Concexec lidera projeto de economia circular para o setor da Construção Civil

Redação Induglobal22/10/2020
A Concexec, LNEC e Cluster Habitat, em parceria com o Laboratório Norueguês RISE, implementam projeto com o intuito de promover a Economia Circular no setor da construção através da redução dos materiais e da produção de resíduos.
foto
A Concexec - Arquitetura, Lda., PME nacional do setor da Arquitetura, lidera o consórcio do Projeto 'CircularBuild - Desenvolvimento e Validação do Conceito de Circularidade Aplicada à Construção Pré-Fabricada Modular', aprovado no âmbito do Aviso 2 - Projetos para a promoção da economia circular no setor da Construção, do programa 'Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono' do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants.
Os promotores nacionais, em conjunto com um parceiro norueguês, pretendem evoluir o conceito de construção modular pré-fabricada por via da investigação de materiais alternativos que permitam a construção de painéis ambientalmente mais sustentáveis e passiveis de ser separados no final do seu ciclo de vida, reaproveitados e, por conseguinte, reintroduzidos no ciclo produtivo, como matéria-prima para o fabrico de novos painéis.
A concretização do projeto passa pela investigação e validação – laboratorial (realização de testes e ensaios aos materiais e aos painéis) e industrial (processo produtivo) – de novos materiais, bem como pelo desenvolvimento e construção piloto, que permitirá monitorizar a eficiência energética do edifício no sentido de assegurar que os novos materiais não comprometem o desempenho energético do produto final.
Os EEA Grants - financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega - apoiará em 85% o total do orçamento do projeto CircularBuild. Este apoio tem como objetivo investir nos Estados- Membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, abrangendo Portugal.
O consórcio do projeto destaca-se pela multidisciplinaridade e complementaridade de competências, meios e recursos: CONCEXEC (líder do projeto e entidade à qual se deve toda a I&D que subjaz ao sistema CircularBuild), LNEC (ENESII que assegura o know-how e os meios físicos e técnicos para a validação funcional dos novos materiais), RISE (Laboratório Norueguês com competências e meios para a realização de ensaios específicos de resistência ao fogo) e Cluster Habitat (que assegurará uma plena transferência do know-how gerado para o setor e a abrangência nacional dos impactos gerados).
O CircularBuild vai desenvolver-se ao longo de dois anos – com arranque previsto para outubro - cujos resultados se prevêem de longa duração, ultrapassando largamente o tempo de vida útil do projeto.
Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Novoperfil FacebookAcademia AnfajeNovoperfil Twiter20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0NovoPerfil Pt

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação para o setor da envolvente do edifício

Estatuto Editorial