IFEMA lança Guia de Participação Sustentável em Feiras assumindo o desafio de 2030

Redação Induglobal26/06/2020
É a primeira organização de feiras que aborda as diretrizes e recomendações de ação para expositores e operadores de feiras comerciais, visando uma gestão correta da participação e que pretende transformar as feiras em referências de atividade económica sustentável.
foto

O progresso da IFEMA - Feria de Madrid em matéria de sustentabilidade, juntamente com a mudança de paradigma que a situação atual provocou, levou-a a considerar o compromisso de desenvolver o primeiro Guia de Participação Sustentável em Feiras Comerciais publicado por uma organização de feiras comerciais, e de o partilhar publicamente a fim de contribuir para o posicionamento do setor das feiras face ao desafio da agenda para 2030.

Trata-se de um conjunto de protocolos e recomendações que ajudará as empresas e os operadores de feiras comerciais a transformar a sua participação em feiras comerciais num modelo de ação sustentável, com um impacto positivo no ambiente, bem como nas áreas económica e social.

A organização da feira recorda que a atividade da IFEMA gera um valor superior a 5.100 milhões de euros e 39 mil empregos e representa mais de uma centena de setores através das suas feiras e congressos, com inúmeras relações que, enquanto operador de feiras e gestor do recinto, estabelece com clientes, expositores e visitantes, empresas e profissionais, bem como com fornecedores e meios de comunicação social.

O Guia

O Guia de Participação Sustentável em Feiras analisa cada um dos aspetos que podem ser tratados como sustentáveis ao longo do percurso que uma empresa toma desde o momento em que decide participar numa feira até à sua conclusão.

É uma análise dos impactos que as empresas que decidem expor numa feira irão encontrar no ciclo de vida da mesma, e que podem transformar em oportunidades para colaborar no desenvolvimento de objetivos de desenvolvimento sustentável.

Com recomendações que vão desde a escolha de materiais adequados para a construção de stands, passando pelo tratamento de resíduos, embalagens, produtos químicos, até à segurança e entrada e saída de mercadorias, sem esquecer a gestão sustentável do transporte, entre muitos outros aspetos que têm impacto sobre o ambiente.

Neste sentido este Manual pretende partilhar com todos e cada setor uma análise mais profunda dos processos de participação de cada empresa, apelando à consciencialização para comportamentos e práticas mais sustentáveis.
foto
Novoperfil TwiterNovoPerfil PtNovoperfil FacebookAdene janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0Tektónica cambio de fechas 8 - 11 de octubre

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação para o setor da envolvente do edifício

Estatuto Editorial