Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

O primeiro bloco urbano positivo em energia na Europa graças ao vidro gerador de energia SunEwat da AGC

10/10/2022

O projeto Hikari (LUZ em japonês) continua a ser o primeiro edifício energético positivo (EBP) em França, combinando escritórios, lojas e habitações.

Imagen
Este edifício EBP está localizado na nova área ‘Lyon Smart Community’, Confluence. Desenhado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, este bloco de 12 800 m² é composto por três edifícios.
Este primeiro complexo de utilização mista de energia positiva na Europa tem um desempenho ambiental exemplar, uma vez que produz um pouco mais de energia do que consome. A energia para as casas, lojas e escritórios é produzida pelo vidro fotovoltaico SunEwat XL, entre outras fontes.
Instalado nas fachadas das casas sobre uma superfície de 520 m², este vidro, que integra células fotovoltaicas, controla a entrada solar nos apartamentos e produz 15.000 kWh de eletricidade por ano, o que cobre parte das necessidades de eletricidade deste complexo urbano. O caráter inovador está também presente na aplicação dos vidros fotovoltaicos agrafados de grande escala e na disposição única das células fotovoltaicas, satisfazendo assim os requisitos estéticos e funcionais do arquiteto.
Os arquitetos optaram por desenhar grandes janelas de vidro para maximizar a luz natural para dentro do edifício. Ao armazenar e reunir a energia produzida, o Hikari é capaz de fornecer a sua própria energia para os três blocos. Os painéis fotovoltaicos estão localizados na fachada sul do edifício MINAMI para aproveitar a energia luminosa sazonal.

A gama SunEwat

Os produtos SunEwat para janelas de visão, para além do clássico SunEwat que incorpora células fotovoltaicas em forma de quadrado (Vision Square), também incluem a Vision Stripe na qual as células formam tiras horizontais finas. Isto proporciona maior transparência e uma aparência estética agradável.

Este tipo de vidro pode ser instalado em telhados, persianas, toldos, parques de estacionamento, etc. Finalmente, a gama SmartSkin aparece como uma janela totalmente transparente com células fotovoltaicas incorporadas na moldura da janela, juntamente com sensores ligados a um sistema de gestão de edifícios que optimiza a utilização de energia.

Imagen

Saiba mais aqui.

Empresas ou entidades relacionadas

AGC Flat Glass Ibérica, S.A..

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial