Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Salamander com inovação sustentável na Veteco

24/01/2023

Passaram alguns meses desde a última edição da Veteco - Feira Internacional de Janelas, Fachadas e Proteção Solar e a feira continua a ter a sua ressonância, ainda se fala no setor sobre o quão positivo foi este encontro para expositores e visitantes. Falámos com Rita Romero Limeres, responsável de comunicação e marketing da Salamander Window & Door Systems para Espanha e Portugal, que nos conta o que significou para a empresa alemã a sua participação no certame.

Detalhe do Kubus‘Greta®Fenster no stand da Salamander © Salamander Industrie-Produkte GmbH

Detalhe do Kubus‘Greta®Fenster no stand da Salamander © Salamander Industrie-Produkte GmbH.

A Salamander sempre considerou a Veteco como um evento muito especial, essencial para estar com os seus clientes e parceiros de Espanha, Portugal e América Latina, bem como com outros países. O evento de 2022 foi significativo, sobretudo, porque o setor voltou de novo a reencontrar-se pessoalmente.

Que papel desempenham questões como a sustentabilidade, a poupança energética e a proteção ambiental para os potenciais clientes de perfis em Portugal?

No nosso mercado não existe um único comprador típico com um perfil específico, que possa responder a esta ampla questão, mas devo dizer que existe uma clara tendência para a necessidade de desenvolver estilos de vida mais sustentáveis ambientalmente em que a construção desempenha um papel fundamental. Vivemos numa sociedade que exige outros modelos e materiais de construção. Levando em consideração fatores como a alta taxa daqueles que têm casa própria que, em Portugal, é de cerca de 78% em comparação com aprox. 49,5% da Alemanha, o consumidor final em Portugal, marca e determina em grande parte a tendência do nosso setor. Instituições públicas/privadas, empresas construtoras/promotoras, empresas de arquitetura e este grande número de proprietários privados estão cada vez mais conscientes da urgência de proteger o nosso planeta. A atual crise energética e a necessidade de criar um modelo de consumo mais sustentável aumentou a consciência, talvez especialmente entre os jovens, mas ainda há muito a fazer e, neste sentido, o papel dos governos é decisivo, para legislar, regular, educar e normalizar uma cultura ambiental transversal. Há um grande número de consumidores mais conservadores que ainda não estão totalmente neste ponto e para aqueles que, ao escolher a janela, pesam mais aspetos estéticos ou de preço e prestam menos atenção ao ciclo de vida do produto, a percentagem de reciclagem/reciclabilidade ou o processo de produção do mesmo. Os nossos sistemas de perfil permitem uma clara redução do consumo de energia na moradia, mas para nós a sustentabilidade começa muito mais cedo, mesmo na produção do perfil. Em breve atingiremos uma quota de 61% de eletricidade verde autogerada no processo de produção e também processamos materiais reciclados. É motivante trabalhar no desenvolvimento de produtos sustentáveis com um ciclo de vida fechado e um claro compromisso com a sustentabilidade.

E em termos estéticos?

A estética é parte da essência da nossa marca. Asseguramos que as nossas linhas de produtos em particular, aquelas feitas exclusivamente de material reciclado, têm um toque, um aspeto e uma materialidade tão únicos que não escondem a sua natureza reciclada, pelo contrário, enfatizam e valorizam-na.

O que é mais surpreendente nas soluções que a Salamander apresentou na última edição da Veteco?

Sem dúvida, a nossa Greta®Fenster, é uma das soluções mais sustentáveis que existem atualmente no mercado.
Foto da gerência e da equipa de vendas, técnica e marketing da Salamander na Veteco © Salamander Industrie-Produkte GmbH...

Foto da gerência e da equipa de vendas, técnica e marketing da Salamander na Veteco © Salamander Industrie-Produkte GmbH.

O que nos pode adiantar sobre a janela Greta®Fenster?

O material que utilizamos para fabricar a Greta®Fenster é 100% PVC de janelas antigas e restos de produção. Concebemos esta linha premium com um elegante desenho cinzento claro e uma textura de superfície única, que simula o betão para um efeito háptico muito diferencial. Para aqueles que ainda pensam que os produtos reciclados não são esteticamente agradáveis, ou que pensam sempre em tons castanhos apagados, podemos surpreendê-los com um produto reciclado e reciclável. Um conceito totalmente novo no setor da caixilharia, que certamente se enquadra nos gostos mais modernos, mas também naqueles que são um pouco mais conservadores, graças à sua versatilidade.

A Salamander sempre considerou a Veteco como um evento muito especial, essencial para estar com os seus clientes e parceiros de Espanha, Portugal e América Latina, bem como com outros países. O evento de 2022 foi significativo, sobretudo, porque o setor voltou de novo a reencontrar-se pessoalmente

Que outras inovações apresentou a Salamander na Veteco?

Tentámos refletir nas nossas soluções apresentadas na feira essa combinação perfeita entre sustentabilidade e um elevado nível de design, linhas de produtos Premium como as já referidas Greta®Fenster ou realMaterial ou outras interessantes na área digital dirigidas ao cliente final como a app myWindow_C3, agora disponível em espanhol e em breve em português. Em todo o caso, e independentemente das nossas novidades, gostaria de destacar o fator humano, a equipa maravilhosa que esteve presente na feira, grandes profissionais, com os quais tive a sorte de poder partilhar estes dias em Madrid. Estiveram presentes colegas das diferentes filiais da Salamander na Europa e na América Latina, bem como da equipa de gestão do Grupo.

Finalmente, o que destacaria nesta edição da Veteco?

O reencontro! Claro que esta foi a feira do regresso à normalidade, depois da pausa que a pandemia provocou nas nossas vidas. Penso que o sentimento foi comum no setor, temos estado todos muito felizes por nos reencontrarmos, por voltarmos a cumprimentar-nos pessoalmente, para trocar opiniões sem um ecrã no meio. O ambiente foi muito positivo e espero que isso também tenha sido percebido por todos os que visitaram a feira e o nosso stand. Acredito também que esta edição promoveu significativamente a próxima edição. Voltamos a ver-nos daqui a menos de dois anos.

Empresas ou entidades relacionadas

Sip Productos Industriales, S.A.
Veteco - IFEMA

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial