O profissional do setor das janelas tem um papel fundamental na seleção do vidro adequado para garantir a qualidade do fecho do vão.
Sabemos que existem cada vez mais preocupações relacionadas com o conforto e os benefícios que as janelas podem trazer. O consumidor procura, compara e prepara-se cada vez melhor antes de contactar um profissional. Neste sentido, o tipo de vidro é uma escolha importante que pode marcar a diferença e melhorar consideravelmente o conforto da casa.
Conhecedores desta situação, pretendemos com este artigo ajudar o profissional das janelas a clarificar e esclarecer algumas dúvidas e mitos falsos sobre o vidro.
Quando podemos recomendar a substituição de janelas numa casa? Qualquer uma destas causas tornam evidente que esse momento chegou:
Todavia, existe hoje um importante número de novas janelas instaladas que incorporam vidros com antigas tecnologias.
Isto redunda numa janela de baixa qualidade no que diz respeito a isolamento térmico, ou seja, com um valor U (coeficiente de transmitância térmica) elevado.
Como é possível ver neste gráfico, a incorporação na janela de vidro duplo em vez de um único vidro, como sucedia no final dos anos 80, pressupôs uma redução de até mais de 50% no valor U ou na melhoria do isolamento térmico.
Também é possível ver que, se se incorpora numa unidade de vidro duplo um vidro de revestido de alto desempenho, obtém-se uma redução adicional de até 50% do valor U, ou seja, melhora-se consideravelmente a capacidade isolante do conjunto.
É importante destacar que se pensa erradamente que, só com o incremento do número de vidros, passando de um duplo para um triplo, por exemplo, se obtém o melhor valor U. O certo é que esta inversão não resulta tão eficaz se não incorporar, pelo menos, um vidro revestido.
Seria preferível escolher um vidro duplo com vidro revestido do que um vidro triplo sem revestimento, referindo-nos ao valor U, tal como se explica no gráfico.
Espanha e Portugal estão entre os países europeus com o maior número de horas de sol por dia, o que também redunda num maior uso dos sistemas de ar condicionado, que se reflete nas faturas de eletricidade das casas.
Os vidros de última geração, como o Guardian Sun, também conhecido como “vidro inteligente”, ajuda-nos a conseguir no verão a entrada de uma grande quantidade de luz natural nos espaços interiores, mas reduzindo a entrada do calor do sol; sem esquecer os desempenhos de isolamento térmico também no inverno.
No gráfico seguinte apresentamos um resumo dos vidros revestidos Guardian Glass para o mercado residencial que contribuem para o conforto e poupança energética.
Os vidros Guardian Sun e Guardain SNX60 apresentam valores U muito baixos e deixam passar para o interior apenas uns 43% da energia do sol, no caso do Guardian Sun, e uns 29% no caso do Guardian SNX60. Tudo isto, sem renunciar à luz natural dentro de casa.
Vai-se determinar qual é o mais indicado dependendo da exposição solar, sendo o Guardian SNX60 a melhor opção para as janelas de maior superfície ou que recebem uma grande quantidade de sol direto.
Ainda assim vemos soluções a que chamamos 4/6/4 ou 4/10/4, ou seja, vidros isolantes com perfil separador de 6 mm e 10 mm. Esta é uma solução corrente não muito recomendada em termos de isolamento térmico, uma vez que a transmitância térmica (valor U) tem uma relação inversa com a espessura do perfil.
Regra geral, ao aumentarmos a espessura da câmara, a transmissão por condução é diminuída, assim o valor U reduz e, portanto, o isolamento térmico é melhorado. Isto é válido para uma espessura de câmara até 15-18 mm. A partir de 18mm há um aumento da convecção do ar dentro da câmara, aumentando a transmissão de energia e, consequentemente, aumentando o valor U. Por este motivo, a espessura recomendada para uma câmara de vidro duplo é de 16mm, em termos de capacidade de isolamento.
Fonte: Glass Analytics da Guardian Glass.
Se pretendemos aumentar o isolamento térmico da janela, o árgon é um bom elemento para o melhorar, desde que combinado com um dos vidros com camada de isolamento térmico, como os vidros Guardian Sun, Guardian ClimaGuard ou Guardian SNX60.
Cada um deles é recomendado para uma aplicação específica. Com todas estas soluções de vidro da Guardian Glass e com uma câmara de gás árgon a 90%, o valor U do vidro duplo pode ser reduzido em duas ou três décimas adicionais (de 1,3 W / m2K a 1,0 W / m2K no caso do Guardian SNX60 na configuração 4/16/4). Por outro lado, numa composição de vidros duplos com vidros standard (sem camada de isolamento térmico), conseguimos melhorar o valor U apenas numa décima (de 2,7 W / m2K para 2,6 W / m2K na configuração 4/16/4).
Em relação ao fator de isolamento acústico, não está provado (ao contrário do que se pensa) que o árgon utilizado atualmente seja uma barreira acústica. Algo que, por outro lado, está demonstrado com os vidros laminados Guardian LamiGlass Acoustic, criados para atingir este objetivo específico.
Resumindo, o gás árgon não é o elemento determinante quando se pretende obter o melhor desempenho do vidro isolante, mas devemos contemplá-lo concretamente como um reforço na obtenção de um melhor valor U.
A resposta é sim. Na tabela seguinte, vemos a posição dos vidros numa unidade de vidro duplo, de acordo com sua funcionalidade:
É importante, para garantir as propriedades de controlo solar, que o Guardian Sun e o Guardian SNX60 sejam colocados na face 2 (a face interior do vidro externo) do vidro isolante. Desta forma, consegue-se que funcione nas condições ideais.
No caso do ClimaGuard (baixa emissividade sem elementos de controlo solar) é comum utilizá-lo na face 3 da composição. O seu utilização na face 2 não reduz substancialmente o fator solar da composição, portanto, caso seja necessária proteção solar, recomenda-se o uso do revestimento de vidro adequado (Guardian Sun ou Guardian SNX60).
Melhorar a segurança de uma casa é possível com a instalação de vidro laminado (Guardian LamiGlass) num ou em ambos os vidros de uma composição de vidro duplo.
O vidro laminado oferece segurança contra impactos acidentais e é ainda capaz de aumentar a segurança contra furtos e tentativas de intrusão. Para isso, existem diferentes configurações de vidros que garantem os níveis de segurança necessários para cada caso.
Lembre-se que o vidro pode ser o grande aliado de uma janela eficiente, mas desde que se faça a escolha adequada. Com os vidros Guardian Sun e Guardian SNX60, pode dar resposta às exigências de conforto em sua casa, seja isolamento térmico, controlo solar, poupança energética, atenuação acústica e segurança.
A Guardian possui um programa específico para os técnicos de janelas que pretendam aumentar os seus conhecimentos e tornarem-se especialistas em vidro. Para conhecer as vantagens e os passos necessários para se inscrever, aceda ao site www.guardiansun.es
Guardian Select
Guardian Select ™ é a nova marca da empresa Guardian Glass® para as janelas de sua casa. A partir de 30 de abril de 2018, esta etiqueta substitui a nomenclatura Aislaglas, data a partir da qual os detentores de licença Guardian Glass de soluções de vidros duplos e triplos que satisfazem os requisitos de excelência relevantes, trabalham sob a nova denominação, tanto em Espanha como em Portugal.
O vidro duplo ou triplo GUARDIAN SELECT procura abranger sob a mesma chancela um seleto grupo de fabricantes. Profissionais qualificados e totalmente empenhados com a excelência no fabrico e fornecimento de unidades de vidro isolante de alto desempenho.
Visite www.guardianselect.pt
Guardian Glass
A Guardian Glass, uma das mais destacadas unidades de negócio da Guardian Industries, é das maiores fabricantes mundiais de produtos de vidro float (plano), revestido e transformado.
Nas 25 fábricas de vidro float que detém em todo o mundo, a Guardian Glass produz vidro de elevado desempenho para utilização em aplicações arquitetónicas exteriores (comerciais e residenciais) e interiores bem como na área dos transportes e em produtos técnicos.
O vidro da Guardian está presente em casas, escritórios, automóveis e em algumas das mais emblemáticas referências arquitetónicas mundiais.
O Guardian Glass Science & Technology Center trabalha continuamente com o objetivo de criar novos produtos e soluções de vidro com recurso às mais avançadas tecnologias, para ajudar os clientes a see what’s possible® (ver todas as possibilidades).
Para mais informação visite www.guardianglass.com
Guardian Industries
A Guardian Industries é uma empresa multinacional sediada em Auburn Hills, Michigan, com unidades de produção na América do Norte e do Sul, Europa, África, Médio Oriente e Ásia.
As empresas Guardian empregam cerca de 15.000 pessoas sendo responsáveis pela produção de vidro float de alto desempenho; vidro revestido e transformado para aplicações nas áreas da arquitetura, habitação, interiores, transportes e aplicações de vidro técnico; e componentes de plástico cromado e pintado de elevada qualidade para as indústrias automóvel e de transportes comerciais.
A Guardian tem por visão ser o parceiro de eleição para os seus clientes, fornecedores, empregados e comunidades com base na criação de benefícios mútuos.
O objetivo primordial tem por base a melhoria da vida das pessoas, fornecendo produtos e serviços que valorizem mais face às restantes alternativas, fazendo-o de forma responsável e com um consumo mínimo de recursos.
A Guardian é uma subsidiária inteiramente detida pela Koch Industries, Inc. Visite www.guardian.com
novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício