REVISTA DA ENVOLVENTE DO EDIFÍCIO JANELAS | FACHADAS | VIDRO | PERSIANAS | TOLDOS | PORTAS | AUTOMATISMOS Preço:11 € | Periodicidade: Bimestral | Julho 2024 - 20 | www.novoperfil.pt 20 Julho 2024 PERFIL www.novoperfil.pt
ACEDA AO MERCADO LUSO-ESPANHOL DA ENVOLVENTE DO EDIFÍCIO PORTUGUÊS: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, ... ESPANHOL: Espanha, México, EUA, Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela, Perú, ... O GRUPO EDITORIAL IBÉRICO DE ÂMBITO INTERNACIONAL INTEREMPRESAS MEDIA - ESPANHA Tel. +34 936 802 027 comercial@interempresas.net www.interempresas.net/info INDUGLOBAL - PORTUGAL Tel. (+351) 215 935 154 geral@interempresas.net www.induglobal.pt
PERFIL SUMÁRIO Edição, Redação e Propriedade INDUGLOBAL, UNIPESSOAL, LDA. Avenida Defensores de Chaves, 15, 3.º F 1000-109 Lisboa (Portugal) Telefone (+351) 215 935 154 E-mail: geral@interempresas.net NIF PT503623768 Gerente Aleix Torné Detentora do capital da empresa Grupo Interempresas Media, S.L. (100%) Diretora Gabriela Costa Equipa Editorial Gabriela Costa, Alexandra Costa, José Luis Paris Marketing e Publicidade Hélder Marques e Frederico Mascarenhas redacao_novoperfil@interempresas.net www.novoperfil.pt Preço de cada exemplar 11 € (IVA incl.) Assinatura anual 66 € (IVA incl.) Registo da Editora 219962 Registo na ERC 127424 Déposito Legal 468458/20 Distribuição total +8.500 envios. Distribuição digital a +7.400 profissionais. Tiragem +1.100 cópias em papel. Edição Número 20 – Julho de 2024 Estatuto Editorial disponível em https://www.novoperfil.pt/ EstatutoEditorial.asp Impressão e acabamento Lidergraf Rua do Galhano, n.º 15 4480-089 Vila do Conde, Portugal www.lidergraf.eu Media Partner Principal: Parceiros: Os trabalhos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos editoriais desta revista sem a prévia autorização do editor. A redação da Novoperfil adotou as regras do Novo Acordo Ortográfico. Smart home and building solutions. Global. Secure. Connected. Membro Ativo: ATUALIDADE 4 EDITORIAL 4 2ª edição dos Prémios Novoperfil promete superar expetativas 10 A Concreta está de regresso 12 Tektónica regressa em abril de 2025 14 Entrevista com Alberto Leal, diretor da Semana Internacional da Construção 16 Universidade de Coimbra participa no projeto internacional RePowerE(d)U 22 Entrevista a Adelino Vieira e Tiago Vieira, da Pervedant 24 Apoios à instalação de novas janelas eficientes continuam sem ver a luz 32 Carvalho & Mota promove aceleração da eficiência energética nos edifícios 34 Um caminho para a eficiência energética e a sustentabilidade 36 Passivhaus Portugal promove cursos Certified Passive House Tradesperson 40 Francesc Renau, diretor-executivo da Incerco: “Reafirmamos a nossa parceria com a Preference e com o software PrefSuite” 46 Norelem lança dobradiças versáteis para perfis de alumínio 50 Roto Object Business: segurança na planificação e implementação de soluções especiais 52 Veka e GU associam-se para desenvolver inovador sistema de ferragens para corrediças de folha dupla VekaSlide 54 Alumínio para uma sociedade neutra em carbono 56 Boas oportunidades para o mercado do PVC 58 RecyClass publica módulos de certificação de reciclagem para PVC 60 Setor da construção coloca tónica na reciclagem e na revalorização dos materiais 62 Deceuninck reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade 64 NOTÍCIAS ANFAJE 66 Strugal apresenta o novo toldo cofre modelo ST25: proteção e elegância em um só produto 68 Entrevista com Lars Weisner, diretor da Glasstec 70 Construção na Europa prepara-se para um futuro mais promissor 75 Wicona contribui com as suas fachadas para renovação do 111 Wall Street, em Nova Iorque 78 THE VERY BEST: O melhor da Envolvente do Edifício 41
4 ADENE assumiu copresidência da rede de agências de energia europeias A Agência para a Energia (ADENE) acolheu o encontro da European Energy Network (EnR), M75 Regular Meeting. A ADENE foi a anfitriã da EnR M75 Regular Meeting, a reunião semestral da European Energy Network (EnR), rede voluntária de 24 agências nacionais de energia da Europa. Neste encontro, a ADENE assumiu a copresidência da EnR para o segundo semestre de 2024, em parceria com as agências nacionais de energia de França (Ademe) e dos Países Baixos (RVO). Esta colaboração reforça o compromisso da Agência para a Energia na promoção de uma transição energética justa, inclusiva e sustentável em toda a Europa, que já havia ficado patente quando a ADENE teve a presidência da EnR em 2022/23. O ponto alto da reunião de Lisboa foi a realização do workshop 'Using Behaviour Change Insights and Programmes to Accelerate the Just Energy Transition', cuja discussão se centrou nas abordagens inovadoras às alterações comportamentais em três temas chave: transição justa; flexibilidade na procura; e aceitação pública de novas tecnologias. O workshop teve como destinatários os profissionais das agências de energia e do setor da energia, assim como decisores políticos, administração pública, cientistas sociais e investigadores. EDITORIAL Na edição de julho da Novoperfil celebramos o lançamento da 1ª edição do dossier especial ‘The Very Best’, uma seleção do setor que dá a conhecer o melhor da Envolvente do Edifício em Portugal. Trata-se de um novo formato de comunicação, onde as empresas expõem os seus produtos, soluções e tecnologias, e que apresenta uma ‘montra’ da excelência do que esta indústria oferece no nosso país. Um especial de sucesso, que se inicia nesta 20.ª edição da sua revista de referência no setor da Envolvente do Edifício com a ambição de funcionar, no futuro, como um catálogo de soluções inovadoras nas áreas das janelas, portas, fachadas e proteção solar. Também nesta edição, assinalamos o 30.º aniversário da Pervedant com uma entrevista sobre o caminho de crescimento da empresa rumo à afirmação, nacional e internacional, no setor da extrusão de perfis e vedantes para a caixilharia de alumínio, madeira e PVC. Um caso de sucesso assente em dois ativos: pessoas e inovação. De visita às instalações da Interempresas Media, em Barcelona, e acompanhado pelo diretor geral da Expo Düsseldorf España, o diretor da Glasstec 2024, Lars Weisner, antevê, em entrevista, os objetivos e as expetativas do certame, que se realiza de 22 a 25 de outubro, na cidade alemã de Düsseldorf. Circularidade, digitalização e descarbonização vão ser os temas em destaque na maior feira comercial do mundo para o setor do vidro. A não perder, o Especial nZEB e reabilitação, com destaque para a análise de António Batalha à implementação do novo referencial para a construção - o edifício com emissões zero (ZEB). Um progresso que depende da renovação energética e de uma aposta estratégica em edifícios de necessidades nulas de energia, como explica o gestor do CLASSE+ e do casA+ na ADENE. Ainda de leitura obrigatória, as novidades e soluções inovadoras do mercado, nos dossiers ‘Ferragens, elementos de fixação e acessórios’ e ‘Sistemas de PVC’. Num setor altamente comprometido com uma sociedade neutra em carbono, as palavras de ordem são eficiência e sustentabilidade. Bem a propósito, nesta edição despedimo-nos de Rui Abreu enquanto presidente da APAL, sabendo que continuará a ter um contributo inestimável na Associação e na indústria do alumínio. Numa ode ao “material inteligente”, o especialista defende, em opinião, o papel do alumínio na descarbonização, pelas suas caraterísticas enquanto solução leve e infinitamente reciclável. Boas leituras. ‘The Very Best’: os melhores produtos, soluções e tecnologias
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6 ATUALIDADE MAIS NOTÍCIAS DO SETOR EM: WWW.NOVOPERFIL.PT • SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER Reabilitação urbana com quebra de 1,5% em maio Segundo dados da AICCOPN verificou-se uma redução da atividade neste mercado. Foram divulgados os números do último Barómetro da Reabilitação Urbana. Os dados recolhidos pelo inquérito realizado pela AICCOPN junto dos empresários do setor que atuam no segmento da Reabilitação Urbana revelam uma redução da atividade neste mercado, apurando-se uma variação de -1,5% no índice qualitativo respetivo. Já no que concerne ao indicador que mede a evolução da Carteira de Encomendas, este manteve-se estável em maio, verificando-se uma variação de apenas 0,2% em termos homólogos. Já em relação ao número de meses de produção contratada, ou seja, o tempo assegurado de laboração a um ritmo normal de produção, em maio, apurou-se uma redução face aos meses anteriores, fixando-se em 8,9 meses. APAL defende alumínio como aliado na prevenção contra incêndios O alumínio é o material com melhor desempenho na resistência ao fogo e a solução para o plano de alterações climáticas, defende a Associação Portuguesa do Alumínio. A Associação Portuguesa do Alumínio (APAL) apresentou o alumínio como material potencial na prevenção das consequências previstas para Portugal e Espanha perante as alterações climáticas, no âmbito da implementação da Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD), da Comissão Europeia. A APAL cita um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) que salienta a probabilidade de 80% de, em pelo menos um ano, as temperaturas médias globais excederem 1,5°C, até 2028, o que reflete o contínuo aquecimento do planeta causado pela emissão de gases com efeito de estufa. O relatório prevê, ainda, o aumento das temperaturas terrestres em relação ao aumento da temperatura do oceano até 2028, sendo que a anomalia da temperatura próxima da superfície do Ártico é três vezes maior do que a média global. No contexto europeu, a Península Ibérica e os países do Sul da Europa são os que apresentam maior vulnerabilidade às alterações climáticas e o alumínio permite minimizar estes impactos e tornar as regiões mais resilientes ao clima, devido ao seu comportamento na resistência ao fogo e na promoção da qualidade do ar. A Diretiva CSRD da União Europeia propõe de forma unilateral que todos os Estados-membros sejam responsáveis a nível ambiental, com foco na redução de energia e na proteção contra extremos de calor e frio. A APAL apresenta, assim, o alumínio como o material que pode ser adotado pelas diferentes áreas setoriais, dada a durabilidade, leveza, resistência e versatilidade do material. O alumínio tem uma grande resistência ao fogo, é capaz de suportar altas temperaturas e promove a qualidade do ar, pois não liberta emissões tóxicas, tornando-se um material eficaz na redução de emissões poluentes no processo de utilização.
7 ATUALIDADE MAIS NOTÍCIAS DO SETOR EM: WWW.NOVOPERFIL.PT • SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER Forster Profile Systems apresenta nova solução para portas ultraminimalistas A Forster Profile Systems, empresa do grupo Reynaers, apresentou uma nova solução técnica para portas ultraminimalistas. O Forster unico xs é um sistema que combina design e sustentabilidade. Foi concebido tanto para novas construções como para a reabilitação. Acompanha a tendência do minimalismo na arquitetura, sem ceder nos desempenhos, enquanto tem na sua génese o ecodesign e a circularidade. Com vistas de aço de apenas 23 mm, o perfil ultrafino expande o minimalismo e assegura um desempenho acústico até 46 dB, dando resposta às necessidades crescentes de conforto acústico em áreas urbanas ou noutras zonas expostas a fontes de ruído intenso. Já a maleabilidade e força estática intrínseca do aço asseguram uma boa experiência de utilização durável, mesmo com painéis de vidro pesados e de grande dimensão, que ampliam as vistas e expandem a luz natural, essencial para o bem-estar no interior dos edifícios. Outro benefício é a possibilidade de criar formas curvas, ou configurações mais arrojadas, e assim se moldar ao património edificado. Totalmente fabricados em aço, sem componentes plásticos na rutura térmica, os perfis das portas forster unico xs são uma escolha ambientalmente responsável. Asseguram a eficiência térmica necessária para reduzir as emissões de carbono na fase de utilização e, no fim de vida, são 100% recicláveis sem perder valor. Nova certificação EnerPHit Unit da Passive House internacional A associação apresentou a nova certificação EnerPHit Unit no webinar do iPHa, 'Project Spotlight', realizado a 10 de julho. Laszlo Lepp, do Passive House Institute Innsbruck, apresentou a nova certificação EnerPHit UnitUnit, uma variante do padrão de EnerPHit retrofit através do método de componentes, aplicável para frações reabilitadas em edifícios com vários fogos. Até agora, os proprietários de frações individuais em edifícios multifamiliares ou de unidades comerciais individuais que procurassem renovar a sua propriedade só poderiam obter uma pré-certificação como parte de um Plano EnerPHit Retrofit. Mas, em muitos casos, o proprietário do apartamento teria poucas oportunidades de influenciar as mudanças no resto do edifício, propriedade de outra pessoa. O conceito EnerPHit Unit foi desenvolvido para responder a esses casos. Durante o evento foram analisados os dois primeiros projetos certificados.Francesco Nesi, chefe da Zephir - Passivhaus Itália, apresentou a reforma de um único apartamento em Bérgamo. João Gavião, da Passivhaus Portugal, apresentou o seu próprio espaço de escritórios renovado como projeto EnerPHit Unit. Um projeto de uma única sala de escritório que foi reabilitada num edifício existente não-reabilitado. A procura de aquecimento foi reduzida em 75%, garantindo elevados níveis de conforto térmico e boa qualidade do ar.
8 ATUALIDADE MAIS NOTÍCIAS DO SETOR EM: WWW.NOVOPERFIL.PT • SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER Saint-Gobain Portugal tem novos CFO e diretora para a Solutions Antoni Cristofol Escorsa assume a função de CFO da Saint-Gobain Portugal S.A. e Magali Gagliano é a nova diretora da Saint-Gobain Solutions, ficando responsável pela gestão das marcas Isover, Placo, Weber e da marca Climalit da Saint-Gobain Glass. A Saint-Gobain Portugal anunciou novos cargos de direção da empresa. Com um percurso na área financeira no Grupo Saint-Gobain ha 25 anos, Antoni Cristofol Escorsa agora o CFO da empresa. Durante cinco anos desempenhou a função de diretor administrativo e financeiro na área da distribuição, na Saint-Gobain em Espanha. Nos últimos oito anos ocupou o cargo de diretor financeiro na Saint-Gobain Sekurit em Espanha, Portugal e Marrocos e, anteriormente, o mesmo cargo na filial Glass Solutions em França. É licenciado em Economia pela Universitat de Barcelona e possui um Executive MBA pela Esade. Magali Gagliano ocupará o cargo de diretora da Saint-Gobain Solutions, ficando responsável pela gestão das marcas Isover, Placo, Weber e da marca Climalit da Saint-Gobain Glass. A profissional está no grupo há 35 anos, tendo desenvolvido a sua carreira na empresa Point P, em França, na área comercial e de gestão. Nos últimos anos desempenhou as funções de market manager no Departamento de Marketing, chefe de Agência e diretora de Contas na mesma empresa pertencente ao grupo Saint-Gobain. É formada em Economia pela Aix-Marseille University. Para Antoni Cristofol Escorsa “foi com grande felicidade e entusiasmo que aceitei este desafio. Portugal tem demonstrado uma trajetória de crescimento notável nos últimos anos, que faz do país um importante mercado para o grupo Saint-Gobain.” Por seu lado, Magali Gagliano diz que “a Saint-Gobain tem bem definida a sua estratégia para o mercado português, que é resultado de uma gestão de excelência e da confiança que já conquistou no setor. Os próximos anos passam por continuar a cumprir a ambição de crescimento da empresa”. Manusa abre uma nova filial em Itália A fabricante de portas automáticas e de acessos inteligentes quer consolidar a sua posição no mercado italiano. A Manusa inaugurou no dia recentemente a sua nova filial corporativa em Bergamo, no Norte de Itália, a partir da qual prestará serviço a todo o mercado daquele país. Em comunicado, a empresa avança que esta operação se insere na sua estratégia de crescimento internacional que considera o país transalpino como um dos mercados estratégicos a nível europeu. Com mais de 30 anos de experiência anterior em Itália, a Manusa reforça deste modo o posicionamento e compromisso com o este mercado. Uma estrutura própria facilitará um serviço mais próximo e personalizado aos seus clientes e o desenvolvimento de soluções adaptadas ao mercado local. Segundo José F. Medina, CEO da Manusa, “a abertura desta nova sede é uma motivação para continuar a crescer e a fortalecermo-nos. O trabalho realizado nos últimos anos para dar a conhecer a Manusa em Itália e a resposta do mercado permitiram-nos passar para esta nova etapa da empresa. Esta operação reflete o compromisso da Manusa com os seus clientes e o objetivo de liderar a inovação no setor da porta automática e do acesso inteligente”. Mattia Rochetti, business development manager para Itália, acrescenta que a nova sede contribui para o “objetivo da empresa de liderar a inovação no setor das portas automáticas e dos acessos inteligentes, dando maior qualidade de serviço aos clientes, além de consolidar a sua posição de líder no setor das portas automáticas, também em Itália".
9 ATUALIDADE MAIS NOTÍCIAS DO SETOR EM: WWW.NOVOPERFIL.PT • SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER Casais Engenharia e Construção recebe Estatuto Inovadora COTEC A empresa nacional foi reconhecida pela COTEC como uma das organizações com elevado desempenho de inovação e que apresenta crescimento rentável e robustez financeira. Vicaima assegura valorização de 96% dos resíduos A Vicaima assinalou o Dia Mundial do Ambiente com uma campanha de sensibilização para a reciclagem e circularidade dos recursos. A Casais Engenharia e Construção anunciou ter sido distinguida com o Estatuto Inovadora COTEC'24, um reconhecimento atribuído pela COTEC Portugal e pelos seus parceiros do setor bancário a empresas nacionais com um elevado desempenho de inovação e que apresentam um crescimento rentável e robustez financeira. Esta distinção reconhece a excelência e a solidez financeira da Casais Engenharia e Construção no panorama nacional, diz a empresa em comunicado. O estatuto Inovadora COTEC, é concedido anualmente às empresas que cumpram os requisitos exigentes de estabilidade financeira e eficiência operacional, e que apresentem potencial de inovação tecnológica. O objetivo é distinguir as empresas com um desempenho inovador e que criam valor para a economia nacional. O universo COTEC Portugal é composto por empresas multinacionais, grandes grupos nacionais e PME de diferentes setores, que no conjunto representam mais de 16% do PIB e 8% do emprego privado nacional. Mais de 1.480 empresas candidataram-se à quarta edição desta iniciativa. As ações focaram- -se na hierarquia dos 3 R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), incentivando a adoção transversal da separação e reciclagem nas diferentes áreas da empresa. Um dos principais eixos de ação da Vicaima, no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), é trabalhar ativamente para estender o ciclo de vida das respetivas soluções, otimizando toda a cadeia de valor e minimizando os desperdícios. Estas ações de sensibilização enquadram- -se no ODS 12 (Produção e Consumo Sustentáveis). Esta é uma política que requer uma abordagem holística, implicando investimentos diretos, o envolvimento dos diversos stakeholders e o contributo ativo de todos os colaboradores. Em 2023 a empresa valorizou 96% dos resíduos produzidos, através da reutilização em novos produtos, da reciclagem ou da produção de energia térmica. Foram geradas 4.139 toneladas de resíduos, o que representa um decréscimo de 15%, face ao ano anterior. Em comunicado, a Vicaima avança que a prioridade passa pela incorporação crescente de materiais renováveis nos produtos que o grupo fabrica ou que integra ao longo da cadeia logística.
10 PERFIL PRÉMIOS NOVOPERFIL 2ª edição dos Prémios Novoperfil promete superar expetativas As candidaturas aos Prémios Novoperfil – Janelas Eficientes 2024 estão a decorrer até 30 de setembro, e a avaliar pelas inscrições à data, a expetativa é alta. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar entre 20 e 23 de novembro, na Concreta, no Porto. Gabriela Costa No dia 2 de maio a Tektónica, na FIL, em Lisboa, foi palco para o lançamento da 2ª edição dos Prémios Novoperfil – Janelas Eficientes, promovidos pela Revista Novoperfil, com o apoio da ANFAJE e da ADENE – Agência para a Energia no âmbito da iniciativa CLASSE+. O evento, que contou com a presença dos parceiros do projeto e empresas do setor, oficializou o arranque das candidaturas às duas categorias a concurso: ‘Projetos’ e ‘Empresas’. Os Prémios Novoperfil pretendem conferir uma maior valorização aos projetos no setor das janelas eficientes e visam a sua dinamização, bem como das empresas e projetos que o constituem. Deste modo, os principais objetivos que se esperam alcançar com a instituição dos Prémios são: Dinamizar el o setor das janelas eficientes, dando a conhecer projetos inovadores e sustentáveis; • Fomentar o envolvimento das empresas do setor das janelas eficientes em projetos que promovam a eficiência energética de edifícios;
11 PERFIL PRÉMIOS NOVOPERFIL Os Prémios irão ter as seguintes distinções: Prémios Empresas - atribuídos a empresas aderentes ao CLASSE+, contemplando três categorias, de acordo com o tipo de adesão CLASSE+ das empresas candidatas: • Prémio Grandes e Médias Empresas • Prémio Pequenas Empresas • Prémio Excelência: Vidro / Perfil Prémios Projetos - atribuídos aos projetos de construção ou reabilitação que integrem vãos envidraçados, e que se destaquem pelo seu desempenho em duas diferentes categorias: • Inovação • Sustentabilidade. 2.ª Edição Prémios COM APOIO DE: EM PARCERIA COM: JANELAS EFICIENTES 2024 Candidaturas abertas a partir de maio. Mais informações em: www.novoperfil.pt PARTICIPE! • Sensibilizar o consumidor para a importância da janela como elemento da envolvente do edifício com potencial de melhoria da eficiência energética do edifício; • Difundir a etiqueta energética de produtos CLASSE+, dedicada à classificação de produtos da envolvente e já estabelecida para as janelas, como elemento de esclarecimento do consumidor em matéria de eficiência; • Distinguir empresas e boas práticas que se destaquem pelo forte compromisso com a eficiência energética e projetos que se diferenciem pelo seu caráter de inovação e sustentabilidade. Nos meses de junho e julho o CLASSE+ da ADENE realizou duas sessões de esclarecimentos online, com o objetivo de clarificar dúvidas referentes às candidaturas aos Prémios Novoperfil - Janelas Eficientes, tanto na categoria ‘Empresas’ como na categoria ‘Projetos’. A ANFAJE também realizou sessões de esclarecimento junto dos seus associados. Em setembro terão lugar novas apresentações para facilitar o processo de candidatura, prazos e documentação necessária, bem como o preenchimento dos formulários, nas duas categorias a concurso. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar entre 20 e 23 de novembro, na Concreta - Feira de arquitetura, construção, design e engenharia, em data a anunciar brevemente. n Consulte toda a informação sobre os Prémios Novoperfil - Janelas Eficientes, bem como os formulários de candidatura em: www.novoperfil.pt
12 PERFIL EVENTOS A Concreta está de regresso Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia está agendada para os dias 20 a 23 de novembro. Aquele que é considerado o maior evento nacional nas áreas da construção, arquitetura, design e engenharia volta a abrir as suas portas. Mais precisamente de 20 a 23 de novembro, na Exponor, na sua 31ª edição. Este ano a organização promete um formato inovador, com destaque para a criatividade, tendências e novas soluções, posicionando ainda a sustentabilidade como a base de toda a sua estrutura. Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor, explica que “na Concreta, estamos comprometidos em liderar a transformação da indústria da construção em direção a um futuro mais sustentável. O mote 'Descarbonização da Arquitetura e Engenharia' reflete o nosso compromisso em promover práticas responsáveis e estamos entusiasmados por proporcionar um ambiente de partilha e reflexão, onde as empresas e profissionais podem colaborar, como um todo, em direção a um futuro mais verde”. A curadoria do evento cabe ao arquiteto Diogo Aguiar, fundador do atelier Diogo Aguiar Studio e ainda professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Ao assumir este papel, tem como missão dar destaque à temática da responsabilidade ambiental à escala de todos os setores da construção. Esta é uma feira direcionada a arquitetos, engenheiros, técnicos, consultores, construtores, instaladores, entre muitas outras especialidades, com espaço de exposição para um leque alargado de empresas - desde revestimentos, isolamentos, cozinha, banho, pavimentos, climatização, iluminação, carpintaria, passando ainda pelas máquinas, ferramentas e equipamentos para a construção. Em simultâneo com a Concreta vai realizar-se a Elétrica, outro projeto de referência no setor da construção em Portugal, que apresenta novidades e reforça negócios nos setores de Energia, Mobilidade Eletrónica e Material Elétrico. n CONCRETA | ELÉTRICA • 20 a 23 de novembro, de 2024 • Horário: das 10h00 às 19h00 • Local: Exponor, Porto
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14 PERFIL EVENTOS Tektónica regressa em abril de 2025 Aquela que é a maior feira de construção do país já tem data marcada: 10 a 12 de abril de 2025 A organização da Tektónica, considerada a maior feira de construção do país, anuncia que a 27ª edição terá lugar de 10 a 12 de Abril de 2025, na FIL – Centro de Congressos e Exposições de Lisboa. Os dados recolhidos pela organização indicam que a edição de 2024 registou um crescimento em participações de empresas, ascendendo a 300 presenças, nacionais e internacionais, e uma forte adesão de visitantes, ultrapassando as 25.500 visitas. Outro dado interessante: segundo um inquérito efetuado durante a feira, os visitantes, profissionais e público, avaliaram positivamente a Tektónica, com 98% a referir que o evento correspondeu às expectativas. A acrescentar a isto, 92% dos visitantes profissionais consideram que o salão contribui para a projeção e crescimento económico do setor e 94% recomenda a visita a outros profissionais do setor, tencionando repetir a visita na próxima edição. No que reporta ao público, 96% recomendaria a visita ao evento e 95% tenciona visitar a próxima edição, em 2025. Em 2025 a Tektónica pretende reforçar o seu estatuto enquanto Marketplace e como local privilegiado para a apresentação das principais novidades e tendências, através de um programa de ações e iniciativas para o setor, onde se destacam as últimas inovações. O evento voltará a realizar-se em simultâneo com o SIL – Salão Imobiliário de Portugal. n
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ENTREVISTA 16 PERFIL ALBERTO LEAL, DIRETOR DA SEMANA INTERNACIONAL DA CONSTRUÇÃO “A Veteco 2024 vai crescer tanto em termos de metros quadrados como de expositores” José Luis París A Semana Internacional da Construção reunirá o setor da construção na IFEMA Madrid, no início de novembro. Sob esta grande marca, estão agrupados os certames Veteco, Construtec, Smart Doors e Piscimad. A Veteco, o Salão das Janelas, Fachadas e Proteção Solar, será novamente o ponto de encontro do setor, desta vez, com três pavilhões. Falámos com Alberto Leal, diretor da Semana Internacional da Construção, que nos explicou as novidades que a Veteco vai apresentar na edição deste ano.
ENTREVISTA 17 PERFIL A Veteco realizar-se novamente entre 5 e 8 de novembro, na IFEMA Madrid. Em relação à última edição, quais são as novidades? A Veteco inclui várias novidades. A principal é o facto de se inserir num novo projeto estratégico, a Semana Internacional da Construção, um evento transformador que aprofunda as sinergias já estabelecidas até ao momento. À coabitação entre a Veteco e a Construtec, junta-se agora a Smart Doors, um salão dedicado ao setor das portas e automatismos, bastante relacionado com o meio envolvente. Realizar-se-á também a Piscimad, a feira do mundo profissional das piscinas. Desde a pandemia, tornou-se cada vez mais importante para os promotores e construtores garantir a qualidade de vida nos seus empreendimentos habitacionais, sendo que as instalações aquáticas desempenham um importante papel nesse sentido. Com estes argumentos, na IFEMA Madrid acreditámos que fazia todo o sentido levar a cabo um projeto 360 graus dirigido ao setor da construção, que englobasse toda a sua cadeia de valor: a Veteco, com janelas, fachadas e envolventes; a Construtec, com arquitetura, materiais e sistemas de construção; a Smart Doors, com portas, automatismos, domótica e segurança; e a Piscimad, com todos os componentes envolvidos em piscinas. A Semana Internacional da Construção é mais do que um nome, é uma declaração de intenções, por tudo o que terá lugar na IFEMA Madrid durante esses quatro dias, onde não será discutida propriamente a construção, mas sim uma visão global da construção, abordando inclusivamente tendências que nem sequer podemos imaginar no presente, mas que podem tornar-se realidade no futuro. Além disso, a vocação permanece internacional, tal como aconteceu com a Veteco e a Construtec nas suas últimas edições. Quais são as expetativas para a edição de novembro? Qual é a área ocupada por esta Semana Internacional da Construção e como serão distribuídos os espaços dos diferentes certames? Neste momento, a perceção é muito boa. Estamos a finalizar a primeira fase de contratação e a resposta do setor tem sido extremamente positiva, com uma elevada taxa de contratação. Esperamos ocupar a totalidade do recinto de exposições da IFEMA Madrid. A Veteco registará um crescimento significativo, tanto em metros quadrados como em número de empresas expositoras. Tradicionalmente, a Veteco sempre ocupou os pavilhões 9 e 10, os maiores da IFEMA. O pavilhão 7 será acrescentado na próxima edição. A Smart Doors estará o mais próximo possível da Veteco, no pavilhão 5, devido a todas as sinergias que partilham, enquanto a Construtec e a Piscimad estarão localizadas no pavilhão 3, que acolherá também conferências e conteúdos transversais aos quatro salões.
ENTREVISTA 18 PERFIL Além disso, nos pavilhões 4, 6 e 8, realizar-se-á, em paralelo, a Matelec, que, embora não esteja incluída na Semana Internacional da Construção, apresenta também muitas sinergias com os outros eventos. Quais serão os principais temas da Semana Internacional da Construção? Naturalmente, tal como estruturámos a Semana Internacional da Construção e devido às sinergias existentes, as quatro feiras terão eixos estratégicos importantes, em que questões como a sustentabilidade, a eficiência energética e a digitalização desempenharão um papel importante, a fim de proporcionar valor tanto aos expositores como a cada um dos grupos que constituem os visitantes profissionais. Para proporcionar este valor acrescentado, o posicionamento internacional do evento é uma das bases estratégicas, bem como o conteúdo das propostas em termos de empresas e soluções que os visitantes poderão encontrar. Além disso, queremos acrescentar valor ao conteúdo do programa da conferência. Vamos centrar este programa em dois aspetos: a parte monográfica de cada um dos certames em particular. Mas também queremos organizar um grande evento transversal, um Congresso Internacional da Construção no qual serão abordados temas de interesse comum para todos os intervenientes: profissionais de cada um dos setores, promotores, construtores, distribuidores, etc. As questões a abordar no evento serão transversais. As sessões do congresso realizar-se-ão durante todas as manhãs da feira, abordando temas como a inovação e a digitalização, a sustentabilidade, a formação, tendências como a construção industrializada, a certificação, etc. Em edições anteriores da Veteco, foram incluídos setores como a proteção solar e o vidro, com a Veteco Solar e a Veteco Glass. Esta tendência vai repetir-se nesta edição? Sim. Na Veteco, existem quatro setores principais: janelas, fachadas, proteção solar e vidro. Os dois primeiros são os que apresentam mais expositores e mais conteúdos. Estão incluídos todos os setores relacionados, tais como ferragens, acessórios, vedantes e maquinaria, que são cada vez mais importantes. No entanto, existem dois grandes canais que apresentam determinadas especificações, o setor do vidro e o da proteção solar. Em 2016, criámos a Veteco Solar e, em 2018, a Veteco Glass, com a ideia de promover estes dois setores. É cada vez mais evidente que as implicações destes setores para a envolvente são inevitáveis, nomeadamente no que diz respeito à proteção solar. No passado, nos projetos de arquitetura, estes sistemas eram frequentemente negligenciados e incorporados posteriormente. Hoje, já estão integrados no projeto como parte da envolvente do edifício para melhorar a eficiência energética dos edifícios. Os Prémios Veteco-Asefave gozam já de um prestígio considerável. Em que categorias serão atribuídos desta vez, quem pode candidatar-se e quais os prazos para a apresentação de candidaturas? De facto, os prémios Veteco-Asefave são altamente reconhecidos e estão consolidados. Juntamente com a Asefave, trabalhamos para reconhecer a qualidade das propostas e para garantir que o convite não se limita apenas a Espanha, incluindo também um âmbito europeu e latino-americano. As categorias são um reflexo da setorização da feira. Serão atribuídos prémios ao melhor projeto de fachada, ao melhor projeto de janela, ao melhor projeto de proteção solar e ao melhor projeto de fim de curso centrado na envolvente. Trata-se de um excelente prémio, de prestígio, e os arquitetos que o ganharam em edições anteriores tiveram uma progressão profissional considerável. As regras e regulamentos estão disponíveis em www.ifema.es/veteco/premios. Da esquerda para a direita: Àngel Marco, assessor de comunicação da Interempresas Media; José Luis París, jornalista da Interempresas Media; Alberto Leal, diretor da Semana Internacional da Construção; Marta Ariste, diretora comercial da Semana Internacional da Construção e Pablo Santos, diretor de Comunicação e Marketing da IFEMA Madrid.
19 PERFIL Além das categorias habituais, este ano acrescentámos uma nova categoria, o prémio para o melhor stand, que será atribuído durante a feira. O júri terá em conta diferentes questões para atribuir este prémio, como a sustentabilidade, a reciclagem, o conceito do stand para receber os visitantes, etc. Gostaríamos de agradecer aos expositores pelos seus esforços para estarem na Veteco, porque a maioria conta com stands impressionantes. Penso que será um prémio bem-vindo. Em edições anteriores, a IFEMA Madrid promoveu a atração de visitantes e empresas de outros países, principalmente da Europa, América Latina e Norte de África, para fomentar o contato entre empresas e as oportunidades de negócio. Vai ser mantida esta abordagem? A Veteco e a Semana Internacional da Construção são eventos direcionados, obviamente, para o mercado da Península Ibérica, visto Portugal ser um mercado natural para nós, tal como o resto da Europa. Contudo, somos um reflexo do tecido produtivo das empresas na sua ânsia de exportar e de se posicionar internacionalmente. O mundo está globalizado. É cada vez mais fácil ultrapassar as barreiras para aceder a obras e a projetos internacionais, e esta feira também tem de o ser. Isso é algo que temos bem claro. Estou a trabalhar na Veteco desde 2013-2014 e tenho visto como empresas que há dez anos se focavam em mercados muito locais se posicionaram gradualmente a nível externo e estão presentes em muitos países com uma estrutura consolidada, não se limitando a exportar soluções. Portugal e a Europa são mercados tradicionais, porque grande parte da percentagem das exportações se destina à União Europeia, contudo, por afinidade económica e emocional, a América Latina tem de ser um mercado natural para nós e está a tornar-se cada vez mais importante. O México, por exemplo, devido a conotações geopolíticas e socioeconómicas, está a adquirir um papel muito importante para as empresas. O Magrebe e o Norte de África são também mercados naturais para nós. A IFEMA Madrid conta também com a plataforma LIVE Connect. No que consiste e como é que os expositores e os visitantes podem beneficiar da mesma? Na IFEMA Madrid encaramos as feiras como formatos híbridos. O objetivo de uma feira é reunir as pessoas, a oferta e a procura no mesmo local. Além da nossa essência latina, gostamos de nos ver de dois em dois anos numa feira, para nos encontrarmos com velhos amigos. Com 30.000
ENTREVISTA 20 PERFIL ou 40.000 visitantes profissionais, são 30.000 abraços ou 40.000 apertos de mão que acontecem na feira. Contudo, devemos também ter em conta que se trata de um formato híbrido e que as tecnologias nos ajudam a preparar a aproximação entre a oferta e a procura. Vivemos num mundo cada vez mais ocupado. Tudo o que seja possível preparar com antecedência antes de visitar a feira, como saber quem vai participar na exposição, quais as novidades que vão ser apresentadas, ou fazer um “matchmaking” prévio e acordar reuniões, é tempo poupado. É também importante para o expositor saber quem o visitou, poder exportar os seus dados e efetuar uma análise de perfil e estatística dos seus visitantes. Este tipo de coisas simplifica a organização e a participação na feira. A feira não se resume a quatro dias, porque meses mais tarde o expositor continuará a trabalhar com a base de dados de informação recolhida e a manter os contatos estabelecidos na feira, o que pode conduzir a negócios posteriormente. A feira não é um momento único, mas sim uma progressão ao longo do tempo. O objetivo é criar uma plataforma que ajude o expositor a manter a relação com a pessoa que conheceu na feira. Por último, que mensagem gostaria de transmitir a todos aqueles que ainda não decidiram participar na Semana Internacional da Construção, como expositores ou visitantes? A primeira mensagem é de agradecimento ao setor, porque a resposta está a ser muito positiva. O setor compreendeu muito bem a inclusão da Veteco na Semana Internacional da Construção, devido às sinergias criadas com a Construtec, a Smart Doors e a Piscimad. Tudo aquilo que a Veteco tinha de positivo é mantido e reforçado com outros grupos de interesse, como os promotores e construtores, entre outros. Para aqueles que estão hesitantes, que ainda não pensaram em participar, só podemos convidá-los. Têm as portas abertas para estar presentes na Veteco, porque é o lugar onde tudo vai acontecer. Todas as novidades, pessoas, amigos e colegas do setor estarão presentes na Veteco. Um setor é composto por empresas, profissionais, clientes, fornecedores, instituições, imprensa especializada e, claro, a sua feira de referência. Todos nós fazemos parte deste ecossistema. O estado de um setor é também avaliado pelo evento ou feira que o representa. n Na edição de 2024, a Veteco ocupará os pavilhões 7, 9 e 10. Foto: IFEMA Madrid.
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22 PERFIL FORMAÇÃO Universidade de Coimbra participa no projeto internacional RePowerE(d)U Objetivo é desenvolver programas de formação contínua em eficiência energética e energias renováveis com recurso a ferramentas didáticas inovadoras, como a realidade virtual ou a realidade aumentada. O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), centro de investigação associado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), participa em um projeto europeu de formação e capacitação em soluções energéticas inovadoras. Trata-se do “RePowerE(d)U”, um projeto financiado pelo Programa LIFE, que pretende desenvolver programas de formação contínua em eficiência energética e energias renováveis com recurso a ferramentas didáticas inovadoras, como a realidade virtual ou a realidade aumentada. Nuno Quaresma, investigador do ISR, explica que “o principal objetivo é a criação de programas de qualificação e formação contínua destinados a instaladores, técnicos, especialistas, operadores, proprietários e a consumidores e produtores de energia proveniente de fontes renováveis”. O coordenador do projeto acrescenta ainda que os programas de formação “centrar-se-ão em soluções inteligentes para sistemas energéticos de edifícios que integrem medidas de eficiência energética, nomeadamente produção de eletricidade a partir de energias renováveis, armazenamento de energia, mobilidade elétrica, resposta à procura, que visem um melhor aproveitamento das energias renováveis e o nivelar dos picos de consumo de energia, desenvolvendo e explorando a flexibilidade energética que pode ser proporcionada pelo edifício”. O REPowerE(d)U irá utilizar ferramentas didáticas inovadoras, usufruindo de tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual para transmitir conhecimento em soluções inteligentes e inovadoras de energia para edifícios. Face a isto “o projeto desenvolverá sete programas com vários módulos de formação em diversas áreas ligadas à energia, como planeamento e dimensionamento de soluções energéticas inteligentes, inovadoras e de elevada eficiência energética, proporcionando conforto com custo reduzido, gestão de serviços energéticos em edifícios, exploração de soluções inteligentes e inovadoras de energia, entre outras", conclui Nuno Quaresma. Os conhecimentos e competências adquiridos pelos formandos do projeto REPowerE(d)U facilitarão a implementação de soluções inovadoras no setor dos edifícios, que ajudarão a lidar com a volatilidade dos mercados energéticos do futuro, através do aumento da flexibilidade dos sistemas energéticos e da limitação da utilização de energia durante as horas de ponta. n
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ENTREVISTA 24 PERFIL ADELINO VIEIRA E TIAGO VIEIRA, DA PERVEDANT “A preocupação em procurar novos investimentos e atualizar tecnologias é uma constante” Gabriela Costa A Pervedant celebra em 2024 30 anos de atividade. A Novoperfil visitou as instalações desta empresa familiar, em Leiria e, numa grande entrevista a Adelino Vieira e Tiago Vieira, respetivamente fundador e CEO da Pervedant, revela o caminho de crescimento da empresa rumo à afirmação como referência no setor da extrusão de perfis e vedantes para a caixilharia de alumínio, madeira e PVC. Pai e filho defendem que o percurso da empresa sempre foi traçado em função das exigências do mercado.
ENTREVISTA 25 PERFIL Como é que resumem o percurso da Pervedant ao longo destes 30 anos? TIAGO VIEIRA - Em 1994 fundámos a empresa com a ambição de sermos uma referência no setor da caixilharia de alumínio, madeira e PVC. E, principalmente, queríamos, logo nesse início da atividade, ser um parceiro para os nossos clientes no desenvolvimento de soluções de vedantes para a caixilharia. Nessa época a caixilharia estava a atravessar um novo ciclo e havia novas necessidades no mercado, às quais seria necessário dar resposta por parte da indústria dos vedantes. Daí a nossa preocupação em garantir, desde sempre, um acompanhamento e suporte ao cliente. ADELINO VIEIRA - Sim, a partir de 95 houve uma evolução muito grande na caixilharia de alumínio. Até aí só existiam vidros simples, mas surgiram os duplos, e nós fomos pioneiros em vedante para vidro duplo. E também nas primeiras séries já com algum design para receber vidro duplo: séries de abrir, séries de correr e, uns anos mais tarde, sistemas com rutura térmica. TV - Face a estes novos requisitos do mercado, foi realmente importante existir no mercado uma empresa como a Pervedant, para fazer o acompanhamento deste tipo de produção a nível de vedantes e perfis para a caixilharia. De facto, o percurso da empresa sempre foi traçado em função da necessidade e preocupação de acompanhar as exigências do mercado, e hoje é uma referência a nível mundial, porque está em constante desenvolvimento e a acompanhar as tendências do mercado. Apostaram sempre no know-how e no investimento em novos equipamentos. Em que medida é que estes fatores contribuíram para o vosso sucesso? TV - O investimento em maquinaria, em linhas de produção, sempre foi uma preocupação. Porque um produto de qualidade e uma boa resposta no serviço prestado aos clientes só se conseguem com bons equipamentos. Por isso vamos continuar a investir em tecnologia, paralelamente à aposta que fazemos nos recursos humanos, para termos as pessoas certas na empresa e para lhes darmos formação contínua. Porque, ao fim e ao cabo, são todas essas pessoas, juntas, que fazem a diferença ao nível da qualidade e do serviço. Da esquerda para a direita: Adelino Vieira e Aldina Vieira, fundadores da Pervedant, com os filhos, Tiago Vieira, CEO da empresa, e Joana Vieira, diretora de Marketing.
ENTREVISTA 26 PERFIL AV – Podemos ter os melhores equipamentos do mundo, mas se não tivermos recursos humanos à altura para trabalhar com eles, não nos serve de nada. Portanto, devemos valorizar muito os recursos humanos. E posso afirmar que a Pervedant supervaloriza as pessoas. O capital humano é o principal ativo que distingue a empresa? TV - É uma preocupação crescente, porque se não nos sentirmos bem no nosso trabalho e se não houver uma boa relação com os colegas não conseguimos ser produtivos. Cada vez mais se fala em felicidade no mercado de trabalho e essa tem sido uma das nossas prioridades. Pessoas felizes também são pessoas mais produtivas. Ainda em relação à inovação tecnológica, em que medida a aposta em equipamentos topo de gama e tecnologias de última geração permitiu que a empresa se diferencie pelo desenvolvimento de produtos e soluções à medida dos clientes? TV - A nível da tecnologia há sempre a preocupação de termos equipamentos que se adequem às nossas necessidades. E tal só é possível com uma boa parceria com os nossos fornecedores, pois desenvolvemos equipamentos muito específicos para o nosso setor. AV - Em termos de background, eu comecei muito novo a fabricar de raiz todo o tipo de máquinas (de injeção de plástico, de extrusão, etc.), e quando lançámos a Pervedant já tinha uma experiência de vinte anos neste mercado. Isso deu-nos um know how muito importante, que nos permitiu fabricar máquinas complementares às nossas linhas de produção e alcançar, assim, um grande dinamismo e crescimento. Essa minha experiência foi uma mais-valia para o nosso sucesso, mas também foi – e continua a ser – fundamental para os nossos clientes poderem crescer com o nosso conhecimento. Temos ajudado muitas empresas a crescer. A empresa é especialista no setor da extrusão de perfis e vedantes para caixilharia. “Fomos pioneiros em vedantes para vidro duplo nas primeiras séries de abrir, de correr e, uns anos mais tarde, em sistemas com rutura térmica”
ENTREVISTA 27 PERFIL E no que respeita ao crescimento no mercado externo, com que estratégia conseguiram tornar-se mais competitivos? TV - Temos uma forte presença no mercado externo, onde a nossa marca já é bastante conhecida. Em 2009 começámos a desenvolver a estratégia para abrir portas para fora e conquistar mercado, através de visitas a clientes, presença em feiras internacionais e exposição da marca a nível digital. Hoje estamos presentes em vários países da Europa, em África e no Médio Oriente, e quase metade da nossa atividade é para exportação (atualmente 47% vai para fora e 53% destina-se ao mercado nacional). AV- Crescemos a nível global, tanto no mercado interno como no externo. Ainda agora tivemos uma avaliação de mais de 97% atribuída por um cliente estrangeiro. Entre os milhares de produtos que fabricam, que soluções destacam pela sua resposta ao desafio da sustentabilidade? AV - Damos muito valor ao ambiente, aliás, estamos certificados com a ISO 14001. Fomos das primeiras empresas a aderir à eliminação do chumbo nas matérias-primas utilizadas para cumprir o REACH - Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Substâncias Químicas, diretiva europeia que garante que a matéria-prima é isenta de metais pesados, que fazem mal à saúde. Também desenvolvem soluções com materiais para climas extremos. Que soluções são essas que visam adaptar-se às alterações climáticas? TV - Cada vez mais o mercado tem exigido soluções com boa performance a nível acústico e térmico, com preocupações com a eficiência energética. Perante essa exigência, a Pervedant desenvolveu soluções de vedantes em EPDM compacto com esponja, que já tem uma boa performance, melhorando a janela para esse tipo de resultados. Atualmente temos desenvolvido cada vez mais vedantes em EPDM 100% de esponja, material que permite à janela ter uma acústica ainda com melhores resultados. Já temos muitas soluções para muitas marcas de janelas com este tipo de vedante. Temos ainda os vedantes em silicone, uma novidade da empresa que permite uma maior resistência à temperatura, em comparação com os vedantes em EPDM. Para além de poder estar exposto a temperaturas mais altas, este tipo de vedante permite trabalhar com diversas cores. “Podemos ter os melhores equipamentos do mundo, mas se não tivermos recursos humanos à altura, não nos serve de nada. A Pervedant supervaloriza as pessoas” Adelino e Aldina Vieira fundaram a Pervedant há 30 anos. “Utilizamos produtos que melhoram a eficiência acústica e térmica e o isolamento da janela, o que reduz o consumo energético”
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