Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Dispositivos de controlo solar e proteção solar exterior

Texto: Cruzfer30/09/2020
Existem diferentes razões para implementarmos formas de controlar a energia solar que aporta as fachadas de um edifício.
Imagen

No verão o excesso de energia que entra no edifício leva a consumos exagerados pelos equipamentos de ar condicionado, no inverno se soubermos gerir a energia que entra no edifício poderemos obter ganhos com o aquecimento solar passivo e no geral podemos controlar a quantidade de luz natural que entra no edifício melhorando as condições de vida e trabalho.

Se pensarmos que os Edifícios em geral consomem cerca de 40% da energia consumida globalmente, percebemos a importância de aplicarmos proteção solar nas janelas e fachadas.

O uso destes dispositivos é um importante aspeto na implementação de estratégias para aumentar a eficiência energética dos edifícios.

Se pensarmos que os Edifícios em geral consomem cerca de 40% da energia consumida globalmente, percebemos a importância de aplicarmos proteção solar nas janelas e fachadas

Um bom design e escolha correta do dispositivo de proteção solar a utilizar permitirá ao projetista calcular um fator solar “G” do conjunto vidro - dispositivo que em comparação com o FS do vidro em singular levará a uma performance melhorada com ganhos efetivos em termos energéticos, da mesma forma que permitirá uma melhoria de custos no vidro a utilizar.

A grande maioria dos dispositivos de proteção solar exteriores permitem a utilização de sistemas de controlo automatizados para controle de luminosidade, pluviosidade e velocidade de ventos. Estes sistemas permitem autonomizar o funcionamento dos dispositivos com um aumento da eficiência em termos energéticos, de utilização de luz natural e de proteção aos ventos. Estes sistemas permitem inclusive a sua integração com os sistemas atuais de gestão dos edifícios.

Para percebermos o nível tecnológico que estes dispositivos tem nos dias de hoje, apresentamos nas figuras um tipo de dispositivo exterior em laminas orientáveis com áreas de movimento diferenciadas com possibilidade de gerir a área onde pretendemos refletir para o exterior a luz e a área onde queremos refletir luz para o interior permitindo gerir e orientar a Luz natural que entra para o interior do edifício.

Sistemas como estes permitirão associar aos ganhos energéticos uma utilização da luz natural que aumentará a produtividade das pessoas que vivem/trabalham nesses espaços com ganhos efetivos na energia despendida com a iluminação artificial.

foto

Empresas ou entidades relacionadas

Cruzfer - Representações, Materiais e Ferragens, Lda.

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial