifica os edifícios sustentáveis tendo em conta categorias como gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, utilização do solo e ecologia e contaminação.

O novo entreposto Lidl em Loures, em números:

Investimento: 110 milhões de euros

Área: 54.000 m2, equivalente a 5 campos de futebol

Capacidade de armazenagem: 44 mil paletes

Cais de carga/descarga de mercadorias: 111

Capacidade de abastecimento: 100 lojas

Lugares de estacionamento de veículos ligeiros: 265

Lugares de estacionamento de camiões: 48

REVISTAS

Indalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial