Robobeck confia projeto de design and build da sua nova unidade industrial à Garcia Garcia

Novoperfil05/01/2021

Aposta da empresa especializada em robots de remoção de alta velocidade e soluções de automatização para moldes por injeção potenciará 60 novos postos de trabalho.

foto
Localizado no Parque Industrial da Pousa, em Barcelos, obra visa potenciar o aumento da capacidade produtiva da empresa e impulsionar o seu acesso aos mercados da Europa e da América do Sul.
A construtora é responsável pelo processo integral da nova unidade, cujo investimento permitirá à Robobeck incrementar a capacidade produtiva e potenciar o acesso a novos mercados, com criação de 60 postos de trabalho.
A Robobeck tem como empresa-mãe a suiça Beck Automation AG, que instalou, em 2016, a sua primeira filial em Portugal, uma aposta que se revelou de sucesso para a especialista no setor automação de IML - Etiquetagem em Molde.

A empresa investe agora numa nova unidade, à qual se associa a Garcia Garcia, construtora que acumula uma vasta experiência no design and build deste género de edifícios.

Com conclusão prevista para este mês e após seis meses de trabalhos, a Robobeck aposta, assim, num novo edifício industrial, que irá facilitar o seu acesso aos mercados da Europa e América do Sul, abrindo portas aos mercados internacionais e potenciando a atração de novos clientes.

Funcionalidade e flexibilidade como vetores do projeto

A nova unidade industrial destaca-se pela sua modernidade estética e prima por traços simples e linhas claras.
O projeto previu uma formalização uniforme da volumetria do edifício, rasgada por apontamentos que remetem para o reflexo identitário da marca Beck Automation que, aquando da instalação da sua primeira filial em Portugal, adotou a designação de Robobeck Unipessoal, Lda.
Em termos funcionais, o edifício será constituído por um único bloco, dividido funcionalmente em duas áreas: produção e áreas administrativas/sociais.
Concebida integralmente sem obstáculos físicos, a área de produção permitirá à empresa uma maior flexibilidade e agilidade nos processos produtivos.
Este formato permite também uma maior versatilidade do espaço, facilitando a alteração da disposição de máquinas e postos de trabalho.
A nova unidade dispõe ainda de uma área social que se estende até ao exterior, que tem como fim a realização de eventos organizacionais.
Relativamente aos desafios inerentes à obra, o reduzido prazo de execução (seis meses) representou um dos principais desafios a atingir.
Para tal, foi necessário desenvolver um rigoroso processo de planeamento e de coordenação de atividades, assim como o recurso quase integral a soluções pré-fabricadas.

Outro aspeto muito relevante do projeto é o facto de o edifício estar equipado com um sistema de eficiência energética, através de produção de energia fotovoltaica, o que permite o aproveitamento da energia solar para reduzir o seu impacto ambiental e diminuir a fatura energética.

A Robobeck pertence à Beck Automation, que existe desde 1934, estando sediada na Suíça. Atua a nível global, sendo especialista em tecnologia de automação assume um papel pioneiro na robótica de alta tecnologia, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial de parceiros qualificados e tecnológicos para a indústria de plásticos. É detentora de uma rede de representantes em quase todos os continentes.

Ficha Técnica do Projeto

Projeto e construção: Garcia Garcia

Local: Pousa, Barcelos

Área de Construção: 1.700 m2

Prazo de Execução – 6 meses

Data de Conclusão – janeiro de 2021

Academia Anfaje: formaçao - workshops - seminários técnicosAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

novoperfil.pt

Novoperfil - Informação para o setor da envolvente do edifício

Estatuto Editorial