Janelas Eficientes CLASSE+

ADENE11/03/2020

Neste artigo aborda-se o CLASSE+, iniciativa promovida pela ADENE - Agência para a Energia.

foto

Como instituição de interface que ambiciona a promoção e evolução das melhores práticas de eficiência energética junto de consumidores e agentes de mercado, a ADENE tem vindo a desenvolver novos produtos/serviços de natureza voluntária.

Com este estes, pretende-se apoiar a criação de valor para os agentes de mercado e para os seus clientes/consumidores, de forma ambiental e economicamente sustentável, a custos baixos e controlados, e que contribuam para evitar a imposição de futuras obrigações, como o CLASSE+ (www.classemais.pt). Este materializa-se numa etiqueta energética que classifica produtos numa escala de “F” a “A+”, consoante o seu desempenho energético.

Atualmente, o CLASSE+ é aplicável às janelas, sendo que já é considerado como uma referência no mercado, com a adesão voluntária de mais de 140 empresas do setor. No total, estas empresas representam mais de 50% do volume de negócio da área de caixilharia em Portugal, que viram neste sistema de classificação um benefício para a sua atividade, reforçando a diferenciação e credibilização da oferta.

O objetivo da etiqueta energética CLASSE+, é permitir uma decisão mais informada pelos consumidores, que procuram cada vez mais soluções com elevados padrões de estética, aliados ao conforto térmico. Este cenário, tem vindo a contribuir para a forte aposta na inovação e qualidade por parte das empresas, que resulta no aparecimento de produtos cada vez mais eficientes.

foto

Já são vários os casos de obras onde foram aplicadas boas práticas por empresas aderentes ao CLASSE+ Janelas. Estes casos têm contribuído para edifícios mais sustentáveis e confortáveis, que vão ao encontro das expectativas dos cidadãos.

Casos de sucesso

Casa dos Ofícios Hotel

Empresa: Tagus PVC

Localização: Tomar

Caixilharia: PVC

foto
Situada no centro histórico de Tomar, trata-se de uma casa do século XVIII, sujeita a reabilitação em 2019. A unidade hoteleira solicitou a intervenção da Tagus PVC, que foi responsável por substituir as janelas existentes por janelas de PVC com abertura oscilo batente da série Basic 70 da Tagus PVC, caracterizadas por terem vidro duplo com controlo solar.

Classe Energética A+

Coef. de transmissão térmica do vidro (Ug=1,3 W/m2 K)

Coef. de transmissão térmica do perfil (Uf=1,3 W/m2 K)

Coef. de transmissão térmica da janela (Uw= 1,5 W/m2K)

Fator solar: 0,42

Transmissão luminosa: 65%

Índice atenuação acústica Rw (C;Ctr): 33 (-1;-4)

Classe de permeabilidade ao ar: 4

Refúgio de Artémis

Empresa: Deleme Janelas

Localização: Silves

Caixilharia: PVC

Infraestrutura recuperada com a perspetiva de alcançar padrões de sustentabilidade e de eficiência energética, sem perder os traços característicos da região algarvia. A empresa Deleme Janelas foi responsável pela intervenção na envolvente envidraçada do edifício, disponibilizando janelas em PVC branco em sistema batente, da série T70, com vidro duplo.
foto

Classe Energética A+

Coef. de transmissão térmica do vidro (Ug=1,40 W/m2 K)

Coef. de transmissão térmica do perfil (Uf=1,40 W/m2 K)

Coef. de transmissão térmica da janela (Uw= 1,57 W/m2 K)

Fator solar: 0,59

Transmissão luminosa: 80,5%

Índice atenuação acústica Rw (C;Ctr): 39(-1;-4)

Classe de permeabilidade ao ar: 4

Hotel Monumental Palace

Empresa: Carpilux

Localização: Porto

Caixilharia: Madeira

No projeto de reconstrução e reabilitação deste hotel de 5 estrelas, várias vezes distinguido em 2019, as janelas de madeira foram fornecidas pela Carpilux. Os vãos permaneceram em madeira, de forma a manter a características originais do edifício. As janelas da série CPX MM68 apresentam abertura normal e oscilo-batente de 1 folha e 2 folhas, com vidro duplo laminado.
foto

Classe Energética A+

Coef. de transmissão térmica do vidro Ug=1,3 W/m2 K

Coef. de transmissão térmica do perfil Uf= 1,2 W/m2 K)

Coef. de transmissão térmica do janela Uw= 1,2 W/m2 K)

Fator solar: 0,56

Transmissão luminosa: 78%

Índice atenuação acústica Rw (C;Ctr): 48 (-2;-6)

Classe de permeabilidade ao ar : 4

Moradia em Esposende

Empresa: Janela Exótica

Localização: Esposende

Caixilharia: Alumínio

O caso da moradia em Esposende reflete o empenho da empresa Janela Exótica, ao integrar janelas eficientes, com uma classe energética A+. Para atingir esta classe as janelas, com sistema de correr, são constituídas por vidros duplos e caixilhos em alumínio com corte térmico, das séries Vision e Vision Plus. Adicionalmente, a empresa efetua com rigor as ligações dos caixilhos com as envolventes, tais como soleiras e caixa de estores, reduzindo a entrada de ar e ruído.
foto

Características das janelas: Classe Energética A+

Coef. de transmissão térmica do caixilho Uf: 3.8 kWh/m2.K

Coef. de transmissão térmica do vidro Ug: 1 kWh/m2.K

Coef. de transmissão térmica do janela Uw= 1,42 kWh/m2.K

Fator solar: 0,28

Transmissão luminosa: 59%

Índice atenuação acústica Rw: 40 dB

Classe de permeabilidade ao ar: 4

Saiba mais sobre este sistema em www.classemais.pt.

Adene janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Novoperfil Twiter20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0Novoperfil FacebookNovoPerfil PtTektónica cambio de fechas 8 - 11 de octubre

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação para o setor da envolvente do edifício

Estatuto Editorial