Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Lingote: 40 anos ao serviço do setor do alumínio em Portugal

Diogo Gomes | Chief Sales Officer Lingote29/09/2022

A Lingote Alumínios S.A. começou oficialmente a sua atividade no negócio de extrusão de alumínio em 1994. No entanto, a história da empresa é bem mais antiga, traduzindo-se em mais de 40 anos de experiência no setor.

Imagen
Foi em 1980 que uma família de Fafe decidiu instalar no centro da cidade, a primeira linha de lacagem de perfis de alumínio no País, na época designada FITAL – Custódio Mendes & Mendes, Lda.
A ideia de negócio surge como complemento à atividade já de alguns anos desta família, que tinha uma serralharia de ferro e de alumínio. Além de realizar o tratamento dos perfis para a sua serralharia, a FITAL era muito conhecida no mercado português e tratava material para diversos clientes: serralheiros, distribuidores, armazenistas, etc...
Com o objetivo de crescer e ser uma empresa mais vertical, os acionistas decidem então instalar a primeira prensa em 1994, arrancando com a atividade de uma nova empresa: a Lingote Alumínios. Após vários anos de aumento de capacidade produtiva, aumento de volume de negócios, e algumas alterações da estrutura societária pelo meio, a Lingote foi adquirida pelo grupo belga Corialis no início de 2020.

Atualmente, a Lingote é uma empresa totalmente verticalizada, com a capacidade de desenvolver, extrudir, tratar, cravar e até mecanizar os seus perfis. Durante o ano de 2021 e 2022, foram investidos mais de 50 milhões de euros na construção de um novo edifício e na modernização do parque de máquinas.

Após os últimos investimentos, a Lingote tem agora ao seu dispor três prensas de extrusão, de 2200, 2500 (nova) e 2800 T, 1 linha de lacagem vertical (nova), 1 linha de lacagem horizontal, 1 linha de anodização e várias máquinas de cravar, serras de corte de precisão e centros de mecanização CNC. Com uma área coberta de 42.000 m2 na nova unidade e mais de 20.000 m2 da fábrica original, a Lingote é atualmente o segundo maior player do setor em termos de capacidade produtiva instalada, podendo chegar às 30.000 toneladas de produção anual.

Nos próximos 12 meses, a Lingote continuará a investir na renovação do seu equipamento industrial (retrofit da prensa 2800, nova prensa de 2200, retrofit da linha de lacagem horizontal...), com vista à melhoria da qualidade do produto, serviço e produtividade.
Simultaneamente, refere a empresa, tem-se feito um investimento muito grande na formação, desenvolvimento e envolvimento dos colaboradores, que já são mais de 350 e deverão chegar aos 500 nos próximos três anos.

Posicionamento no mercado nacional e estrangeiro

Desde a sua fundação, que a Lingote sempre foi reconhecida no mercado nacional pela sua flexibilidade e disponibilidade para desenvolver junto com os seus clientes soluções totalmente à medida.
O foco esteve sempre muito concentrado nos clientes industriais e no apoio ao desenvolvimento de soluções juntamente com as equipas técnicas dos seus clientes. A partir de 2015, com a instalação da terceira prensa, houve uma aposta maior no mercado internacional, especialmente no mercado francês. Com a entrada do Grupo Corialis em 2020, reforçou-se esta aposta, tornando a exportação um dos eixos estratégicos de crescimento da empresa, sobretudo para países como Espanha, França, Bélgica, Holanda e Alemanha.
Apesar da atenção especial aos setores de indústria como portões, escadotes, carroçarias, refrigeração, tendas e outros, nunca se deixou de apostar no desenvolvimento de sistemas de caixilharia para a arquitetura. As séries da Lingote podem ser encontradas em janelas e portas de muitas habitações portuguesas, pois são distribuídas de Norte a Sul do País por vários armazenistas.

Apesar da atenção especial aos setores de indústria como portões, escadotes, carroçarias, refrigeração, tendas e outros, nunca se deixou de apostar no desenvolvimento de sistemas de caixilharia para a arquitetura. As séries da Lingote podem ser encontradas em janelas e portas de muitas habitações portuguesas, pois são distribuídas de Norte a Sul do País

Produtos e soluções

Desde 2010 que a Lingote tem vindo a reforçar pontualmente o seu catálogo de sistemas de caixilharia, de acordo com as necessidades do mercado. Até final do ano, condizendo com o lançamento de uma fábrica totalmente nova, será também lançado um novo catálogo de produtos de arquitetura inovadores.
Este catálogo aproveitará a experiência de quase 40 anos das diferentes empresas do grupo no desenvolvimento de soluções em alumínio para arquitetura, seja soluções de caixilharia, produtos para o exterior de edifícios ou mesmo do interior, como é o caso das divisórias minimalistas IDA.

Destas novas soluções destacam-se, no caso da caixilharia, os seguintes sistemas:

  • Maxlight: uma série de batente minimalista a imitar o ferro, mas com excelentes performances térmicas (Uw < 1,0);
  • Genesis: se já ouviu falar do movimento Passive-House, então esta é a janela de batente a usar. Uma série com poliamida de 40 mm capaz de atingir um Uw inferior a 0,85;
  • Evoque: uma série de correr com o isolamento e estanqueidade de uma série de bater;
  • Miniline: a nossa série de correr minimalista, agora ainda mais completa (versões de Piso Integrado, Guilhotina e Pivotante);
  • VS600: uma janela de guilhotina com rotura térmica, uma ótima solução para substituir as janelas de madeira mais antigas;
  • Decowall: uma solução para revestimento de fachadas, a imitar os ripados, de muito fácil aplicação.
Miniline, também disponível nas versões Piso Integrado, Guilhotina e Pivotante
Miniline, também disponível nas versões Piso Integrado, Guilhotina e Pivotante.

Além destes produtos, serão ainda lançados outros como uma série de harmónio, soluções de fachada VEC e VEP para edifícios de maior dimensão e jardins de inverno. “Contamos ter a maior parte destes sistemas em stock até ao final do ano, para conseguirmos entregá-los, de forma rápida e eficiente, aos nossos clientes”, salienta a empresa.

Objetivos da empresa em 2022

O grande objetivo para 2022 era o de terminar a construção da nova unidade no prazo previsto de 12 meses e arrancar com a produção da nova prensa e da nova linha de lacagem vertical. “Podemos dizer que esse objetivo foi cumprido com sucesso, apesar de todas adversidades e contratempos que surgem em obras desta dimensão”, adianta a empresa.
O objetivo de terminar a construção da nova unidade no prazo previsto estava naturalmente associado a um objetivo de crescimento do volume de negócios. Aumentar em mais de 20% o volume produzido face a 2021 e ultrapassar os 80 milhões de euros de faturação, são os dois grandes objetivos para este ano.
“Estes números eram já bastante ambiciosos no arranque do ano, apesar da conjuntura e dinâmica de mercado favorável, mas o início da guerra na Ucrânia trouxe muita instabilidade. O aumento exponencial dos custos com matérias-primas provocou um abrandamento tremendo no setor da construção, impactando assim alguns dos nossos clientes. Felizmente, a Lingote tem uma carteira de clientes muito diversa, de diferentes setores, que nos está a permitir manter os níveis de produção e cumprir com os nossos objetivos traçados”, acrescenta a empresa.
“Queremos continuar a inovar, a melhorar e a lançar novos produtos e serviços no mercado, sempre com o cliente em primeiro lugar, para conseguirmos satisfazer as suas necessidades. Acreditamos que indo ao encontro do cliente, seremos capazes de criar mais negócio, crescer, e desta forma aumentar e melhorar as condições para a nossa equipa, impactando de forma positiva o meio social e a comunidade em que estamos inseridos. Este é o nosso objetivo, não só para 2022, mas também para os anos futuros”.

Empresas ou entidades relacionadas

Lingote Alumínios, S.A.

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial