BJ20 - Novoperfil Portugal

19 PERFIL Além das categorias habituais, este ano acrescentámos uma nova categoria, o prémio para o melhor stand, que será atribuído durante a feira. O júri terá em conta diferentes questões para atribuir este prémio, como a sustentabilidade, a reciclagem, o conceito do stand para receber os visitantes, etc. Gostaríamos de agradecer aos expositores pelos seus esforços para estarem na Veteco, porque a maioria conta com stands impressionantes. Penso que será um prémio bem-vindo. Em edições anteriores, a IFEMA Madrid promoveu a atração de visitantes e empresas de outros países, principalmente da Europa, América Latina e Norte de África, para fomentar o contato entre empresas e as oportunidades de negócio. Vai ser mantida esta abordagem? A Veteco e a Semana Internacional da Construção são eventos direcionados, obviamente, para o mercado da Península Ibérica, visto Portugal ser um mercado natural para nós, tal como o resto da Europa. Contudo, somos um reflexo do tecido produtivo das empresas na sua ânsia de exportar e de se posicionar internacionalmente. O mundo está globalizado. É cada vez mais fácil ultrapassar as barreiras para aceder a obras e a projetos internacionais, e esta feira também tem de o ser. Isso é algo que temos bem claro. Estou a trabalhar na Veteco desde 2013-2014 e tenho visto como empresas que há dez anos se focavam em mercados muito locais se posicionaram gradualmente a nível externo e estão presentes em muitos países com uma estrutura consolidada, não se limitando a exportar soluções. Portugal e a Europa são mercados tradicionais, porque grande parte da percentagem das exportações se destina à União Europeia, contudo, por afinidade económica e emocional, a América Latina tem de ser um mercado natural para nós e está a tornar-se cada vez mais importante. O México, por exemplo, devido a conotações geopolíticas e socioeconómicas, está a adquirir um papel muito importante para as empresas. O Magrebe e o Norte de África são também mercados naturais para nós. A IFEMA Madrid conta também com a plataforma LIVE Connect. No que consiste e como é que os expositores e os visitantes podem beneficiar da mesma? Na IFEMA Madrid encaramos as feiras como formatos híbridos. O objetivo de uma feira é reunir as pessoas, a oferta e a procura no mesmo local. Além da nossa essência latina, gostamos de nos ver de dois em dois anos numa feira, para nos encontrarmos com velhos amigos. Com 30.000

RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx