“Queremos consolidar a Saint-Gobain como a referência do mercado da construção”
José Martos assumiu, este ano, a direção da Saint-Gobain Portugal, após a sinergia das marcas Weber, Placo e Isover. As várias empresas contam agora com uma estratégia integrada que tem como objetivo criar mais valor no mercado nacional, sempre centrado no cliente.
Na Saint-Gobain estamos num momento de transformação e crescimento através da criação de novas propostas de valor focadas no cliente e utilizando as sinergias que existem entre as diferentes empresas do grupo. A aceleração da nossa transformação digital e o foco na área da sustentabilidade são dois pilares fundamentais para consolidar a Saint-Gobain como a referência no mercado da construção.
A Saint-Gobain está presente em Portugal desde 1962, quando adquiriu parte das ações da Companhia Vidreira Nacional (Covina). Desde então, o grupo Saint-Gobain tem investido ativamente no mercado português, tanto em materiais de construção como no setor automóvel, chegando a 11 empresas distribuídas por todo o país e representadas por marcas líderes nos seus respetivos segmentos de mercado como a Glassdrive, Sekurit, Weber, Norton, Placo ou Isover.
Afortunadamente acho que o setor da construção foi um dos menos afetados pela pandemia. As nossas atividades continuaram e o volume de construção continua forte. O desafio pode estar mais à frente, dependendo do desempenho do investimento em novas obras
A Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e soluções que são ingredientes-chave para o bem-estar de cada um de nós e para o futuro de todos. Eles proporcionam conforto, desempenho, proteção e segurança, enquanto enfrentam os desafios da construção sustentável, eficiência de recursos e mudanças climáticas.
Vou explorar, com algum detalhe, a marca Weber, que é a referência nas argamassas industriais; a marca Placo, com produtos e soluções em gesso; e a marca Isover, com soluções para isolamento térmico e acústico.
A gama de produtos da Saint-Gobain Weber subdivide-se em 5 atividades principais:
A Saint-Gobain Placo é uma empresa líder em soluções à base de gesso, estando comprometida em desenvolver iniciativas e projetos focados em melhorar o conforto dos espaços que habitamos. Os produtos e soluções desta marca estão focados em melhorar aspetos do quotidiano: a melhoria da qualidade do ar interior; a otimização do conforto acústico, térmico e de segurança contra incêndio; entre outros. A gama está organizada por aplicações: divisórias e revestimentos, tetos, pavimentos, fachadas, proteção passiva e gesso e betumes. Cada produto e sistema Placo® é concebido para gerar um impacto ambiental mínimo, uma máxima eficiência energética e um risco mínimo para a saúde. Destacamos algumas soluções:
A Saint-Gobain Isover é uma referência no mercado de isolamento e climatização sustentável, oferecendo, em lã mineral, a mais completa gama de produtos e soluções de isolamento térmico e acústico, bem como de proteção contra incêndio. O foco e investigação nos processos de produção e o desenvolvimento de soluções construtivas é um fator essencial para a Isover, sendo que é a incorporação contínua de novos avanços tecnológicos que nos permite manter a liderança no fabrico de lãs minerais. Entre os principais benefícios dos nossos produtos e soluções, podemos destacar os seguintes:
Em termos de mercados, estão organizados da seguinte forma: Edificação, Edificação Industrial e Isolamento Técnico.
Por fim, mas não menos importante, importa referir a GLASSOLUTIONS – Covipor, que resultou da fusão no ano 2000 das empresas Vidronorte, Lda. e Vidros Segurança, Lda, tendo como objetivo a transformação e distribuição de vidro plano e montagem em obra destinados essencialmente ao mercado da construção civil e decoração. Temos soluções para as mais diversas aplicações de vidro, em interior e em exterior.
Na União Europeia os edifícios são responsáveis por 40% do consumo de energia, por 36% das emissões de CO2 e por 1/3 do consumo dos recursos naturais. Com um impacto ambiental a este nível, o setor da edificação tem que, de forma responsável e pró-ativa, implementar soluções que ajudem a preservar o nosso planeta e a melhorar a nossa forma de vida. Na Saint-Gobain definimos 3 pilares fundamentais para alcançar estes objetivos, que assumimos também como nossos:
• Eficiência energética dos edifícios tanto em obra nova, como em reabilitação, de forma a assegurarmos o objetivo de descarbonização em 2050. Para isto, a Saint-Gobain desenvolve e fornece soluções de isolamento térmico para edifícios, como por exemplo os sistemas ETICS/ITE da Weber ou o sistema de isolamento com lãs minerais da Isover para sistemas de condutas de ar condicionado.
• Economia circular utilizando materiais e soluções que possam ser recicladas e que ajudem a minimizar o impacto ambiental. Como exemplo, o mais recente produto que lançamos – o adesivo multiuso webercol flex lev, que utiliza mais de 30% de materiais reciclados na sua composição.
• Saúde e conforto nos edifícios. Na Saint-Gobain acreditamos que para nos sentirmos bem num edifício é necessário ter a quantidade perfeita de luz, o nível adequado de som e a temperatura ideal. Trata-se de design, estética e tecnologia, qualidade e segurança, eficiência e sustentabilidade – um lugar para se adapte a cada um de nós. Os edifícios têm o potencial não só de proteger as pessoas de todos os aspetos menos positivos do mundo exterior, como o ruído, o clima e a poluição, mas também de fazer com que cada um de nós se sinta mais feliz e nos permita viver, trabalhar e brincar em ambientes mais saudáveis.
O vidro tem sido um imenso contributo pela presença da Saint-Gobain em Portugal. Alem do negócio em si, há uma enorme visibilidade da marca Saint-Gobain com um forte reconhecimento da qualidade dos nossos produtos graças ao nosso negócio do vidro.
Depois de quase 60 anos no mercado português, a Saint-Gobain tem inúmeros projetos de referência em diferentes setores. Por nomear alguns dos mais representativos, a fachada de vidro do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o Douro Royal Valley Hotel & SPA 5*, o Hotel Alambique de Ouro Resort & SPA, o Centro Cultural de Viana do Castelo, o Centro Comercial Norteshopping e a Casa da Arquitetura, em Matosinhos.
Todas as crises oferecem oportunidades. Do meu ponto de vista, a pandemia vai acelerar tendências que já estavam em curso, o que vai atrair novas oportunidades de negócio
A primeira prioridade da Saint-Gobain durante a pandemia sempre foi a saúde dos nossos colaboradores. Toda a nossa equipa trabalhou imenso na implementação de medidas de segurança e gestão para ser capazes de gerir o nosso negócio, mantendo saudáveis todos os nossos colaboradores. Pessoalmente, acho que quando a empresa cuida dos seus colaboradores, eles respondem cuidando da empresa. O desempenho de toda a nossa equipa foi incrível, o que nos permitiu continuar a nossa atividade ao máximo nível. O meu mais sincero reconhecimento, respeito e agradecimento a toda nossa equipa.
Afortunadamente acho que o setor da construção foi um dos menos afetados pela pandemia. As nossas atividades continuaram e o volume de construção continua forte. O desafio pode estar mais à frente, dependendo do desempenho do investimento em novas obras.
Por outro lado, o Governo esta a tomar medidas próactivas para ativar a procura no mercado da reabilitação. O novo Fundo Ambiental de 4,5 milhões de euros para melhoria da eficiência energética dos edifícios vai ser um grande motor para o setor em 2021.
Sou uma pessoa otimista, por natureza, e apesar de estar consciente dos desafios que temos pela frente até superar esta pandemia, sou muito positivo para o futuro das empresas da Saint-Gobain, uma vez que estamos totalmente alinhados com os desafios da sustentabilidade do nosso planeta, da poupança de energia e do conforto dos edifícios que o mercado e as autoridades exigirão no futuro para o desenvolvimento da construção.
A Saint-Gobain Portugal tem apostado fortemente na inovação como pilar fundamental da sua liderança no mercado português. Como exemplo, o laboratório em Aveiro da Saint-Gobain Weber Portugal é o centro de competências global para argamassas industriais de colagem de cerâmica, o que faz com que sejam os nossos engenheiros portugueses a liderar os projetos mais avançados nesta área e que, consequentemente, nos permite ter e lançar sistematicamente produtos inovadores no mercado português.
Assim, em maio de 2020, lançámos o novo produto webercol flex lev – o primeiro adesivo com metade do peso para o mesmo rendimento. Cada saco pesa 12,5kg e equivale a um saco tradicional de 25kg. Numa atividade onde o transporte e manuseamento do produto tem forte impacto, o peso é um dos elementos com mais relevância. Componente essencial considerada foi a questão da sustentabilidade. Com a sistemática pesquisa de matérias-primas alternativas, foi possível encontrar uma combinação que incorpora mais de 30% de matérias-primas revalorizadas. O webercol flex lev diminui consideravelmente a pegada ecológica.
Gostaria de finalizar com uma mensagem positiva e otimista. Todas as crises oferecem oportunidades. Do meu ponto de vista, a pandemia vai acelerar tendências que já estavam em curso, o que vai atrair novas oportunidades de negócio. No setor da construção, reforço aquelas que acredito serem as mais importantes: a sustentabilidade, a produtividade e a digitalização. As empresas que forem capazes de liderar a sua transformação com base nestas tendências poderão assegurar uma posição de privilégio nos próximos anos.
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício