AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Sistema ETICS: a solução de isolamento pelo exterior que promove a poupança energética

APFAC - Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e ETICS15/02/2021
Num tempo em que a poupança energética está na ordem do dia, tanto do ponto de vista legal, como comercial e até social, o Sistema ETICS, enquanto solução de isolamento, apresenta-se com inúmeras vantagens para a construção, para o cliente final e para o ambiente.
Imagen

Vivemos atualmente uma realidade em que passamos muito mais tempo em casa, fazendo com que o conforto térmico se tenha transformado numa necessidade mais valorizada, quer em termos de bem-estar, quer de saúde, particularmente no inverno.

Por outro lado, os novos requisitos legais relativos à eficiência energética dos edifícios estão a provocar grandes alterações no setor da construção.
Para responder às crescentes exigências de conforto higrotérmico, associadas às preocupações com o consumo de energia e com o meio ambiente, é recomendado isolar termicamente a envolvente dos edifícios, de modo a minimizar amplitudes e pontes térmicas com o exterior, com a consequente redução das necessidades de aquecimento/arrefecimento e a diminuição dos riscos de ocorrência de condensações. Neste contexto, o Sistema ETICS constitui uma das soluções mais eficientes para se obterem fachadas com elevado desempenho nos requisitos mencionados.

O sistema ETICS

O Sistema ETICS, do inglês External Thermal Insulation Composite System, é uma solução de isolamento térmico pelo exterior, que consiste num conjunto de componentes fabricados que se aplicam como um sistema único. Envolve argamassas para a colagem e para a regularização/reforço e um revestimento espesso colorido.

Desenvolveu-se no centro da Europa desde os anos 50 do século XX. A primeira utilização deste sistema em grande escala foi efetuada na Alemanha, nos finais da década de 1950, com o objetivo de impedir a aglomeração dos grãos de açúcar em silos sob a ação da condensação. As primeiras utilizações em edifícios de habitação também aconteceram no mesmo país. Em Portugal surge na década de 1980, embora o seu crescimento mais assinalável tenha acontecido durante os últimos 15 anos.

O sistema ETICS é uma solução de isolamento térmico pelo exterior, que consiste num conjunto de componentes fabricados que se aplicam como um sistema único

Imagen

A aplicação do sistema ETICS

O Sistema ETICS é normalmente constituído por argamassa de colagem, placa isolante, argamassa de regularização reforçada com rede e por um revestimento espesso colorido.

Para aplicar, as superfícies sujeitas à intervenção devem apresentar-se mecanicamente resistentes, isentas de zonas em fase de destacamento, perfeitamente limpas e livres de qualquer resíduo de pó, sujidade, gordura ou qualquer outra substância que possa comprometer a colagem das placas ao suporte.

Para que o resultado seja o desejado, durante a aplicação devem ter-se em atenção as condições climatéricas, o arranque do sistema, a colagem das placas, a aplicação da argamassa de regularização, a aplicação do revestimento final, entre outros aspetos técnicos, que podem condicionar o sucesso da solução aplicada. É de realçar também que o respeito pelo tempo adequado de secagem é fundamental para assegurar uma boa aplicação do sistema.

Imagen

A APFAC, como forma de contribuir para a qualidade na aplicação dos sistemas, disponibiliza vários materiais que podem ser descarregados em www.apfac.pt, entre os quais podemos encontrar um vídeo tutorial que descreve a aplicação do Sistema ETICS, assim como um Manual ETICS e desenhos técnicos dos pormenores construtivos.

Vantagens da utilização

O desempenho energético de um edifício com Sistema ETICS, além de ser vantajoso para o bem-estar dos utilizadores, tem consequências positivas na fatura energética e, consequentemente, no meio ambiente.

Os efeitos do elevado consumo de energia residencial é uma das principais razões para os altos níveis de consumo dos recursos naturais, utilizados nos sistemas de produção de energia elétrica, por exemplo.

Neste contexto de proteção e respeito pelo meio ambiente, o Sistema ETICS tem ainda a vantagem da redução das emissões de gases poluentes, contribuindo eficazmente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, nomeadamente o CO2. Mas esta solução reúne ainda mais vantagens:

  • Eliminação de pontes térmicas e redução do risco de condensações no interior: a constante condensação de vapor de água nas paredes frias, acentuando-se nas zonas de pontes térmicas, origina a formação de bolores, causa evidente de vários tipos de alergias do foro respiratório e contribui também para a deterioração dos revestimentos das paredes no interior. A aplicação do Sistema ETICS contribui de forma eficaz para a resolução deste problema.
  • Potenciar a utilização da inércia térmica dos edifícios: o Sistema ETICS potencia a utilização da inércia térmica das paredes, estabilizando a temperatura interior da casa e evitando as variações térmicas desconfortáveis. Da mesma forma, evita as oscilações térmicas no conjunto das paredes da envolvente e estrutura dos edifícios, o que ajuda a melhorar o seu comportamento, reduz as patologias relacionadas com as dilatações e contrações que ocorrem nestas estruturas e aumenta a durabilidade das estruturas.
  • Reabilitação sem desalojamento: a aplicação de um Sistema ETICS é também uma solução eficaz para a resolução de anomalias em rebocos ou revestimentos antigos como fissuras, manchas, irregularidades, entre outras. E, quando se trata de uma renovação, pode somar-se mais uma vantagem, pois o sistema é aplicado sem necessidade de intervenções no interior do edifício, o que permite a manutenção da atividade normal, sem relocalização dos utilizadores.
  • Paredes mais leves e aumento da área habitável: em construção nova, a conceção das paredes da envolvente considerando a utilização do Sistema ETICS, não requer a construção das conhecidas paredes duplas. As paredes podem ser concebidas por um único pano (por exemplo, em alvenaria) com a aplicação do sistema pelo lado exterior. Desta forma, uma menor espessura total das paredes da envolvente resulta num aumento da área habitável, bem como numa redução do peso próprio deste elemento construtivo.
  • Melhoria da impermeabilidade das paredes: a utilização do Sistema ETICS permite melhorar a impermeabilidade da parede, na medida em que apresenta uma baixa tendência à fissuração e os materiais que compõem as camadas exteriores do sistema têm propriedades que garantem a impermeabilidade à água da chuva.
  • Renovação estética: a nível estético, o Sistema ETICS proporciona a renovação das fachadas com vários tipos de acabamentos finais, permitindo alguma diversidade arquitetónica de fácil integração em diferentes ambientes urbanos ou rurais.
Imagen

Apoios à sustentabilidade e eficiência energética dos edifícios

Para os que estão a pensar em renovar a sua casa, tornando-a mais eficiente, por exemplo com a aplicação do Sistema ETICS, saibam que atualmente existem diversos programas de financiamento, dispostos a apoiar a sustentabilidade dos edifícios.

Especificamente, para edifícios de habitação, foi lançado, em setembro de 2020, o programa 'Casa Eficiente 2020', que visa conceder empréstimo em condições favoráveis a operações que promovam a melhoria do desempenho ambiental dos edifícios de habitação particular, com especial enfoque na eficiência energética e hídrica, bem como na gestão dos resíduos urbanos. As intervenções poderão incidir no envelope do edifício e nos seus sistemas.

Já o 'Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis' irá concretizar-se através de um incentivo operacionalizado pelo Fundo Ambiental, que se traduz no apoio a soluções para a reabilitação do edificado residencial, com o objetivo de melhorar o seu desempenho energético e hídrico, tornando os edifícios mais sustentáveis e gerando múltiplos benefícios para o cidadão.

Para mais informação sobre o Sistema ETICS consulte: www.apfac.pt

foto

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial