Janelas eficientes, sustentáveis e inteligentes
Nos anos mais recentes, tal como noutros sectores da área dos materiais de construção, o sector das janelas, portas e fachadas tem vindo a assistir ao permanente avanço tecnológico e inovação, quer nos produtos, quer nos serviços.
Centrando-nos nos avanços tecnológicos e inovação ao nível dos produtos, salienta-se o permanente desenvolvimento e lançamento no mercado de novos perfis das caixilharias (nos mais diversos materiais: aço, ferro, alumínio, madeira e PVC), novas soluções e características para os vidros, novos tipos e soluções de componentes de ferragem, de dispositivos de ventilação, de elementos de sombreamento exterior e interior, bem como as mais diversas soluções de domótica que podem ser conectadas com as janelas exteriores.
Produtos e soluções que têm de responder aos requisitos e exigências dos mais recentes regulamentos da construção, bem como a uma adaptação permanente às antigas e novas necessidades de consumidores cada vez mais bem informados sobre a forma como devem melhorar o conforto das suas casas (térmico, acústico e segurança anti-intrusão). Produtos que respondem cada vez mais e melhor a múltiplos requisitos técnico-funcionais, atestados em normas de produto (nacionais e europeias) mais exigentes e detalhadas, as quais permitem assegurar um maior rastreamento da Qualidade na produção, na instalação e no pós-venda.
Novos produtos que responderão às exigências relativas à eficiência energética e à sustentabilidade, incorporando novas soluções e tecnologias que permitirão que sejam cada vez mais janelas eficientes, sustentáveis e inteligentes.
Novos produtos que responderão às exigências relativas à eficiência energética e à sustentabilidade, incorporando novas soluções e tecnologias que permitirão que sejam cada vez mais janelas eficientes, sustentáveis e inteligentes
A acrescentar a todos estes avanços, as empresas do sector das janelas, portas e fachadas terão de incorporar cada vez mais produtos que atestem as respectivas Declarações Ambientais de Produto (DAP), que tenham em conta a Análise do Ciclo de Vida, bem como os próximos requisitos da Economia Circular, a qual vai muito mais além das questões hoje já presentes, relativas à sustentabilidade e reciclabilidade dos materiais de uma janela eficiente.
Um futuro que é marcado por tudo aquilo que as empresas são capazes de pensar e organizar hoje para concretizar amanhã. Um ciclo permanente de inovação e de criação de valor que é imprescindível para assegurar negócios cada vez mais rentáveis.
Neste quadro de constante inovação, as empresas do sector das janelas, portas e fachadas têm igualmente evoluído no lançamento de novos serviços que se adaptam crescentemente às tendências dos novos consumidores. A aposta na digitalização dos processos comerciais e de marketing, a crescente robotização dos meios de produção, serão duas das peças fundamentais para preparar o futuro próximo, através da introdução de novas ferramentas que utilizam a inteligência artificial. Digitalização, robotização e inteligência artificial são os três vectores de um triângulo de inovação permanente para o futuro mais próximo.
No entanto, é necessário sublinhar que para que tudo isto possa acontecer, as empresas têm de continuar a apostar na formação contínua dos seus colaboradores. A necessidade de ter colaboradores que tenham uma atitude de aprendizagem contínua, é a principal vantagem competitiva que as empresas podem ter, num mercado em constante mudança e num mundo onde a informação e o conhecimento são a pedra angular que permite construir o futuro de qualquer negócio.
Nota: a ANFAJE escreve segundo as regras do antigo Acordo Ortográfico.