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“Queremos consolidar a Saint-Gobain como a referência do mercado da construção”

Entrevista a José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal

Entrevista: Ana Clara | Jornalista e Diretora28/09/2020

José Martos assumiu, este ano, a direção da Saint-Gobain Portugal, após a sinergia das marcas Weber, Placo e Isover. As várias empresas contam agora com uma estratégia integrada que tem como objetivo criar mais valor no mercado nacional, sempre centrado no cliente.

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Assumiu os destinos da Saint-Gobain Portugal em julho deste ano. Quais os desafios que impôs para a sua liderança, que objetivos estipulou e que marca pretende deixar?

Na Saint-Gobain estamos num momento de transformação e crescimento através da criação de novas propostas de valor focadas no cliente e utilizando as sinergias que existem entre as diferentes empresas do grupo. A aceleração da nossa transformação digital e o foco na área da sustentabilidade são dois pilares fundamentais para consolidar a Saint-Gobain como a referência no mercado da construção.

Onde se posiciona hoje a Saint-Gobain Portugal e que herança e marcas tem deixado no mercado empresarial português desde 1962, ano da sua criação no país?

A Saint-Gobain está presente em Portugal desde 1962, quando adquiriu parte das ações da Companhia Vidreira Nacional (Covina). Desde então, o grupo Saint-Gobain tem investido ativamente no mercado português, tanto em materiais de construção como no setor automóvel, chegando a 11 empresas distribuídas por todo o país e representadas por marcas líderes nos seus respetivos segmentos de mercado como a Glassdrive, Sekurit, Weber, Norton, Placo ou Isover.

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Afortunadamente acho que o setor da construção foi um dos menos afetados pela pandemia. As nossas atividades continuaram e o volume de construção continua forte. O desafio pode estar mais à frente, dependendo do desempenho do investimento em novas obras

Fale-me um pouco da atividade da Saint-Gobain, dos mercados onde atua e da importância dos produtos.

A Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e soluções que são ingredientes-chave para o bem-estar de cada um de nós e para o futuro de todos. Eles proporcionam conforto, desempenho, proteção e segurança, enquanto enfrentam os desafios da construção sustentável, eficiência de recursos e mudanças climáticas.

Vou explorar, com algum detalhe, a marca Weber, que é a referência nas argamassas industriais; a marca Placo, com produtos e soluções em gesso; e a marca Isover, com soluções para isolamento térmico e acústico.

A gama de produtos da Saint-Gobain Weber subdivide-se em 5 atividades principais:

  • Colagem e betumação de cerâmica: oferta de soluções para fixação de todo o tipo de peças cerâmicas e de pedra natural sobre qualquer suporte, incluindo a realização de juntas técnicas e decorativas e proteção do edifício contra a humidade e ruído, com o máximo conforto e segurança para o utilizador.
  • Revestimento e renovação de fachadas: soluções para revestir e renovar fachadas recentes e antigas. Estas soluções pretendem responder a um conjunto vasto de necessidades de proteção e impermeabilização, regularização, acabamento decorativo e desempenho térmico de paredes.
  • Impermeabilização e coberturas: esta gama de produtos foi concebida para situações específicas, revelando-se eficiente em qualquer situação de impermeabilização e tratamento de humidades.
  • Reparação e regularização de betão: concebida para situações específicas, esta gama revela-se eficiente em qualquer trabalho de montagem, fixação e reparação de betão.
  • Regularização e Nivelamento de Pavimentos: uma gama de soluções para regularizar e nivelar pavimentos que garantem estabilidade para qualquer solução posterior de acabamento, como cerâmica, linóleos, PVC e alcatifas.

A Saint-Gobain Placo é uma empresa líder em soluções à base de gesso, estando comprometida em desenvolver iniciativas e projetos focados em melhorar o conforto dos espaços que habitamos. Os produtos e soluções desta marca estão focados em melhorar aspetos do quotidiano: a melhoria da qualidade do ar interior; a otimização do conforto acústico, térmico e de segurança contra incêndio; entre outros. A gama está organizada por aplicações: divisórias e revestimentos, tetos, pavimentos, fachadas, proteção passiva e gesso e betumes. Cada produto e sistema Placo® é concebido para gerar um impacto ambiental mínimo, uma máxima eficiência energética e um risco mínimo para a saúde. Destacamos algumas soluções:

  • Soluções com sistemas de placas de gesso laminado: sistema de construção que fornece as soluções mais avançadas para construir divisórias, revestimentos, tetos e pavimentos.
  • Soluções em gesso: desde gessos tradicionais aos gessos modernos de projeção.
  • Soluções para tetos: grande variedade de tetos técnicos contínuos e registáveis em placa de gesso laminado e escaiola.
  • Soluções para fachadas PLACOTHERM: soluções de isolamento através do exterior, que contribuem para a reabilitação energética dos edifícios.

A Saint-Gobain Isover é uma referência no mercado de isolamento e climatização sustentável, oferecendo, em lã mineral, a mais completa gama de produtos e soluções de isolamento térmico e acústico, bem como de proteção contra incêndio. O foco e investigação nos processos de produção e o desenvolvimento de soluções construtivas é um fator essencial para a Isover, sendo que é a incorporação contínua de novos avanços tecnológicos que nos permite manter a liderança no fabrico de lãs minerais. Entre os principais benefícios dos nossos produtos e soluções, podemos destacar os seguintes:

  • Conforto em edifícios e recintos habitáveis, protegendo-os dos agentes exteriores formando uma barreira contra o frio, o calor e o ruído;
  • Economia de energia, evitando perdas de calor ou de frio das habitações, das habitações ou das instalações industriais;
  • Proteção passiva contra o fogo de edifícios e das suas instalações.

Em termos de mercados, estão organizados da seguinte forma: Edificação, Edificação Industrial e Isolamento Técnico.

Por fim, mas não menos importante, importa referir a GLASSOLUTIONS – Covipor, que resultou da fusão no ano 2000 das empresas Vidronorte, Lda. e Vidros Segurança, Lda, tendo como objetivo a transformação e distribuição de vidro plano e montagem em obra destinados essencialmente ao mercado da construção civil e decoração. Temos soluções para as mais diversas aplicações de vidro, em interior e em exterior.

Sendo que falamos de materiais presentes nas habitações, tem sido cada vez maior a importância da sustentabilidade no discurso da empresa. Que estratégia nesta matéria a empresa tem seguido?

Na União Europeia os edifícios são responsáveis por 40% do consumo de energia, por 36% das emissões de CO2 e por 1/3 do consumo dos recursos naturais. Com um impacto ambiental a este nível, o setor da edificação tem que, de forma responsável e pró-ativa, implementar soluções que ajudem a preservar o nosso planeta e a melhorar a nossa forma de vida. Na Saint-Gobain definimos 3 pilares fundamentais para alcançar estes objetivos, que assumimos também como nossos:

• Eficiência energética dos edifícios tanto em obra nova, como em reabilitação, de forma a assegurarmos o objetivo de descarbonização em 2050. Para isto, a Saint-Gobain desenvolve e fornece soluções de isolamento térmico para edifícios, como por exemplo os sistemas ETICS/ITE da Weber ou o sistema de isolamento com lãs minerais da Isover para sistemas de condutas de ar condicionado.

• Economia circular utilizando materiais e soluções que possam ser recicladas e que ajudem a minimizar o impacto ambiental. Como exemplo, o mais recente produto que lançamos – o adesivo multiuso webercol flex lev, que utiliza mais de 30% de materiais reciclados na sua composição.

• Saúde e conforto nos edifícios. Na Saint-Gobain acreditamos que para nos sentirmos bem num edifício é necessário ter a quantidade perfeita de luz, o nível adequado de som e a temperatura ideal. Trata-se de design, estética e tecnologia, qualidade e segurança, eficiência e sustentabilidade – um lugar para se adapte a cada um de nós. Os edifícios têm o potencial não só de proteger as pessoas de todos os aspetos menos positivos do mundo exterior, como o ruído, o clima e a poluição, mas também de fazer com que cada um de nós se sinta mais feliz e nos permita viver, trabalhar e brincar em ambientes mais saudáveis.

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Anunciou recentemente que a Saint-Gobain pretende alcançar zero emissões em 2050. Esta é uma dessas prioridades em matéria ambiental e de eficiência?

Em setembro de 2019, a Saint-Gobain anunciou o seu compromisso de alcançar zero emissões líquidas até 2050, um objetivo alinhado com a tarefa de limitar o aquecimento global a 1, 5.°C. Este compromisso requer um ambicioso plano de ação que influencie a forma como fazemos negócios, as matérias-primas que utilizamos, nos nossos processos produtivos, na forma como reutilizamos materiais para minimizar o desperdício. Ou seja, de uma forma geral, todas e cada uma das nossas ações visam contribuir positivamente para o futuro do nosso planeta.

Qual tem sido a importância do vidro no mercado nacional?

O vidro tem sido um imenso contributo pela presença da Saint-Gobain em Portugal. Alem do negócio em si, há uma enorme visibilidade da marca Saint-Gobain com um forte reconhecimento da qualidade dos nossos produtos graças ao nosso negócio do vidro.

Em termos de projetos, quais os mais emblemáticos em Portugal e quais destaca?

Depois de quase 60 anos no mercado português, a Saint-Gobain tem inúmeros projetos de referência em diferentes setores. Por nomear alguns dos mais representativos, a fachada de vidro do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o Douro Royal Valley Hotel & SPA 5*, o Hotel Alambique de Ouro Resort & SPA, o Centro Cultural de Viana do Castelo, o Centro Comercial Norteshopping e a Casa da Arquitetura, em Matosinhos.

Todas as crises oferecem oportunidades. Do meu ponto de vista, a pandemia vai acelerar tendências que já estavam em curso, o que vai atrair novas oportunidades de negócio

2020 está a ser um ano marcado pela pandemia de Covid-19. Como lidou a Saint-Gobain Portugal com esta situação e como encara o impacto que esta crise sanitária e económica está a ter no setor da Construção, onde a empresa atua?

A primeira prioridade da Saint-Gobain durante a pandemia sempre foi a saúde dos nossos colaboradores. Toda a nossa equipa trabalhou imenso na implementação de medidas de segurança e gestão para ser capazes de gerir o nosso negócio, mantendo saudáveis todos os nossos colaboradores. Pessoalmente, acho que quando a empresa cuida dos seus colaboradores, eles respondem cuidando da empresa. O desempenho de toda a nossa equipa foi incrível, o que nos permitiu continuar a nossa atividade ao máximo nível. O meu mais sincero reconhecimento, respeito e agradecimento a toda nossa equipa.

Afortunadamente acho que o setor da construção foi um dos menos afetados pela pandemia. As nossas atividades continuaram e o volume de construção continua forte. O desafio pode estar mais à frente, dependendo do desempenho do investimento em novas obras.

Por outro lado, o Governo esta a tomar medidas próactivas para ativar a procura no mercado da reabilitação. O novo Fundo Ambiental de 4,5 milhões de euros para melhoria da eficiência energética dos edifícios vai ser um grande motor para o setor em 2021.

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Como olha para o futuro das empresas, sendo que esta situação pandémica está ainda rodeada de muitas incertezas?

Sou uma pessoa otimista, por natureza, e apesar de estar consciente dos desafios que temos pela frente até superar esta pandemia, sou muito positivo para o futuro das empresas da Saint-Gobain, uma vez que estamos totalmente alinhados com os desafios da sustentabilidade do nosso planeta, da poupança de energia e do conforto dos edifícios que o mercado e as autoridades exigirão no futuro para o desenvolvimento da construção.

Em 2020, haverá novidades e novos produtos por parte da Saint-Gobain?

A Saint-Gobain Portugal tem apostado fortemente na inovação como pilar fundamental da sua liderança no mercado português. Como exemplo, o laboratório em Aveiro da Saint-Gobain Weber Portugal é o centro de competências global para argamassas industriais de colagem de cerâmica, o que faz com que sejam os nossos engenheiros portugueses a liderar os projetos mais avançados nesta área e que, consequentemente, nos permite ter e lançar sistematicamente produtos inovadores no mercado português.

Assim, em maio de 2020, lançámos o novo produto webercol flex lev – o primeiro adesivo com metade do peso para o mesmo rendimento. Cada saco pesa 12,5kg e equivale a um saco tradicional de 25kg. Numa atividade onde o transporte e manuseamento do produto tem forte impacto, o peso é um dos elementos com mais relevância. Componente essencial considerada foi a questão da sustentabilidade. Com a sistemática pesquisa de matérias-primas alternativas, foi possível encontrar uma combinação que incorpora mais de 30% de matérias-primas revalorizadas. O webercol flex lev diminui consideravelmente a pegada ecológica.

Por fim, que mensagem gostava de deixar ao setor, às empresas e também aos vossos clientes?

Gostaria de finalizar com uma mensagem positiva e otimista. Todas as crises oferecem oportunidades. Do meu ponto de vista, a pandemia vai acelerar tendências que já estavam em curso, o que vai atrair novas oportunidades de negócio. No setor da construção, reforço aquelas que acredito serem as mais importantes: a sustentabilidade, a produtividade e a digitalização. As empresas que forem capazes de liderar a sua transformação com base nestas tendências poderão assegurar uma posição de privilégio nos próximos anos.

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Saint-Gobain Glass Portugal, Vidro Plano, S.A.

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