Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
O primeiro Planibel Clearlite Low-Carbon foi fabricado na fábrica da AGC de Moustier, Bélgica

AGC Glass Europe encerra Ano Internacional do Vidro com o lançamento do Low-Carbon Glass

23/12/2022

Sempre atenta para responder à crescente procura do mercado e para reduzir o impacto ambiental dos seus processos de produção em conformidade com o seu roteiro de neutralidade carbónica, a AGC Glass Europe lança a sua gama de vidro de baixo carbono - Low-Carbon Glass -, que tem uma pegada de carbono significativamente reduzida.

“Em 2022, o Ano Internacional do Vidro das Nações Unidas, a AGC concentrou a sua atenção no vidro e na nossa paixão por este nobre material. Também demos um grande passo em direção à neutralidade carbónica durante o ano e estamos agora satisfeitos por encerrar 2022 com o lançamento da nossa gama Low-Carbon Glass, que oferece aos clientes um vidro que, desde a extração de matérias-primas até à sua instalação final, gera 40% menos CO2 do que o nosso vidro standard”, diz Davide Cappellino, presidente da AGC Architectural Glass Europe & Americas Company.

A AGC Glass Europe lança a sua gama Low-Carbon Glass, que tem uma pegada de carbono significativamente reduzida
A AGC Glass Europe lança a sua gama Low-Carbon Glass, que tem uma pegada de carbono significativamente reduzida.

Para conseguir esta drástica redução de CO2, todos os elos da cadeia de valor foram cuidadosamente examinados e abordados. Esta abordagem incluiu a limitação das emissões diretas de carbono dos processos de produção de vidro, bem como a redução de todas as emissões de CO2 da produção de eletricidade, a cadeia de abastecimento a montante dos nossos processos e outras emissões indiretas. A abordagem holística da AGC para produzir de forma sustentável o seu Vidro de Baixo Carbono - Low-Carbon Glass - abrange seis áreas-chave:

  • aprovisionamento sustentável de matérias primas.
  • utilização de fornos de fusão de alta eficiência.
  • aumento da utilização de vidro reciclado.
  • utilização de fontes de energia verde.
  • otimização do transporte entre as fábricas do Grupo para processos intermédios (laminação, revestimentos).
  • otimização do transporte de produtos acabados.
Davide Cappellino, presidente da AGC Architectural Glass Europe and Americas Company
Davide Cappellino, presidente da AGC Architectural Glass Europe and Americas Company.

Como resultado deste processo abrangente, a AGC produz agora o Planibel Clearlite Low-Carbon, um vidro flutuante de baixo carbono cuja pegada de carbono foi reduzida em 40% para apenas 7 kg de CO2 por m² (4 mm de espessura).

O primeiro Planibel Clearlite Low-Carbon foi produzido com sucesso na fábrica da AGC em Moustier (Bélgica) e está agora disponível e em stock. Em 2023, a fábrica da AGC em Seignbouse, França, começará também a produzir o Low-Carbon Glass.

Planibel Clearlite Low-Carbon está disponível para as principais gamas de produtos de envidraçamento funcional da AGC, incluindo:

  • vidro de segurança: Low-Carbon Stratobel e Low-Carbon Stratophone.
  • vidro de isolamento térmico: Low-Carbon iplus 1.0 e Low-Carbon iplus 1.1.
  • vidro de controlo solar: Low-Carbon Stopray e Low-Carbon Energy.
Estes novos produtos de vidro Low-Carbon Glass oferecem a mesma estética, qualidade e desempenho técnico que os produtos de vidro flutuante tradicionais da AGC.

Empresas ou entidades relacionadas

AGC Flat Glass Ibérica, S.A..

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial