Realidade Virtual: uma realidade tangível na arquitetura

14/02/2020
Conferência 'Realidade Virtual, uma realidade tangível na arquitetura' terá lugar no Roca Lisboa Gallery, em Lisboa, a 21 de fevereiro, às 18h00.
foto

A realidade virtual é uma aproximação tecnológica a algo intrínseco na humanidade que é a imaginação e o sonho. O ser humano vive simultaneamente em duas projeções de si próprio, uma física (corpo) e outra virtual (pensamento).

A realidade virtual designa uma representação de espaço/lugar não tangível fisicamente mas que virtualmente a podemos alcançar e interagir. Esta tecnologia imersiva e dinâmica permite-nos percorrer e atuar fisicamente com essas realidades. Tornando-se pertinente e atual no contexto arquitetónico em qualquer uma das suas quatro fases, conceção, projeto, comunicação e obra.

Apresentando alguns casos de estudo, iremos percecionar de que forma a realidade virtual tem vindo a evoluir, interagir e a complementar a forma como representamos as nossas ideias/projetos:

* De onde veio e para onde vai a realidade virtual;

* Quais as soluções de hardware e software no mercado atual;

* Atualidade e aplicabilidade da realidade virtual na arquitetura e construção.

Oradores:

  • Pedro Santiago, arquiteto e fundador do atelier PSPV Arquitectos, Lda, professor na Universidade Fernando Pessoa nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil e investigador nas tema´ticas do projeto e construc¸a~o sustenta´vel, desenho e projeto digital na metodologia BIM e processos parame´tricos e generativos;
  • Ivo Garcia, arquiteto e pós-graduado em arquitetura digital. Atualmente é mentor da Chaos Group para Vray e fundador da empresa 3DHR especializada em 3D e VR. Divide o seu tempo entre a investigação, desenvolvimento e docência.
Novoperfil FacebookNovoperfil Twiter20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação para o setor da envolvente do edifício

Estatuto Editorial