Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
O projeto controla o consumo de energia e proporciona maior conforto e segurança para os residentes

França: Nice equipa lar de idosos La Roseraie para melhorar a vida diária dos residentes

Redação Interempresas/Novoperfil12/12/2022

A Nice, fornecedor global de soluções de gestão e segurança de casas e edifícios, foi escolhida para equipar o EHPAD, La Roseraie (Maine et Loire, França), residência para idosos. O ecossistema instalado visa melhorar a segurança e o bem-estar dos residentes e facilitar o trabalho do pessoal, ao mesmo tempo que permite controlar o consumo de energia do edifício.

Graças a esta oferta completa e escalável, a A.I.D.S 85, uma empresa especializada na instalação de soluções domésticas inteligentes, escolheu a Nice como parceiro para fazer parte do seu novo projeto de instalação na EHPAD La Roseraie, localizada em Beaupréau en Mauges.
Graças à vasta gama de soluções ligadas e à compatibilidade com os protocolos Z-Wave e Wi-Fi do Grupo Nice, a empresa oferece um ecossistema completo e aberto, permitindo-lhe adaptar-se às necessidades das estruturas coletivas. Concebido para ser modular e flexível, evolui facilmente com o tempo e de acordo com as necessidades das pessoas e do edifício. Por conseguinte, é perfeitamente adequado ao novo projeto de estabelecimento do La Roseraie, que inclui uma renovação do edifício de 82 quartos em várias fases e que visa melhorar o dia-a-dia dos residentes e cuidadores.
La Roseraie (Maine et Loire, França), um lar para idosos, instalou soluções conectadas da Nice para melhorar a vida quotidiana dos residentes...
La Roseraie (Maine et Loire, França), um lar para idosos, instalou soluções conectadas da Nice para melhorar a vida quotidiana dos residentes.

Em 2022, 42 casas foram totalmente equipadas com soluções da Nice Smart Home para satisfazer as necessidades expressas pelo EHPAD La Roseraie:

  • Proporcionar um espaço de habitação aberto, oferecendo habitação independente mas integrada nas instalações e facilitando a reapropriação do espaço pelos residentes;
  • Apoiar os cuidadores, mantendo a autonomia dos residentes, facilitando a prevenção e a gestão dos cuidados;
  • Desenvolver um projeto sustentável para melhorar o desempenho energético do edifício e proporcionar um ambiente saudável e seguro.
Quarenta salas atualmente em construção serão também equipadas com estas soluções.
Soluções e acessórios da Nice instalados na residência La Roseraie
Soluções e acessórios da Nice instalados na residência La Roseraie.

Apoiar a autonomia e segurança dos residentes

  • Reforçar a segurança nos espaços pessoais

Hoje, estas salas foram completamente redesenhadas para integrar a caixa de domótica Yubii Home. Isto permite a gestão autónoma do habitat pelo residente, graças a um assistente de voz ou a um controlo remoto, presente em cada sala.

O assistente de voz também permite ao utente telefonar instantaneamente aos cuidadores no caso de necessidade urgente de ajuda. Uma notificação de alerta permite-lhes chegar até ao residente em dificuldade num prazo muito curto. A sua atenção e os cuidados necessários são prestados rapidamente.

Yubii Home
Yubii Home.
  • Gestão individual de iluminação e estores de enrolar
Através deste sistema, os residentes beneficiam de um lar autónomo, dentro de um estabelecimento social e de saúde, enquanto que uma maior segurança é garantida graças ao desaparecimento de certos gestos que poderiam conduzir a acidentes. Atuando como controlo remoto, o assistente de voz, bem como os botões ligados (através dos transmissores Nice TTX4), ativam os dispositivos que gerem a iluminação da casa e os estores.
Unidade de controlo TTX4
Unidade de controlo TTX4.

Os módulos Nice Roll-Control foram integrados no sistema de estores de enrolar existentes, transformando-os em estores ligados, de forma simples e sem grande intervenção. Os residentes controlam assim a iluminação natural no seu próprio espaço, de acordo com as suas preferências e sem esforço.

A iluminação é gerida pelos módulos da Nice On/Off-Control. São ativadas quando o residente quer uma luz ligada ou desligada. Estes dispositivos impedem o utilizador de fazer movimentos arriscados e repetitivos, tais como inclinar-se para baixo.

Módulo Nice On/Off-Control
Módulo Nice On/Off-Control.

Controlar os gastos energéticos do edifício

Para além do Yubii Home nas casas dos residentes, a A.I.D.S 85 também utilizou soluções do Grupo Nice para controlar o consumo de energia do edifício, graças à gestão centralizada do aquecimento. Para gerir a temperatura de cada divisão do edifício em tempo real, foram instaladas mais de cem cabeças termostáticas Nice Heat-Control. Isto permite que a temperatura seja programada e modulada por zonas e fusos horários. O Nice Heat-Control também pode detetar temperaturas demasiado baixas. O pessoal pode então intervir rapidamente para restaurar a sala à temperatura ideal.

Prevenção e resposta a uma falha da rede elétrica

A segurança do estabelecimento também foi tida em conta graças à instalação de tomadas inteligentes Plug-Control da Nice dentro da própria rede informática da empresa. Estas tomadas inteligentes detetam e alertam o técnico no caso de uma interrupção da rede. O tempo necessário para notificação e diagnóstico é assim reduzido ao mínimo, para assegurar o funcionamento normal do dispositivo ao longo do tempo.

“Temos orgulho em equipar a La Roseraie, uma EHPAD pioneira na utilização de soluções Smart Home neste universo, e de a acompanhar juntamente com os seus residentes e prestadores de cuidados. A confiança demonstrada pela A.I.D.S 85 e EHPAD La Roseraie nas nossas soluções sublinha a qualidade, fiabilidade e relevância da nossa oferta para as pessoas idosas e comunidades. Demonstra que a integração das soluções Nice Smart Home permite às pessoas idosas acederem aos benefícios da tecnologia, reforçando a sua autonomia, em total segurança. Este projeto também destaca as necessidades de apoio das autoridades locais na gestão dos seus gastos energéticos. Para a Residência La Roseraie, a Nice é o parceiro ideal na implementação de soluções adaptadas, eficientes e de fácil utilização”, diz Franck Pichereau - Presidente de Nice França.

Da esquerda para a direita: Frank Pichereau, Presidente da Nice França, Christopher Lebée, Diretor da A.I.D.S...
Da esquerda para a direita: Frank Pichereau, Presidente da Nice França, Christopher Lebée, Diretor da A.I.D.S. 85, e Christophe Gillard, Diretor da EHPAD La Roseraie.
Christophe Gillard, diretor da EHPAD La Roseraie, afirma que “a Residência La Roseraie pretende ser um dos modelos de apoio aos idosos nos próximos anos, voltado para a vida social. A implementação do ecossistema da Nice responde a esta aspiração e permite-nos imaginar utilizações complementares no futuro. A A.I.D.S 85 instalou facilmente os produtos Nice e os nossos residentes e os seus entes queridos aceitaram-nos. Facilitam diariamente o trabalho das nossas equipas e permitem-nos controlar ao máximo os nossos gastos energéticos. Estas soluções convenceram-nos da sua utilidade e estamos encantados por poder oferecê-las aos nossos residentes”.
Christopher Lebée, gestor da A.I.D.S. 85, conclui: “estamos felizes por apoiar La Résidence La Roseraie no seu projeto de modernização habitacional. Os bons produtos mostraram-nos que podem satisfazer as necessidades do estabelecimento. A força da Nice reside na amplitude da sua gama e na sua significativa conectividade, o que lhe permite gerir um grande número de acessórios inteligentes, em comparação com outras ofertas no mercado. Eles têm a particularidade de integrar um sistema aberto e escalável, que nos permite modular facilmente a sua utilização, ao longo do tempo e de acordo com as necessidades expressas”.

Empresas ou entidades relacionadas

Nice Automatismos Portugal, S.A.
Nice España, S.A.

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial