Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
A empresa mostra o seu empenhamento na sustentabilidade e na economia circular

Saint-Gobain Glass recicla 27 toneladas de vidro durante a renovação dos escritórios da Novartis

Saint-Gobain Glass24/04/2025
A Saint-Gobain Glass, líder no fabrico de soluções de vidro plano para fachadas, janelas e design de interiores, participou no projeto de renovação do edifício de escritórios da Novartis em Barcelona com as suas soluções de vidro e procedeu à recuperação e reciclagem do vidro obsoleto que foi substituído neste processo de renovação.
A nova fachada dos escritórios da Novartis em Barcelona apresenta soluções Saint-Gobain Glass como o vidro duplo Climalit Plus® com folha exterior...
A nova fachada dos escritórios da Novartis em Barcelona apresenta soluções Saint-Gobain Glass como o vidro duplo Climalit Plus® com folha exterior laminada e termicamente temperada Parsol® bronze.
O paradigma da reabilitação mudou completamente, não só devemos ter em conta as novas soluções que vão ser utilizadas para tornar o edifício em questão mais eficiente, confortável e sustentável, mas também a necessidade de ter em conta as ações que vamos realizar com as soluções que descartamos nestas melhorias e reformas, e que se tornam resíduos com a possibilidade de ter uma segunda vida.

É por isso que Saint-Gobain Glass participou tanto fornecendo as suas soluções como recuperando o vidro obsoleto. Um processo que materializa o seu compromisso com a economia circular e a sustentabilidade, e que demonstra como é possível ter as melhores soluções na renovação e, além disso, recuperar as que já não são úteis.

Esta renovação do edifício de escritórios da Novartis, situado no coração de Barcelona (Gran Vía de les Corts Catalanes 764), contou com o atelier b720 Fermín Vázquez Arquitectos para o desenvolvimento de todo o projeto de reabilitação, e com o especialista em fachadas García Faura para conseguir um novo edifício com as melhores caraterísticas térmicas e de segurança, bem como estéticas e de controlo solar, graças aos vidros da Saint-Gobain Glass.

Devido aos requisitos e parâmetros estéticos exigidos pelo projeto, bem como à necessidade de dotar o edifício de um maior isolamento através da sua fachada, foi selecionado o vidro duplo Climalit Plus® com folha exterior laminada e termoendurecida Parsol® bronze, câmara de 16 mm com árgon, e folha interior com Planitherm® XN e Stadip® Protect, um vidro de baixa emissividade reforçado com um plus de segurança, que contribui para minimizar as perdas de calor dos compartimentos e proporciona um elevado nível de transparência, proporcionando assim uma maior eficiência, gerando uma poupança energética significativa e uma redução considerável das emissões de CO2.

Em combinação com o Parsol® bronze da folha exterior, um vidro colorido em massa que lhe confere, para além de uma estética particular, um certo controlo solar, conseguindo todas as necessidades de desempenho da fachada, mantendo a coerência e a continuidade com o seu design original.

A Saint-Gobain trabalha há muitos anos em sistemas que permitem implementar uma economia circular na cadeia de valor dos seus produtos e serviços. Por isso, a Saint-Gobain Glass está acreditada como gestora de resíduos não perigosos, retirando do local janelas e portas obsoletas para tratar os resíduos de vidro e recuperá-los, ou seja, dar-lhes uma nova vida incorporando-os como caco no processo de fabrico de vidro para a construção.

O projeto foi realizado em duas fases: na primeira, foram recuperadas 16 toneladas de vidro e na segunda, 11 toneladas adicionais, perfazendo um total de 27 toneladas que continuarão o seu processo de recuperação na sua fábrica de vidro float em Avilés. Posteriormente, serão reintroduzidas no processo de produção, dando uma segunda vida a este material para o fabrico de vidro novo para edifícios. Este processo reduzirá 8 toneladas de emissões de CO2. Para além disso, a Saint-Gobain oferece aos profissionais um Certificado de Rastreabilidade e Circularidade como parte do seu serviço de reciclagem.

Créditos

  • Arquitetos: b720 Fermín Vázquez Arquitectos.
  • Consultor: Sergio Grau.
  • Projetista de fachadas: García Faura.
  • Construtor: Elecnor.
  • Transformador: Cerviglas.
  • Proprietário: BCFR Icon, SLU (BC Partners + FREO).

Empresas ou entidades relacionadas

Saint-Gobain Portugal, S.A.

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial