77 PERFIL LOGÍSTICA 2020 que têm vindo a ser implantados sistemas de transporte sem condutor, que funcionam com caixas vazias nos espaços interiores da fábrica e levam as caixas cheias das linhas de montagem para o armazém intermédio. Stefan Duge, diretor do projeto de logística interna, em Leinfelden, resume a vantagem de ambos os sistemas de transporte: “graças a este projeto recentemente implementado, contamos com uma ótima organização de boa parte dos fluxos internos de material. Ambos os sistemas de transporte permitem uma elevadíssima flexibilidade e um fluxo contínuo de material no que diz respeito à nossa produção e logística interna”. DISPONIBILIDADE MAIS RÁPIDA PARA O CLIENTE A maior rapidez na disponibilidade da mercadoria representa um valor acrescentado para o cliente. Duge descreve as implicações: “ambos os sistemas podem ser utilizados independentemente do número de turnos. Isto significa que reduzimos os nossos tempos, mantendo em qualquer momento o transporte de material e peças 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusivamente durante picos de produção ou períodos de férias. Em resumo, o nosso produto acabado chega mais rapidamente à zona de expedição, pelo que se agiliza a disponibilidade para os nossos clientes”. De igual modo, geram-se outras vantagens na entrega, que embora sejam parcialmente habituais em sistemas interiores, em sistemas ao ar livre constituem uma exceção. O comboio exterior requer pouca manutenção, com uma única inspeção anual, para além de se poder utilizar em quase todas as condições meteorológicas e se poder conduzir manualmente, se necessário. SEGURANÇA FIÁVEL A entrada em funcionamento do comboio exterior foi precedida de uma planificação intensiva que contou com o apoio da Neumaier Industry GmbH & Co. KG. Foi necessário determinar os volumes a transportar, as características exatas do veículo, a conceção técnica e ótica dos terminais de entrega e o modelo de segurança de vários níveis. Tanto a unidade de tração como os dois reboques estão equipados com scanners de segurança de 360° que identificam os obstáculos mais pequenos ou uma pessoa no itinerário e entre os elementos do comboio, parando imediatamente o veículo. O comboio iluminado desloca-se pelo espaço da fábrica a uma velocidade máxima de 5 km/h. Conta com geonavegação integrada para manter exatamente o itinerário pré-determinado. Uma marcações no solo, sinais e pilaretes de limitação de velocidade guiam e “travam” o tráfego interno de camiões na fábrica, impedindo uma obstrução entre os diferentes veículos. TECNOLOGIA DE ROLOS Também foi ajustada com precisão a comunicação entre os sistemas de transporte, uma vez que o comboio exterior recolhe a mercadoria acabada do armazém intermédio, situado no mesmo pavilhão no qual se deslocam diferentes sistemas de transporte interior guiados à mão e o comboio interior autónomo. Para a carga e descarga é utilizada a tecnologia de rolos motorizados, consolidada no setor para o empilhamento de paletes. Neste sentido, ambos os reboques do comboio exterior estão equipados com rolos, com uma capacidade de duas paletes por trajeto. AUTOMATIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DIVERSIFICADA O comboio exterior é mais um exemplo da aplicação sistemática da estratégia logística e, por conseguinte, de toda a iniciativa de automatização e digitalização da empresa. Embora o sistema não possa ser aplicado exatamente da mesma forma noutras fábricas, a Roto pretende “aplicar a experiência adquirida com este projeto a médio prazo noutras fábricas de produção”, de acordo com o diretor de produção, Stefan Thiemermann. A lista de projetos de Indústria 4.0 em curso para produção é longa, incluindo a captura online de dados de maquinaria e instalações, a utilização de robôs colaborativos, a gestão digital de peças de substituição, a impressão 3D (fabrico aditivo) e a utilização de óculos de realidade mista (HoloLens). Thiemermann resume o objetivo e o benefício para o cliente de todos os projetos: “a automatização e a digitalização constituem pilares fundamentais da nossa estratégia de excelência operacional e visam o objetivo de proporcionar a máxima qualidade aos nossos clientes, garantindo um serviço de entrega fiável”. n Stefan Duge, diretor do projeto de logística interna, em Leinfelden. Stefan Thiemermann, diretor de produção da Roto FTT.
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