Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Mais conforto e segurança para o utilizador e maior eficiência energética dos edifícios

ECOSTEEL e CeNTI lançam janela inteligente controlada por gestos

Novoperfil18/12/2020
Produto inovador, que deverá chegar ao mercado no final de 2021, promete revolucionar os setores da construção e arquitetura.
Imagen

A janela pode ser controlada por gestos ou por uma aplicação móvel, inclui um sistema inteligente de renovação de ar o qual monitoriza a qualidade do ar interior e exterior e um sistema de aquecimento de perfis que se ativa automaticamente quando se registam temperaturas baixas no exterior.

Uma janela que se abre e fecha por gestos ou é controlada por uma aplicação móvel, com um sistema inteligente de renovação de ar que garante total conforto na habitação. É a mais recente inovação tecnológica da empresa portuguesa ECOSTEEL e do CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.

A solução inteligente, que deverá chegar ao mercado no final de 2021, inclui ainda um sistema autónomo de aquecimento de perfis, para evitar o congelamento de água nos canais de escoamento. Será ainda uma excelente ferramenta para promover a eficiência energética dos edifícios.
A janela inclui assim várias tecnologias inovadoras, assegurando, com isso, mais conforto e segurança para o utilizador e um melhor controlo de gastos energéticos, diminuindo o consumo energético.

Joana Fonseca, gestora do projeto por parte do CeNTI, destaca sobretudo o sistema inteligente de renovação do ar como sendo uma das principais características diferenciadoras da janela, com direto impacto no bem-estar e saúde dos utilizadores: “a qualidade do ar no interior dos edifícios é hoje uma das maiores preocupações na área da construção, dado o seu elevado impacto nas doenças pulmonares da população”.

Além desta funcionalidade, a investigadora sublinha também a importância do aquecimento automático de perfis. “Neste caso, não é suposto haver interação com o utilizador, o sistema ativa-se sozinho sempre que a temperatura desce abaixo de determinado valor”, refere. “A janela é interativa, podendo ser controlada por gestos ou através de uma aplicação móvel”, revela Joana Fonseca.
De acordo com a responsável, a janela inteligente deverá chegar ao mercado no final do próximo ano, mas a sua comercialização deverá ser, sobretudo, fragmentada: "acreditamos que, à partida, não será vendido o pack completo, mas apenas alguns módulos. Ou seja, poderão ser utilizados todos os sistemas que estamos a desenvolver ou apenas alguns deles. Tudo dependerá do tipo de edifício e de janela e até da própria localização geográfica”. E acrescenta: “É um trabalho que a ECOSTEEL fará, isto é, adaptar as suas janelas e características mediante o projeto que os clientes pretendem e o espaço envolvente”.
A janela inteligente, que integra vários sistemas autónomos, de interação e domótica, promete revolucionar os setores da construção e arquitetura, sendo a resposta aos atuais princípios da eficiência energética e sustentabilidade ambiental.
O projeto SMARTFRAME tem como promotor a ECOSTEEL e copromotor o CeNTI e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

REVISTAS

A-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Indalsu, S.L.Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial