Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

2022: fogos em construções novas aumentam 5%

06/03/2023
Dados do ano passado, divulgados pela AICCOPN indiciam aumentos nos vários parâmetros analisados.
Imagen
A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas – AICCOPN – acaba de divulgar os indicadores avançados de produção. Os dados recolhidos indicam que o consumo de cimento no mercado nacional no ano passado aumentou 1,5% atingindo as 3.836 milhares de toneladas. Valor que, segundo a AICCOPN é o melhor registo desde 2011.

Já no que respeita ao licenciamento municipal verificou-se uma diminuição de 0,7% face ao período homólogo do número de obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais licenciadas. Quanto ao número de fogos licenciados em construções novas houve um aumento de 5% face a 2021, totalizando 29.924.

Relativamente à evolução do novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras totalizou, em 2022, 16.153 milhões de euros, o que se traduz num crescimento 5,8% face a 2021 Quanto ao stock de crédito às empresas de construção e imobiliário detido pelas instituições financeiras, verificou-se um aumento de 2, t5% em termos homólogos, no mês de dezembro.

Um outro ponto analisado, o valor mediano da avaliação da habitação para efeitos de concessão de crédito, os dados indicam que, em dezembro, verificou-se uma valorização de 13,5% fruto de um crescimento, em termos homólogos, de 15,1% nos apartamentos e de 11,5% nas moradias.

Empresas ou entidades relacionadas

Aiccopn - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas Norte

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial