AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

NICE Portugal: a solução certa para automatismos

Novoperfil25/09/2020

A NICE Portugal conta com inúmeras soluções na área dos Automatismos, sistemas que controlam desde portas, estores, portões e gerem a área da proteção solar. Ivo Santos, Diretor Técnico da empresa, explica, neste artigo como tudo funciona.

Imagen

Como é que a NICE define 'Automatismos'?

Automatismos são sistemas de comando e controle para estores, portas, portões, proteção solar, etc. são uma tecnologia em ascensão tendo vindo a evoluir muito rapidamente, integrando novas tecnologias no portfolio de produtos, tentando proporcionar uma maior facilidade, segurança e controlo sobre a automação, de maneira a preencher os requisitos do utilizador final tanto no conforto como na segurança.

Qual o critério mais importante na escolha do automatismo?

As automações permitem facilitar e auxiliar a movimentação de dispositivos móveis nomeadamente portas, portões, estores, controle de acesso, sendo a sua escolha adaptada a uma criteriosa análise dos diversos modelos disponíveis e, o mais importante, as suas características técnicas de modo a termos compatibilidade entre produto instalado e suas variáveis de utilização, nomeadamente peso, dimensões e tipo de utilização.

Quais os problemas mais comuns nas instalações?

Um dos principais problemas nas instalações está na escolha do tipo do automatismo.

Por vezes é o próprio instalador que por alguma lacuna “comercial” tem receio de apresentar um orçamento/proposta ao cliente do produto mais indicado, e por receio do preço a dar ser um pouco mais elevado que os seus concorrentes, subvaloriza a escolha do automatismo, inclusive opta pela não instalação de acessórios que para a NICE são imprescindíveis tanto para a segurança como para o bom funcionamento, nomeadamente fotocélulas de segurança, barras de anti esmagamento, sistemas de sinalização, etc.

Existe também muita falta de manutenção dos produtos instalados. Estamos a falar de máquinas que necessitam de revisões e manutenções periódicas, para que possam ter uma durabilidade e um perfeito funcionamento.

Qual o instalador que o consumidor final deve procurar para a instalação dos automatismos?

O consumidor final deve sempre escolher um instalador profissional e certificado do ramo dos automatismos, para ter um aconselhamento e instalação do produto de forma mais correta e segura. A instalação de automatismos requer conhecimentos tanto de mecânica como de eletricidade/eletrónica.

Atualmente, com as evoluções tecnológicas e o seu conhecimento é possível alcançar a simbiose entre o automatismo e a tecnologia para que funcione segundo os parâmetros requisitados pelo consumidor final.

Imagen

O que é uma instalação ideal?

Uma instalação ideal requer uma variedade de testes e medições para que o conjunto de automatismo e mecanismo de abertura funcionem nas perfeitas condições. O manuseamento manual do mecanismo de abertura tem de ser possível para todos os utilizadores finais. Caso exista uma falta de energia ou outro fator que impeça o automatismo de trabalhar automaticamente terá de ser possível fazê-lo manualmente.

Toda a parte elétrica tem de estar corretamente isolada de forma a proteger todos os componentes elétricos e eletrónicos contra as intempéries.

De uma forma geral, o instalador e o cliente final têm de trabalhar em conjunto de forma a alcançar uma instalação em perfeitas condições.

Como é que os automatismos ajudam na eficiência energética?

Os automatismos, nomeadamente motores de estores, blackout’s, toldos, brisas solares, etc… excluindo a parte do conforto e bem-estar, conseguem controlar de forma automática a temperatura e luminosidade no interior de uma habitação, com o apoio de sensores de luminosidade e temperatura exteriores e interiores de forma a economizar gastos desnecessários em energia elétrica.

Atualmente os automatismos já têm um consumo muito reduzido, recorrendo a funções de stand-by. A NICE dispõe de uma vasta gama de produtos que estão preparados para trabalhar utilizado somente a energia solar, sem necessitar de ligar à rede elétrica.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial