O país integra agora o grupo dos mais inovadores na UE

Inovação: Portugal sobe no ranking europeu 2020

Redação Induglobal25/06/2020

Portugal registou dos maiores progressos em termos de inovação nos últimos anos, e passou a integrar o grupo de Estados-membros da União Europeia (UE) considerados “inovadores fortes”.

foto

Os dados constam do Painel Europeu de Inovação 2020, divulgados esta semana pela Comissão Europeia.

O relatório anual revela que, entre 2012 e 2019, Portugal foi um dos cinco países da UE que mais progrediu em matéria de inovação, destacando-se o ‘salto’ dado nos últimos dois anos, de 84 pontos para 105 pontos, o que coloca o país pela primeira vez no grupo de “inovadores fortes”, depois de ao longo dos últimos anos ter sido considerado um “inovador moderado”.

No novo ranking, o nosso país é líder numa das áreas contempladas - inovação nas pequenas e médias empresas -, e integra agora o grupo de sete países considerados “inovadores fortes”, o segundo mais elevado da hierarquia, depois da Suécia, Finlândia, Dinamarca, Holanda e Luxemburgo.

O relatório aponta que, em média, o desempenho em termos de inovação na UE aumentou 8,9% desde 2012 — tendo as maiores subidas sido protagonizadas por Lituânia, Malta, Letónia, Portugal e Grécia -, e, pelo segundo ano consecutivo, suplanta o dos Estados Unidos, permanecendo também à frente de potências como Rússia e China.

A Comissão Europeia, em análise a este relatório, refere que “a UE tem de fazer mais progressos para se aproximar dos líderes de inovação a nível global, designadamente Coreia do Sul, Austrália e Japão, grupo do qual tem vindo a distanciar-se, enquanto o fosso para os países que se encontram atrás de si tem vindo a ser encurtado.

No relatório há ainda um alerta para a Europa: o desempenho da inovação na China “cresceu mais de cinco vezes do que a União Europeia” desde 2012.

“A UE está a liderar a saída da crise da Covid-19, intensificando o seu apoio aos esforços de investigação e reunindo diversos agentes dos ecossistemas de inovação, tanto do setor público como do privado, que podem transformar novas ideias em realidade e melhorar a vida dos cidadãos. A UE pós-Covid será mais forte e mais unida do que nunca, tirando partido da sua criatividade e do seu desempenho em matéria de inovação, como o painel de avaliação deste ano salienta”, comentou a comissária Mariya Gabriel, que sucedeu a Carlos Moedas como responsável no executivo comunitário pela pasta da Inovação.

Aceda aqui aos dados de Portugal.

20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0Adene janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+NovoPerfil PtTektónica cambio de fechas 8 - 11 de octubreNovoperfil TwiterNovoperfil Facebook

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação para o setor da envolvente do edifício

Estatuto Editorial