Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
FEIRA VIRTUAL

TKE 954: estação de trabalho (ficha de produto)

20/03/2020
Imagen

Centro de trabalho de 4 eixos CNC com portal móvel, realizado para executar trabalhos de furação, fresagem e roscagem, com qualquer ângulo de -90° a +90°, em barras ou peças de alumínio, PVC, ligas leves e aço até 2 mm de espessura. A parte móvel da máquina é constituída por um portal dotado de dupla motorização gantry com cremalheira de precisão.

A cabina de proteção local, realizada em tecnopolímero, foi concebida para conjugar a máxima funcionalidade, acessibilidade, insonorização e luminosidade com as exigências de segurança e ergonomia. O operador dispõe de grandes superfícies vidradas para controlar as execuções das usinagens e um acesso facilitado durante as fases de limpeza e manutenção. O interior da cabina garante o transporte das aparas para o sistema de recolha disponível na base.

O eletromandril, com uma potência de 8,5 kW, permite realizar usinagens, inclusive pesadas, com ótimos resultados de rapidez e precisão. O depósito de ferramentas com 12 alojamentos, integrado no portal móvel, dispõe de duas posições específicas para uma lâmina de diâmetro máximo de 250 mm e para uma unidade angular. Prevê duas modalidades de funcionamento diferentes: a primeira, na modalidade monozona, permite a usinagem numa única área de trabalho de barras inteiras com comprimento máximo de 7 m; a segunda, na modalidade pendular, permite a execução de várias peças nas duas áreas de trabalho distintas.

Na versão com sistema de movimentação dos tornos nos eixos H e P, é possível utilizar a máquina na modalidade pendular dinâmica, método de trabalho que permite reduzir ao mínimo os tempos de inatividade da máquina, uma vez que permite a disposição automática dos tornos em tempo “mascarado” aos processos de usinagem do mandril no campo de trabalho oposto.

TKE954 possui um laser scanner que permite o mais preciso e evoluído controlo de acesso à parte frontal da máquina, elevando os padrões de segurança e de interface operador/máquina. Na modalidade pendular, o laser scanner, ao contrário das barreias fotoelétricas, permite a oportuna programação periódica das duas áreas de trabalho distintas no eixo X, aumentando a flexibilidade de utilização da máquina.

Cabina integral de proteção

A cabina de proteção local foi concebida para conjugar a máxima funcionalidade, acessibilidade e luminosidade com as exigências de segurança e de ergonomia. O design sofisticado e inovador torna a máquina única e inconfundível. O operador dispõe de grandes superfícies envidraçadas para verificar a execução das usinagens e um acesso de grandes dimensões às
partes internas para manutenção e limpeza. A estrutura interna otimiza o transporte de aparas e desperdícios para a parte
inferior, simplificando as fases de manutenção e a limpeza de todos os órgãos sensíveis.

Tornos e pendular dinâmico

O grupo do torno consegue garantir o bloqueio correto e seguro de perfis em alumínio, aço e ligas leves. A estrutura dos tornos, em particular o amplo curso em Y, permite usinar perfis de dimensões consideráveis, satisfazendo exigências típicas de aplicações industriais e da caixilharia. Cada grupo do torno é configurável com um empurrador duplo, para trabalhar dois perfis em paralelo. Na versão HP, o posicionamento dos tornos é gerido por eixos CNC suplementares. Na modalidade pendular
dinâmica, o CNC gere simultaneamente a movimentação dos tornos e do portal móvel nos dois campos de trabalho distintos; isto permite aumentos de produtividade significativos.

Laser scanner

A proteção do operador está confiada a um sistema de monitorização da área de trabalho através de laser scanner. Este sistema de controlo inteligente, aliado à ausência de referências fixas no centro da máquina, é particularmente útil na
modalidade pendular, uma vez que permite gerir as duas áreas de trabalho em configuração variável, também assimétrico e
programáveis periodicamente. A máquina está segura mas, ao mesmo tempo, flexível e adaptada às diversas exigências de
trabalho.

Depósito de ferramentas

O depósito portaferramentas dispõe de 12 alojamentos, dos quais dois dimensionados para alojar unidades angulares e fresas de disco de diâmetro máximo de 250 mm. A posição do depósito, instalado a bordo do portal, permite reduzir ao mínimo os tempos de mudança da ferramenta e otimizar os ciclos de trabalho. Foi pensada uma solução para manter o alojamento dos cones portaferramentas separados da área de usinagem para uma melhor limpeza do depósito.

Cabeça elétrica

O eletromandril de 8,5 kW em S1 com engate para ferramenta HSK-63F e arrefecimento a água com unidade de refrigeração, permite realizar trabalhos, inclusivamente pesados, típicos do setor industrial. O movimento do eletromandril ao longo do eixo B permite efetuar as rotações de -90° a +90°, permitindo trabalhar o perfil em 3 faces, sem ter de o reposicionar. Como opção, está disponível um eletromandril de 10 kW com um encoder para usinagens particularmente exigentes e roscagem rígida.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Premaq, S.A.

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial